Buscar

Metodologia resumo 1 bim

Prévia do material em texto

Metodologia - 1º bimestre 
- O que é o processo de conhecimento? 
Trata-se de uma relação entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo este um procedimento em constante evolução que não deve ser limitado, procurando dar espaço à ciência para adquirir novas descobertas. 
- O que é a ciência? 
É um conjunto organizado de conhecimentos dos conhecimentos disponíveis pela humanidade, com a finalidade de aperfeiçoar os pensamentos ao longo do tempo. 
- Evolução do conhecimento: pelos povos antigos inicia-se pelas catalogações e evolui com os gregos para o conhecimento científico, gerando novas descobertas como eletricidade, telégrafo, telefone, tv, etc. 
- Tipos de conhecimento: 
	Senso Comum 
	Não há emprego de métodos, tornando-se um conhecimento irrefletido, pois não há uma organização prévia para se chegar á uma conclusão, portanto, é assistemático. 
	Cientifico
	É um conhecimento real que trabalha com ensaios e experiências, exato por ser provisoriamente aceito, porém é falível por estar em constante evolução. 
	Filosófico
	É baseado na construção de conceitos e ideias através de reflexões, dispensando a necessidade de comprovação científica, por isso é chamado também de especulativo, sendo as conclusões baseadas em hipóteses e possibilidades. 
	Religioso 
	São verdades adquiridas pelos homens através de uma revelação divina, sendo tais verdades inquestionáveis pois a fé baseada na Bíblia Sagrada é a única fonte de dados. 
- O que é o Espírito Científico? trata-se da atitude do pesquisador em buscar soluções para o problema que enfrenta. 
- Quais atitudes um pesquisador deve ter? O pesquisador deve ter uma consciência crítica sabendo distinguir aquilo que é essencial e importante para sua pesquisa, além de possuir uma consciência objetiva, não deixando que suas posições pessoais interfiram na solução do problema pois a pesquisa deve ter objetividade, ou seja, uma base científica e impessoal, além de ser realizada com racionalidade, deixando de fora as emoções. 
- O que é pesquisar? é um processo formal e sistemático do desenvolvimento do método científico, a qual o pesquisador busca soluções para suas inquietações ou problemas. 
- Quanto a natureza da pesquisa, como ela se classifica? a pesquisa se classifica em: 
a) Pesquisa básica: é aquela que envolve verdade e interesses universais afim de gerar novos e úteis conhecimentos para a humanidade. 
b) Pesquisa aplicada: é aquele que envolve verdades e interesses sociais, buscando conhecimento para solucionar problemas específicos. 
- Quais os procedimentos técnicos de cada pesquisa? 
	Bibliográfica
	Reflexão sobre materiais já publicados como livros e artigos.
	Documental
	Reflexão sobre materiais que ainda não foram analisados analiticamente. 
	Experimental
	Determina um objeto e seleciona suas variáveis, analisando os efeitos sobre esse determinado objeto. 
	Levantamento
	Realizada através de uma interrogação direta às pessoas, apresentando soluções através de dados estatísticos. 
	Estudo de Caso
	É um estudo aprofundando de um determinado ponto afim de obter maiores conhecimentos sobre este. 
	Expositi Facto 
	São experimentos realizados após os fatos. 
	Ação
	Tem base empírica e há uma relação entre a pesquisa e as pessoas envolvidas nesta ação. 
	
	
- Quais os propósitos da pesquisa? 
A pesquisa básica tem por propósito levar novos conhecimentos e descobertas para a humanidade. 
A pesquisa aplicada tem por propósito encontrar soluções específicas para problemas da humanidade. 
- Como é a pesquisa do ponto de vista de seus objetivos? 
A pesquisa pode ser exploratória, como no caso das pesquisas bibliográficas e dos estudos de caso; descritiva, como os questionários e coleta de dados; explicativa, determinando os "porquês" de estar ocorrendo tal fenômeno. 
- Quais as formas de abordagem de uma pesquisa? 
Podem ser: 
a) Quantitativas: as informações obtidas são traduzidas em números através de técnicas estatísticas para que possam ser analisadas. 
b) Qualitativas: aqui o pesquisador é o objeto chave da pesquisa e não necessita de dados estatísticos, sendo o ambiente natural a fonte direta para obter os dados necessários. 
- O que são métodos no ambiente de pesquisa? é um processo lógico, organizado e sistemático de pesquisa, instrução, investigação e apresentação, resumindo-se como decisões por qual maneira serão manipulados os enunciados científicos. 
- Como se classificam os métodos? 
	Dedutivo
	É aquele em que da verdade antecedente segue a verdade conseqüente, utilizando-se do silogismo e da dedução para obter uma conclusão. (premissa maior/menor). 
	Indutivo
	Aquele que parte do particular para o geral, generalizando a relação de causalidade da descoberta entre dois fatos. 
	Hipotético - dedutivo
	Visa construir ou testar uma possível solução para um problema identificando de que problema se trata, formulando as hipóteses, refutando-as, procurando evidências empíricas. 
	Positivista e Estruturalista
	Concentra-se no descobrir através da objetividade científica e neutralidade metodológica. 
	Dialético
	Busca a construção do conhecimento através de uma construção analítica da realidade, num processo histórico social, dinâmico e complexo. 
	
	
- Como deve ser a conduta na produção do conhecimento? 
O pesquisador deve: 
1) Orientar-se pelo espírito crítico: buscar através de um processo reflexivo a realidade, analisando- a da forma mais objetiva possível. 
2) Orientar-se pelo senso da realidade: consiste em aprender a realidade como de fato ela é, mesmo que não se apresente de forma conveniente, fazendo com que o pesquisador supere seus preconceitos e interesses, além de poder constatar se as suas verdades e certezas condizem com aquilo que de fato é real. 
3) Orientar-se pela humildade: deve reconhecer que a realidade é diferente daquilo que imaginava, inclusive que suas explicações hipotéticas no processo de pesquisa podem não ser suficientemente convincentes, devendo ser criativo e perseverante na busca de novas soluções. 
- Quais outros pontos são importantes para um pesquisador ? 
Agir de forma corajosa, colocando o conhecimento a serviço a liberdade e crescimento do homem, agir com espírito de comunhão unindo-se à outros afim de buscar novas verdades, visto que o conhecimento não age de forma isolada, agir de modo questionador pois o conhecimento não é definitivo, está sempre em evolução, agir com perseverança e tenacidade para alcançar o resultado final que tantas vezes torna-se desgastante, longo e cansativo.

Continue navegando