Buscar

SIMULADO PENAL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702010090)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marcos, após descobrir a identidade do estuprador de sua filha, vai ao seu encalço e diante de gracejos sobre como foi boa a transa, com o emprego de uma barra de ferro e mediante meios cruéis, o mata. Diante do caso concreto apresentado, é correto afirmar que a conduta de Marcos configura:
		
	
	homicídio simples
	
	homicídio privilegiado
	
	conduta atípica
	
	homicídio qualificado
	 
	homicídio qualificado- privilegiado
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702010050)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considerando a hipótese de um indivíduo ter sido denunciado e condenado pelo crime de homicídio, assinale a opção correta em relação às regras referentes à substituição da pena. (CESPE / TRE/GO Analista Judiciário / 2009. Modificada)
		
	
	Em hipótese alguma, se o réu for reincidente, será possível a substituição da pena privativa de liberdade pela pena restritiva de direitos.
	
	Se o crime for culposo, o réu terá direito à substituição da pena privativa de liberdade, ainda que o crime tenha sido cometido com violência à pessoa, desde que a pena não seja superior a quatro anos de reclusão.
	 
	Se o crime for culposo, o réu terá direito à substituição da pena privativa de liberdade, ainda que o crime tenha sido cometido com violência à pessoa.
	
	Se a pena não for superior a quatro anos de reclusão, o indivíduo terá direito à substituição da pena privativa de liberdade pela pena restritiva de direitos, ainda que o crime tenha sido doloso e cometido com violência ou grave ameaça à pessoa.
	
	O juiz, constatando a possibilidade de substituição da pena privativa de liberdade, poderá substituí-la por duas penas restritivas de direito, não podendo a execução ter duração inferior à pena privativa de liberdade substituída.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702096783)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Aquele que recebe dinheiro para praticar um homicídio:
		
	
	responderá por homicídio simples.
	 
	responderá por homicídio qualificado.
	
	responderá por homicídio privilegiado.
	
	não responderá por nenhum crime.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702010086)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Se junta médica, por erro no diagnóstico, concluir pela necessidade de aborto (art. 128, I, do Código Penal) que se revela ao final absolutamente desnecessário, estar-se-á diante de uma situação de: (OAB/RS. ABR.2006. Modificada).
		
	
	erro de proibição (art. 21, do Código Penal).
	
	erro de tipo (art. 20, do Código Penal).
	
	inexigibilidade de conduta diversa
	
	erro sobre a pessoa (art. 20, §3º, do Código Penal).
	 
	descriminante putativa (art. 20, §1º, do Código Penal).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702010063)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Júlio, após ter bebido algumas latas de cerveja durante o churrasco de final de ano da sua empresa, ao retornar à sua casa convence sua companheira de que encontra-se em condições de conduzir seu carro. Entretanto, após alguns minutos na condução do veículo automotor, em decorrência não só da bebida, mas, também, do excesso de velocidade, perde o controle do carro vindo a causar sua colisão com uma árvore. Do acidente, Júlio e seu filho Paulo, de dez anos que dormia no banco de trás do carro, saíram praticamente ilesos, enquanto, Bia morreu instantaneamente, haja vista o fato do seu lado do carro ter se chocado com a árvore. Diante dos fatos narrados, é correto afirmar que Júlio responderá por homicídio e lesões corporais culposas previstos:
		
	
	No Código de Trânsito Brasileiro (Lei n. 9.503/1997), em concurso formal de crimes.
	
	No Código Penal, em concurso material de crimes.
	
	No Código Penal, em concurso formal de crimes, sendo beneficiado pelo perdão judicial.
	 
	No Código de Trânsito Brasileiro (Lei n. 9.503/1997), em concurso formal de crimes, sendo beneficiado pelo perdão judicial.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702236601)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(2016. CESPE. TJ-AM. Juiz Substituto) Júlio foi denunciado em razão de haver disparado tiros de revólver, dentro da própria casa, contra Laura, sua companheira, porque ela escondera a arma, adquirida dois meses atrás. Ele não tinha licença expedida por autoridade competente para possuir tal arma, e a mulher tratou de escondê-la porque viu Júlio discutindo asperamente com um vizinho e temia que ele pudesse usá-la contra esse desafeto. Raivoso, Júlio adentrou a casa, procurou em vão o revólver e, não o achando, ameaçou Laura, constrangendo-a a devolver-lhe a arma. Uma vez na sua posse, ele disparou vários tiros contra Laura, ferindo-a gravemente e também atingindo o filho comum, com nove anos de idade, por erro de pontaria, matando-o instantaneamente. Laura só sobreviveu em razão de pronto e eficaz atendimento médico de urgência. Com referência à situação hipotética descrita no texto anterior, assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ.
		
