Buscar

caso clinico de intoxicacao por cianeto

Prévia do material em texto

Caso clinico
SSS, 22 anos, sexo feminino, 25 anos de idade, cor branca, ensino superior incompleto. Sem comorbidades prévia.
 O acompanhante refere que a paciente estava na porta de uma boate onde estava ocorrendo um incêndio que deu inicio as 02:30 horas e devido a fumaça a paciente teve dificuldades pra sair do local ,porém a saída de emergência não existia no local que a mesma havia ingerido bebida alcoólica durante festas, mas nega consumo de drogas ilícitas.
Naquele momento do atendimento, a paciente encontrava-se bastante desorientada, cefaleia, náuseas, vertigem, estado mental alterado, taquipnéia e hipertensão. dispneica, tontura e tosse. No trajeto até o Pronto atendimento, teve 01 episódio de emesê.
Condutas:
Foi realizado o atendimento de primeiros socorros no local.
 Retirada toda a roupa do paciente, Monitorizar: PA: 165/110 mmHg; FC: 115 BPM; FR: 32 IPM; SpO2: 85%; Temp: 35,9ºC; Glicemia capilar: 92 mg/dL;
Foi administrado alto fluxo de Oxigênio com Máscara, 
Sinais de Choque: pele levemente fria; pulso rápido e simétrico, Pele toda avermelhada, com eritemas, sem sinais de queimadura. Olho bastante avermelhado.
02 acesso venoso calibroso,; abdome indolor a palpação; pelve estável ; ossos longos sem sinais de edema, reposição volêmica com Ringer Lactato
Exame laboratoriais
Exames complementares: solicitar Hemograma, Gasometria Arterial, Uréia e Creatinina, TGO/TGP, ECG e Marcadores de Necrose Miocárdica;
Encaminhar o paciente para UTI.
DIAGNOSTICO
Intoxicação aguda por gases tóxicos: Cianeto e Monóxido de Carbono
PORTARIA Nº 9, DE 28 DE JANEIRO DE 2016 
	Torna pública a decisão de incorporar o cloridrato de hidroxocobalamina na concentração de 5g injetável no tratamento de intoxicações por cianeto no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. 
	O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições legais e com base nos termos dos art. 20 e art. 23 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2011, resolve:
	Art. 1º Fica incorporado o cloridrato de hidroxocobalamina na concentração de 5g injetável no tratamento de intoxicações por cianeto no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. 
	Art. 2º O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia estará disponível no endereço eletrônico: http://conitec.gov. br/. 
	Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 
EDUARDO DE AZEREDO COSTA 
Publicado no DOU nº 20 de 29 de janeiro de 2016, pág 119
TRATAMENTO
Seu tratamento é orientado por meio de contato com os Centros de Informação e Assistência Toxicológica –CIATox
Dose inicial de 5g de hidroxocobalamina em infusão de 15-30 min, a qual foi administrada em proximadamente 20 min após o contato com o serviço de emergência
Tratamento específico de Monóxido de Carbono: Alto fluxo de Oxigênio 100% 
Tratamento específico do Cianeto: Cianokit (Hidroxocabalamina) + Tiossulfeto de Sódio (50ml de solução a 25% IV)
Encaminhar o paciente para UTI com Intubação Orotraqueal.

Continue navegando

Outros materiais