Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1)Leia o seguinte trecho.
Conscientes de seus vínculos de classe, [os intelectuais orgânicos] manifestam sua atividade intelectual de diversas formas: no trabalho, como técnicos e especialistas dos conhecimentos mais avançados; no interior da sociedade civil, para construir o consenso em torno do projeto da classe que defendem; na sociedade política, para garantir as funções jurídico-administrativas e a manutenção do poder do seu grupo social. (SEMERARO, 2006).
De acordo com o texto e o conteúdo abordado, analise as afirmações que seguem.
I. A reflexão sobre as desigualdades sociais ocorrem tanto no ambiente de trabalho como no ambiente escolar.
II. Os trabalhadores devem se apropriar dos conhecimentos científicos e filosóficos para desenvolvimento de uma consciência crítica.
III. No combate ao sistema capitalista, cabe aos intelectuais utilizarem o conhecimento científico para a redução das desigualdades sociais, já aos trabalhadores cabe a realização de greves e protestos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alternativas:
a)Somente a afirmativa I é correta.
b)Somente a afirmativa II é correta.
c)As afirmativas I, II e III estão corretas.
d)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e)Somente as afirmativas I e III estão corretas.
2)Como poucos dentre seus contemporâneos, Foucault soube apropriar-se do projeto nietzscheano de destruição e transvaloração dos valores vigentes, ensinando-nos a desconfiar da herança metafísica incrustada em conceitos supra-históricos como o Homem, a verdade, a natureza, o poder, a razão, o sexo, o corpo, etc.
As marcas de sua genialidade intelectual já se anunciavam em sua primeira grande obra, A história da loucura na idade clássica, publicada em 1961. Abria-se ali o espaço de pesquisas que Foucault denominou como uma arqueologia das ciências humanas, e que culminaria em obras fundamentais como As palavras e as coisas, O nascimento da clínica e Arqueologia do saber.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Foi um intelectual que esteve presente em debates e ações de movimentos sociais, tais como a luta antimanicomial, o movimento gay, movimentos estudantis no mundo, os movimentos por maior transparência e humanização dos sistemas prisionais. De certa forma, pode-se perceber a profunda relação de suas obras com as lutas das quais ele participou.
PORQUE
II. Possivelmente a força em direção a algumas temáticas deve-se às experiências pessoais vivenciadas pelo próprio Foucault. Sua melancolia na juventude, talvez construída por uma incompreensão e vergonha da própria homossexualidade, o levou a duas tentativas de suicídio - motivo que determinou a internação do jovem pela família. 
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)Foucault foi um intelectual que esteve presente em debates e ações de movimentos sociais, tais como a luta antimanicomial, o movimento gay, movimentos estudantis no mundo, os movimentos por maior transparência e humanização dos sistemas prisionais. De certa forma, pode-se perceber a profunda relação de suas obras com as lutas das quais ele participou.
Sobre as obras de Foucault, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) É possível que as experiências de Foucault, tenham sido traduzidas em seus livros, como:   História da Loucura na idade clássica (1961), Vigiar e Punir (1975) e História da Sexualidade
(   ) Para além de uma lista bastante longa de obras, o pensamento de Foucault também foi captado nas inúmeras aulas, palestras, entrevistas, textos curtos e artigos que ele produziu ao longo de sua vida.
(   ) Muitas dessas palavras faladas foram transcritas e organizadas em livros, unidas a seus textos curtos, como é o caso de A microfísica do poder, livro organizado pelo filósofo e professor brasileiro Roberto Machado em 1979.
(   ) As obras de Foucault, apresentavam uma grande variação de temas. Mas o autor evitava escrever sobre as relações sociais de poder e conhecimento, tendo em vista o distanciamento com as questões políticas e também sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)V - V - V - F.
b)V - F - F - V.
c)V - V - F - V.
d)F - F - F - V.
e)F - V - V - F.
4)Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
O peso das origens do nascimento sobre as posições sociais que os indivíduos alcançam é muito forte. Isso é verdadeiro para todos os países ditos democráticos, e ainda mais determinante naqueles em que o Estado age pouco para coibir o acúmulo de privilégios. No Brasil, por exemplo, se você é de família rica terá mais chances de frequentar a educação infantil, tenderá a ser alfabetizado sem grandes dificuldades, será menos reprovado durante a educação básica, terá uma escola com aulas todos os dias e que acompanhe o ensino e a aprendizagem de cada estudante. Mas o mesmo não ocorre com aqueles alunos que estão em escolas de regiões periféricas. Sabe-se também que as redes de contatos, o conhecimento acumulado ao longo da vida e a capacidade de falar outras línguas são importantes para se galgar uma posição vantajosa na vida adulta. Mesmo que o filho de um industrial não tenha estudado tanto quanto o filho de uma faxineira, por exemplo, sem dúvida ele terá mais portas abertas para oportunidades interessantes. (Fonte: RIBEIRO, Vanda Mendes. Quando o discurso da meritocracia ignora a desigualdade. 14 abr. 2016. Disponível em: http://www.huffpostbrasil.com/cenpec/quando-o-discurso-da-meritocracia-ignora-a-desigualdade_a_21692189/. Acesso em: 13 fev. 2018).
TEXTO 2
Analisar a educação apenas pelo mérito é ver só um pequeno pedaço do problema. A maioria dos professores dá aula em condições difíceis, com alunos em situação de risco e sem materiais pedagógicos básicos para dar uma boa aula. Eu concordo que alguns professores estão realmente na profissão errada e fazem um trabalho ruim, o que ocorre em todas as profissões, mas generalizar como se todos os professores fossem profissionais de segunda categoria é injusto. Afirmar que a solução dos problemas da educação é a meritocracia é ignorar todas as questões estruturais que simplesmente são muito maiores que os professores. (Fonte: MAOSKI, Fabricio. Educação e Meritocracia. 14 set. 2016. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/educacao-e-meritocracia-5g18jmczs3t8nx75d202ityiu. Acesso em: 14 fev. 2018).
Considerando a teoria de Pierre Bourdieu, analise as afirmações que se seguem.
I. O texto 1 se opõe ao pensamento de Bourdieu ao destacar o peso que as origens do nascimento têm ao longo da vida dos indivíduos.
II. O texto 2 aponta como a lógica da meritocracia aplicada aos professores é injusta.
III. Os dois textos indicam a existência de desigualdades estruturais que afetam o processo educacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alternativas:
a)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c)Somente a afirmativa I está correta.
d)Somente a afirmativa II está correta.
e)As afirmativas I, II e III estão corretas.
5)De acordo com Bourdieu e Passeron (1975), o contexto familiar, o habitus primário dos indivíduos, reverberam em sua trajetória escolar. Nessa perspectiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na sociedade capitalista, membros de classes mais abastadas e com familiaridade com a cultura culta e letrada terão mais facilidades no curso de sua vida escolar.
PORQUE
II. Esses indivíduos já tiveram contato com esse conhecimentoanteriormente, uma vez que existe uma afinidade e correspondência entre a cultura escolar e a cultura dos grupos sociais dominantes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições falsas.
b)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Continue navegando