	
	Houve, na situação considerada, homicídio privilegiado consumado, considerando que Júlio agiu impelido sob o domínio de violenta emoção depois de ter sido provocado por Laura.
	
	Júlio deverá responder por dois homicídios dolosos, sendo um consumado e o outro tentado, e as penas serão aplicadas cumulativamente, por concurso material de crimes, já que houve desígnios distintos nos dois resultados danosos.
	 
	A hipótese configura aberractio ictus, devendo Júlio responder por duplo homicídio doloso, um consumado e outro tentado, com as penas aplicadas em concurso formal de crimes, sem se levar em conta as condições pessoais da vítima atingida acidentalmente.
	
	O fato configura duplo homicídio doloso, consumado contra o filho, e tentado contra Laura, e, em razão de aquele ter menos de quatorze anos, a pena deverá ser aumentada em um terço.
	
	Júlio cometeu homicídio doloso contra Laura e culposo contra o filho, porque não teve intenção de matá-lo.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702050186)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marta, parteira do distante lugarejo denominado Xavantinho, para salvar a vida de gestante, realiza aborto sem o seu consentimento. Diante desta hipótese é CORRETO afirmar:
		
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude estrito cumprimento do dever legal.
	 
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude estado de necessidade.
	
	A parteira cometeu o crime previsto no art. 125 do Código Penal (provocar aborto sem o consentimento da gestante).
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude exercício regular do direito.
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude prevista no art. 128, inc. I, do Código Penal.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702010096)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Durante uma partida de futebol, que terminou num conflito entre jogadores, o torcedor Raimundo invade o campo e passa a distribuir socos e pontapés nos contendores, um dos quais vem a sofrer ferimentos graves, causados por outra pessoa envolvida no tumulto. A infração penal cometida por Raimundo caracteriza-se como: (Juiz de Direito/SP; 170° Concurso- 1ª Fase. Modificada)
		
	 
	participação em rixa qualificada;
	
	crime de lesão corporal grave;
	
	crime de lesão corporal leve;
	
	participação em rixa simples.
	
	contravenção de vias de fatos;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702010110)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	 Em uma festa na casa de Ana Cristina, Carlos Roberto, indivíduo violento, envolveu-se em uma discussão com Inácio, na sala de jantar, recinto repleto de móveis e objetos diversos. Acalorando-se a discussão, ambos se levantaram, já aos gritos, e subitamente Carlos, visando machucar e intimidar Inácio, deu-lhe um forte empurrão, em virtude do qual Inácio tropeçou e caiu, batendo com a cabeça na quina de uma mesa. Desmaiandoimediatamente após a queda e permanecendo inconsciente, Inácio foi levado às pressas para o hospital mais próximo, onde foi internado, constatando-se a existência de traumatismo craniano. Três dias depois ele faleceu, em virtude desse ferimento. Tendo em vista os fatos narrados, pode-se afirmar que Carlos Roberto deverá ser indiciado e processado criminalmente por:
		
	
	homicídio culposo;
	
	homicídio qualificado pela futilidade
	
	sua conduta é atípica, pois ocorreu uma fatalidade.
	
	homicídio simples
	 
	lesão corporal seguida de morte;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702106422)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	3. (VUNESP ¿ 2013 ¿ PC-SP ¿ Escrivão de Polícia) O crime de induzimento, investigação ou auxílio a suicídio.
		
	
	c) É punido com pena de detenção, apenas.
	
	d) Tem a pena aumentada de metade se a vítima é menor.
	 
	b) Só se caracteriza se o suicídio se consuma ou se a vítima sofre lesão corporal de natureza grave.
	
	a) É punido com pena de detenção e multa.
	
	e) Tem a pena aumentada de metade se o crime é praticado por motivo egoístico.

Outros materiais