Buscar

Relatório Art Decô

Prévia do material em texto

Unidade: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN 
Curso: Arquitetura e Urbanismo 
Disciplina: ARQUITETURA BRASILEIRA – 3 semestre / Turma A 
Professora: Nicolle Priscilla Lopes Suda 
 
FICHA AVALIATIVA INDIVIDUAL – Apresentação dos Seminários Dirigidos 2016 
 
Acadêmico: Larissa T. Lorensini 	 					RGM: 081.1922 
 
Tema analisado: Art decô: Mundo x Brasil
 
	a) Contextualização geral (aspectos históricos, socioeconômicos e culturais) em nível de mundo: 
 A popularidade deste estilo na Europa foi durante os picos dos anos 1920 e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 1930. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, o Art Decô foi meramente decorativo. Na época, ele foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno.
	b) Contextualização geral (aspectos históricos, socioeconômicos e culturais) em nível de Brasil: 
 No Brasil, a Art Decô chegou no final da década de 1920 e ganhou força sobretudo na arquitetura. Um dos principais nomes do Modernismo no Brasil, o escultor Victor Brecheret, foi o artista que mais recebeu influência. Foi o Art Decô que inspirou os primeiros prédios de Goiânia e está espalhada por todo o país, mas os principais acervos brasileiros concentram-se em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia
	c) Especificidades Projetuais e Estéticas (razão compositiva tanto em planta como em volumetria); Especificidades de tecnologia de materiais e/ou sistema construtivo. 
 - La Samaritaine: localizada em Paris, possui teto de vidro como cobertura, linhas arredondadas em sua fachada, bases em formas quadradas e detalhes em cor de ouro, simbolizando a riqueza.
 - Edifício Chrysler: localizado em Nova Iorque, possui estrutura em aço, sistema escalonado em seu ápice, triângulos dispostos em semicírculos, marando a presença de linhas curvas.
 - Epire State Building: do arquiteto Wiliian F. Lamb, também possui um sistema de escalonamento em sua fachada, é revestido em indiana, calcária e granito, estrutura de aço com sobreposição de volumes.
 - Teatro Carlos Gomes: por todo o edifício são vistos detalhes da época como luminárias, vidraças, letreiros, pisos, detalhes em mármore e painéis.
 - Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus: sistema escalonado e sobreposição de volumes
 - Biblioteca Mário de Andrade: Cobertura de vidro e estrutura em concreto armado.
 - Cine Brasil: localizado em Belo Horizonte, apresentra vitrais com formas geométricas e seu revestimento foi trabalhado em pó de pedra.
	d) Principais expoentes do estilo arquitetônico 
 - Paul Poiret (estilista e decorador francês)
 - René Lalique (escultor francês)
 - William Van Alen (arquiteto norte-americano)
 - Erich Heckel (pintor e ilustrador alemão)
 - Walter Gropius (arquiteto alemão)

Continue navegando