Buscar

simulado atenção farmacêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - A dispensação de medicamentos, isentos ou não de prescrição, deve ser entendida como um processo de atenção à saúde. Quando a dispensação é acompanhada de orientação adequada, os riscos relativos a medicamentos diminuem, contribuindo para que os estabelecimentos farmacêuticos sejam, efetivamente, estabelecimentos de saúde. Os MIPs compõem uma categoria de medicamentos na qual a intervenção Farmacêutica é o principal fator para o sucesso e a segurança da terapia. Acabar com a automedicação é impossível, mas é possível minimizá-la, cabendo haver uma estreita relação entre farmacêutico e paciente, de modo a proporcionar o bem-estar da população. II ¿ Os Ensaios clínicos são parâmetros experimentais para verificar a eficácia e segurança dos medicamentos durante a pré -comercialização. Estes ensaios apresentam limitações para os estudos pós-comercialização, tais como: número de pacientes e tempo de duração do tratamento reduzido; exclusão de pacientes de risco: idosos, grávidas, crianças, hepatopatas, nefropatas e pacientes polimedicados; reações adversas de baixa freqüência podem não ser detectadas; dentre outros. III ¿ Para que haja uso racional de medicamentos, uma série de eventos bem-sucedidos deve ocorrer. Em primeiro lugar, é preciso definir claramente o objetivo terapêutico do uso do medicamento; a seguir, que se prescreva o medicamento apropriado, de acordo com dados de eficácia, de segurança e de adequação ao indivíduo. É necessário, ainda, que a prescrição seja adequada quanto à forma farmacêutica e ao regime terapêutico; que o medicamento esteja disponível de modo oportuno e acessível, e que responda a critérios de qualidade exigidos. Além disso, deve haver dispensação em condições adequadas, com orientação ao usuário, e este deve cumprir o regime terapêutico da melhor maneira possível, a fim de que surjam resultados terapêuticos desejados. IV - No momento em que o paciente adquire os MIP, o farmacêutico deve realizar entrevista e verificar, entre outras coisas: quais medicamentos estão sendo solicitados; razão pela qual os medicamentos estão sendo solicitados; idade do paciente; duração dos sintomas; situações que poderiam contraindicar determinados MIP; uso concomitante de outros medicamentos; uso prévio de outros medicamentos para o mesmo sintoma apresentado; histórico de uso de álcool, além do histórico médico.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II
	
	
	Estão corretas as afirmativas II, III
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, IV
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, III
	
	
		2.
		Marque a alternativa correta.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Aerofagia são ruídos produzidos pelo aumento do peristaltismo intestinal e pelo acúmulo de líquidos, gases, diminuição de enzimas digestivas.
	
	
	Meteorismo é a liberação pela boca do ar deglutido.
	
	
	Soluço é manifestação reflexa decorrente de uma contração rápida e involuntária do diafragma, respiração interrompida pelo fechamento da glote com emissão de som agudo.
	
	
	Flatulência é qualquer forma de desconforto abdominal relacionada ao trato digestivo superior.
	
	
	Eructação é liberação voluntaria ou não, de ar contido na porção final do intestino.
	
	
		3.
		Muitas vezes o paciente, não bem orientado, deixa de comunicar ao prescritor ou ao farmacêutico de que faz uso de outro medicamento, ou tem hábitos prejudiciais à saúde, como consequência permitindo aparecimento de efeitos indesejados como também, tornando o tratamento ineficaz. Qual a alternativa que melhor define o que é interação medicamentosa?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Uma resposta ao uso inadvertido de medicamentos de ações similares, quando se esquece de comunicar ao prescritor que tem outras comorbidades.
	
	
	São eventos adversos que surgem para o paciente que, inadvertidamente, toma metronidazol e ingere bebida alcoólica, apresentando efeito antabuse, o qual é extremamente desconfortável pela taquicardia que provoca cefaléia, rubor e queda da pressão arterial.
	
	
	Uma resposta ao uso inadvertido de medicamentos de ações opostas, quando se esquece de comunicar ao prescritor que tem outras comorbidades.
	
	
	Uma resposta farmacológica ou clínica, causada pela combinação de medicamentos, diferente dos efeitos de dois medicamentos dados individualmente. O resultado final pode aumentar ou diminuir os efeitos desejados e/ou os eventos adversos. Podem ocorrer entre medicamentos, entre medicamento e alimento, entre medicamento e exames laboratoriais.
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	
		4.
		Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A diarréia é caracterizada pelo aumento da quantidade de água eliminada nas fezes, independentemente do número de evacuações. Como medidas preventivas, o farmacêutico no processo de atenção pode dar as seguintes orientações: lavar as mãos antes das refeições, lavar bem os alimentos (exemplo: frutas e verduras) antes do consumo; utilizar água fervida ou filtrada, etc. Já como tratamento farmacológico pode ser sugerido manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, através de reidratação oral; uso de fármacos anti-infecciosos e em alguns casos uso de agentes antidiarreicos antimicrobianos.
	
	
	Farmácia Clinica compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, na promoção e na recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde. Já a prática da Atenção Farmacêutica busca elaborar o perfil farmacoterapeutico dos pacientes internados ou ambulatoriais, visando avaliar a adequação do tratamento prescrito detectar interações medicamentosas e verificar a adesão do paciente ao esquema terapêutico.
	
	
	Resfriados são infecções das vias aéreas superiores que afetam primordialmente a mucosa nasal e podem ser desencadeados por uma série de vírus. Para o tratamento farmacológico não existem fármacos curativos para o resfriado, pois o tratamento apenas alivia os sintomas e pode prevenir as complicações. Geralmente, são utilizados algumas classes de medicamentos dentre eles os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), para esta classe, temos os salicilatos, classe de medicamento (MIP) de escolha por não apresentar riscos nem restrições.
	
	
	Como todos os medicamentos, os MIP também oferecem riscos à saúde quando utilizados de forma inadequada e sem a orientação do profissional farmacêutico. Desta forma, no momento em que o paciente adquire os MIP, o farmacêutico deve realizar entrevista e verificar, entre outras coisas: quais medicamentos estão sendo solicitados, razão pela qual os medicamentos estão sendo solicitados, idade do paciente, duração dos sintomas, situações que poderiam contra-indicar determinados MIP, uso concomitante de outros medicamentos, uso prévio de outros medicamentos para o mesmo, sintoma apresentado, histórico de uso de álcool. A partir dos dados coletados no processo da anamnese, o farmacêutico deve concluir o real diagnostico do paciente de forma a conduzir a um plano farmacoterapeutico adequado e seguro às necessidades clinicas do paciente
	
	
	Evento Adverso é compreendido como qualquer ocorrência clinica desfavorável que resulta em morte, ameaça ou risco de vida; hospitalização ou prolongamento de uma hospitalização preexistente, excetuando-se as cirurgias eletivas e as internaçõesprevistas em protocolo; incapacidade persistente ou significativa; anomalia congênita ou defeito de nascimento; e ocorrência clinica significativa
	
	
		5.
		Na sala de serviços farmacêuticos não deve possuir, segundo RDC 44/2009.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	d) Conjunto de materiais para primeiros socorros com identificação e de fácil acesso.
	
	
	c) Lixeira com pedal e tampa;
	
	
	b) Toalha de uso coletivo;
	
	
	a) Lavatório contendo água corrente;

Continue navegando