Buscar

Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INCLUSÃO ESCOLAR 
Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. E para isso busquei entender um pouco sobre a inclusão destas pessoas, a legislação que protege a inclusão do deficiente, que formação é necessária para o professor estar preparado para trabalhar com estes alunos. Pois é preciso incluir as pessoas com deficiência dando –lhes condições de aprendizagem e contribuir com seu desenvolvimentos e suas capacidades e para isso o professor e a sociedade precisam estar preparado. As mudanças são fundamentais para uma inclusão de qualidade, mas, exige esforço de todos, escola, família, e sociedade. Para isso é precisa que aconteça uma mudança de postura além de redefiniçao de papeis para favorecer o processo de inclusão sempre levando em conta as diferenças. 
Palavras-chave: Inclusão. Deficientes. Escola. 
 A inclusão é um assuntos muito falado nos últimos anos pois, para chegar ao termo inclusão se passou por vários processos.
Mas, mesmo hoje usando o processo de inclusão as escolas e a sociedade ainda passam por algumas dificuldades para incluir as pessoas com deficiência. Por mais que a constituição assegure que é um direito para todos são muitas as dificuldades encontradas para inclui-las.
Segundo Daniela Alonso 2013:
		A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. 
Toda a escola possibilita um ambiente de aprendizagem e ao ser inserido neste locar a pessoa e/ou aluno amplia suas experiências e sua visão de mundo passando a ter mais conhecimento para a sua existência. 
Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças (ALONSO, 2013). 
	
E para garantir que a criança seja incluída no processo de aprendizagem a escola pode fazer uso de recursos e apoios especializados garantindo assim a aprendizagem de todos independentes de suas diferenças.
 Segundo Art. 27. Da Lei Brasileira da Inclusão:
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistemas educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades fiscais, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. 
	
A constituição busca garantir que as pessoas com deficiência possam ser incluídas na escola e na sociedades, socializando –se e desenvolvendo suas capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional. 
Mas por mais que a Lei constitua o direito da pessoa com deficiência de ser incluído no sistema de educação em todos os níveis de aprendizado ainda a muita dificuldade para que isso aconteça, muitas vezes por falta de conhecimentos e aperfeiçoamento por parte dos profissionais de como trabalhar com estas pessoas.
Ter acesso a escola, não só promove desenvolvimento pessoal, mas, é também na escola que podemos desenvolver um relacionamento interpessoal importante para a vida das pessoas independentes de ser deficiente ou não.
A escola está ai para promover a aprendizagem de todos de maneira afetiva auxiliando que todos somos capazes de aprendermos e sermos autônomos, melhorando a autoestima e buscando um futuro melhor para si. 
Para que haja uma inclusão de verdade e sem preconceitos é importante que todo o profissional busque sempre um conhecimento sobre a inclusão das pessoas com deficiência na escola regular e na sociedade sem preconceitos. 
 
A formação continuada do professor deve ser um compromisso dos sistemas de ensino comprometidos com a qualidade do ensino que, nessa perspectiva, deve assegurar que seja aptos a elaborar e a implantar novas propostas e práticas de ensino para responder às características de seus alunos, incluindo aquelas evidenciadas pelos alunos com necessidades educacionais especiais (PRIETO, 2005).
 
O professor deve também estar sempre em busca de novos conhecimentos sobre a área, sendo que, ele tendo conhecimento poderá trabalhar com o aluno com mais segurança para passar a ele conhecimentos que possam fazer com que ele progrida na sua vida pessoal e social.
A formação continuada possibilita ao professor a atualização de sua prática profissional. O acesso ao conhecimento e o exercício da reflexão permitem a ressignificação dos princípios e a possibilidade de mudar os paradigmas já construídos. Quando as escola disponibilizam espaços de integração dos professores –para que possam manifestar suas necessidades –elas cumprem sua função na Educação inclusiva. A equipe gestora, que respeita as necessidades dos docentes, poderá organizar reuniões com temas para estudo e pesquisa para a formação continuada dos educadores. A equipe estará disposta a compartilhar questões trazidas pelos professores, como relatos das condições de aprendizagem dos alunos, situações da sala de aula e discussão de estratégias para enfrentar o desafio (ALONSO,2013).
 
O professor sozinho não pode se prepara para uma inclusão de qualidade ele precisa sim junto com a equipe pedagógica e a gestão escolar buscar recursos para que a inclusão seja realmente de qualidade. Juntos estando dispostos a compartilhar relatos de aprendizagem, situações vividas nas salas de aula, e discutir estratégias para enfrentar o desafio da inclusão. 
A inclusão ainda é um grande desafio para os professores, gestores em fim, toda a equipe pedagógica das escolas e também para a sociedades. Mas, devemos levar em conta é que toda a equipe deve estar disposta a participar de cursos de capacitação e repensar a sua prática pedagógica. 
É necessário que a escola junto com os profissionais, familiares e sociedade possam pensar no que fazer para construir uma sociedade inclusiva.
Espera-se que a inclusão da criança com deficiência que já é um direito garantido por lei saia dos papeis e passe a se tornar realidade podendo assim todos vivermos em uma sociedade justa igualitária e sem preconceitos para todos. 
 
Referências
ALONSO, Daniela. Os desafios da educação inclusiva: foco nas redes de apoio 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio. Acesso em: 01 de jun de 2018.
GABRIELLI, Mara. Lei Brasileira da Inclusão. SD. Disponível em: http://maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Guia-sobre-a-LBI-digital.pdf. Acesso em:28 de mai de 2018. 
PRIETO, Rosângela Gavioli. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: Um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil - FEUSP/EDA - 2005.Disponível em: http://cappf.org.br/tiki-download_wiki_attachment.php?attId=396. Acesso em:25 mai 2018.

Continue navegando