Buscar

Questões - Estruturalismo e Crítica literária(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO: Daiane Lucila Stevanatto (diurno)
 Ivan Colonhesi
 Lúcia Freire
 Romário Souza
Questões – ESTRUTURALISMO E CRÍTICA LITERÁRIA
A partir do texto lido, apresente para a sala às seguintes questões
GRUPO 1 PÁGINAS 217 - 233
Fazer um resumo das páginas 217-218 explicando a ORIGEM do pensamento estruturalista. 
 Ferdinand de Saussure é visto como o iniciador do estruturalismo. 
O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística, com origem na fonologia, e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.
Sua origem trata do intuito que a fonologia presava de não considerar a lógica apenas um privilégio de uma sociedade ou cultura e que se propunha a abordar qualquer língua como um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos. Esse conjunto de relações forma a estrutura.
Explique a influência da fonologia no Estruturalismo.
A fonologia vem acrescentar ao estruturalismo, um novo ponto de vista, através de Levi Strauss vemos que ela mostra que “a lógica não é privilégio de uma sociedade ou cultura” portanto não poderá servir de linha de separação entre culturas mais, ou menos lógicas. Assim como toda língua e dialeto tem seu próprio sistema fonológico inequívoco, suas estruturas só se parecem arbitrárias por falantes de outros sistemas.
o texto ainda discute sobre a “imanência da relação” que seria a noção de que um fonema só é capaz de ser entendido se estiver junto com outro e possuir pelo menos um traço distintivo, a partir daí Strauss cria um novo termo, ao qual chama “princípio regulador” que nas palavras do autor seria: “Este princípio regulador pode possuir um valor racional, sem ser concebido racionalmente; pode exprimir-se em formas arbitrárias, sem que ele mesmo seja privado de argumentação.” 
Leia as páginas 224-225 e explique a visão que a esquerda e a direita têm do Estruturalismo
O estruturalismo não foi recebido de braços abertos nem pela esquerda e muito menos pela direita, esta corrente foi criticada por ambos, os primeiros a acusavam de deixar de lado o papel social. Enquanto os conservadores os acusavam de inibir o prazer da leitura, despersonificando as obras, tirando delas uma espiritualidade, através de demonstrações muito complicadas. Esta corrente propunha uma interpretação específica para o texto, defendendo que cada texto impõe um método próprio de abordagem, sendo o objeto ele mesmo determina como deve ser interpretado. 
Levante as críticas que Lévi-Strauss faz à História 
 Levi-Strauss ainda vai criticar a ciência da história, dizendo que esta passa por um historiador, um ser humano que tem suas crenças e suas verdades, e não esta for a de um meio social ou contexto, que o influencia a contar a história sob a perspectiva de um ponto de vista, ou seja, a história era considerada a ciência verdadeira pela qual se poderia vivenciar e entender nosso passado, na realidade, nada mais é do que uma visão limitada do que de fato aconteceu.

Outros materiais