Buscar

Escola inclusiva e a família (1)

Prévia do material em texto

Escola inclusiva e a família
Reunião com a família de aluna especial
Em pauta com a mãe Rafaela Vivian Martaus, referente a aluno Ana Clara Martaus, com síndrome de Down, cursando o 2° ano do ensino fundamental, em escola regular.
Foram levantadas algumas questões referentes a inclusão da aluna em escola regular e todo o processo de aprendizagem, ressaltando as dificuldades e conquistas. Destacamos a importância do contato permanente entre a escola e a família, para adquirir informações sobre a criança e poder trabalhar da melhor maneira no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Como foram os primeiros dias de aula da Ana Clara na escola regular?
Rafaela (Mae): Os primeiros dias foram difíceis, pois anteriormente ela estudava em escola particular com acompanhamento de professor de apoio, o qual era pago um valor superior para este acompanhamento. No ensino regular, até agora ela está sem este apoio particular, cabendo a professora da turma atende-la junto ao restante da turma.
Quais as dificuldades da inclusão da aluna na escola regular?
Rafaela (mãe): Com relação ao colégio particular já passei por situação a qual teria que pagar um valor superior por conta do professor de apoio, como mencionei anteriormente.
Já no colégio público sempre existe a falta de professor de apoio, por exemplo agora a Ana está sem a professora de apoio devido a mudança do colégio particular para o público.
Então resumindo os colégios ainda não estão preparados para atender os alunos com necessidades especiais devido a falta de profissionais preparados.
Como foi a aproximação da escola junto a Ana Clara e a família?
Rafaela (Mae): Os primeiros dias foram de muitas trocas de informações. Adaptação de materiais didáticos e inclusão da Ana junto a turma. Conforme foi me passado pela professora, a conscientização de todos sobre o respeito, acolhimento para que se iniciasse a inclusão. 
O trabalho didático feito na escola precisa ser reforçado em casa?
Rafaela (Mae): Com certeza, para que seja facilitado o trabalho da professora com a Ana, e para a melhor compreensão e aceitação da Ana com o material. Ela quase não precisa de muitos materiais adaptados, por ser muito esperta e inteligente faz quase tudo como os coleguinhas. Porem tem dificuldades com escrita e leitura. Neste ponto a professora utiliza matérias didáticos que reforçam a aprendizagem dela. Também tem dias que ela está mais teimosa e se nega a fazer as atividades, ai entra o esforço maior ainda da parte da professora.
5. Quais os benefícios da inclusão?
Rafaela (mãe): A princípio acho muito importante a socialização da Ana Clara, para poder se desenvolver com autonomia diante da sociedade. A troca diária de experiências e a convivência com a diversidade transmite inúmeras aprendizagens. A convivência no ensino regular nem sempre e fácil, muitas vezes dolorosa, pois existe o preconceito de pessoas que você menos espera, mas isso so nos fortalece. A Ana Clara aprende cada dia mais como se portar, adquiriu muitos conhecimentos assim como os outros alunos. Ela tem outros atendimentos durante a semana, fora da escola, que são feitos com psicólogos, médicos e fisioterapeutas. Tudo para a autonomia da Ana. Estes atendimentos são efetuados em horário oposto ao da escola, pelo período da manha.
 6. Quais as informações sobre o aluno são importantes passar para a escola?
Rafaela (Mae): Procuro sempre estar em contato com a escola, principalmente com a professora da Ana. Sempre informando os avanços que observo em casa e transmitindo a professora. As vezes em casa percebo que de algumas formas, fazendo o dever de casa, a Ana tem mais facilidade de certas formas, e procuro falar com a professora, para que ela tente em sala de aula também. Referente também a medicamentos que as vezes a Ana Calar precisa tomar em horário de aula, deixo enfatizado ao falar com a professora. Toda mudança boa ou ruim, temos que estar sempre em contato.
7. Quais os avanços da aluna na escola regular?
Rafaela (Mae): Eu percebo avanço em diferentes aspectos nela, aos poucos está aprendendo a ler e escrever melhor. Até mesmo no comportamento. Ana Clara não e uma criança calma, tem uma personalidade forte, impõe suas opiniões e muitas vezes e briguenta. Na escola ela está aprendendo a ponderar suas atitudes, controlar seus impulsos e conviver bem com os coleguinhas.
Curitiba 15/08/2018
Andressa Machado Dos Santos RU: 1293935
Vanessa Nayara de Paula de Souza RU: 1287787
Nilcéia Vieira Leal Barretiri RU: 1262232

Continue navegando