Buscar

educaçao nutricional (documentário)

Prévia do material em texto

Curso de nutrição 
Documentário 
FORTALEZA-CE
Documentário: ¨muito além do peso¨
O documentário é utilizado como um alerta ao alto consumo de açúcar, além dos hábitos alimentares menos saudáveis. A falta de informação dos pais, o malefício que as propagandas geram e a predisposição das novas gerações de serem ainda mais obesas são apontados como fatores prejudiciais à saúde dos pequenos.
 Estas novas gerações já nascem em uma realidade onde o ritmo de vida é acelerado e a preferência por uma alimentação mais rápida é maior, e isso acontece sem que sejam considerados os efeitos colaterais que tais hábitos podem gerar. Mas estes não são os únicos pontos que são explorados por Estela. Ela reúne uma série de entrevistas com médicos, especialistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, avaliando as consequências do sobrepeso infantil e quais são as origens sociais e econômicas deste fenômeno. No longa a diretora ainda compara o contexto brasileiro com o internacional, mostrando como a doença pode ganhar novos contornos em áreas diferentes.
Entretanto, o documentário mostra muitas formas de alerta, como também o excesso de gorduras e açúcar nos alimentos industrializados. Haja visto, que a culpa nem sempre são das crianças e sim dos pais, televisão e marketing. Portanto, o documentário poderia também, mostrar que é possível a criança deixar de consumir aos poucos esses alimentos industrializados, explicando e dando orientações aos pais, proporcionando uma educação nutricional, sendo assim que a mudança começasse pelo os pais, como por exemplo, Yan de apenas 4 anos, os pais queriam que o filho não comesse salgadinhos, mas eles estavam comendo bolo com refrigerante pensando que era o mais saudável. Além de mostrarem os hábitos ruins, da alerta os pais que aquele que é o mais prático estão prejudicando o risco para a família inteira. Abrir os olhos das escolas que devem proporcionar aulas práticas, pelo o aumento da obesidade infantil, e com esse alerta a escola possa mudar os hábitos e terem aulas com brincadeiras dinâmicas, que essa aula de atividade física possa movimenta-los. O controle emocional é um problema comum para os pequenos, acabam comento além da conta, os pais dedem sempre perceber o comportamento, que o “ gordinho” não quer dizer que ele está saudável, e sim doente, podem estar sofrendo com bullying, com esses acontecimentos acabando descontando na comida sempre querendo comer mais, alentar os pais que deve procurar uma ajuda nutricional e psicológica. Todos nós somos enganados pela a marketing, vemos pela televisão crianças, famosos e desenhos animados comendo um salgadinho como se fosse bom para saúde, portanto a falta de conhecimento da população em qualquer alimento, pela a falta de informações dos pais, acabam dando para os filhos sem saber o mal que pode dá, por isso, como por exemplo, a Coca-Cola so mostraram o excesso de açúcar, mostrar também todos os malefícios dos refrigerantes para que a população possa ficar ainda mais assustados, com esses susto a população deixasse de consumir refrigerantes, salgadinho, nescal, cereais e entre outros.
História das crianças 
Yan é um menino de 4 anos, que vive em Careiro do Várzea, Amazonas. Ele sofre de problemas no coração e no pulmão. O menino chora muito até conseguir o que quer. Ele gosta de comer batatas industrializadas e beber refrigerantes. Apesar da tentativa dos pais em controlar a alimentação do filho, eles não dão o exemplo de uma alimentação saudável.
Rebeca mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ela tem 11 anos, e apresenta diabetes tipo 2, causado pela obesidade. Ela conta no documentário a rotina de exames e injeções. Fazer teste sanguíneo para medir a concentração de açúcar, e, em seguida, aplicar insulina na região da barriga. Esse processo deve ser realizado três vezes ao dia, todos os dias.
Erick tem 4 anos, apresenta triglicérides aumentado. Victor tem 10 anos, apresenta colesterol alto. Os dois meninos são de Campo Maior, Piauí. Eles contam que, assim que abrem, comem um pacote de bolacha recheado inteiro.

Continue navegando