A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
apol maço histori

Pré-visualização | Página 1 de 1

1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere a seguinte citação: 	
“[...] representou-se a si mesmo caminhando pelo campo com a mochila de pintor às costas, e respeitosamente saudado por seu amigo e cliente. Chamou à tela Bonjour. Monsieur Courbet. Para quem estava habituado aos quadros espetaculares da arte acadêmica, essa tela deve ter parecido inteiramente pueril. Não há poses graciosas, linhas fluentes, cores impressionantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p 403. 
Considerando a citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Realismo e as características da obra de Gustave Courbet, é correto afirmar que:
	
	A
	A pintura de Courbet obedecia às regras acadêmicas, como as da perspectiva e da representação realista da luz e da sombra.
	
	B
	A pintura de Courbet era abstrata e não apresentava temática clara e objetiva.
	
	C
	A pintura de Courbet apresenta aspecto empastado, ou seja, a pincelada não é lisa. O artista desafiou a tradição ao representar pessoas comuns em suas obras. certo
	
	D
	A obra de Courbet apresentava aspectos formais inspirados na arte clássica, como pincelada lisa e linhas suaves.
	
	E
	Os temas preferidos pelo artista eram as cenas religiosas e as paisagens da Inglaterra.
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente esta imagem, ela está disponível em: Máscara fúnebre de Obalufon. Instituto Pierre Verger. Salvador, Bahia (link: http://portalafrobrasil.blogspot.com.br/2012/10/a-arte-yoruba-e-sua-relacao-com-o-divino.html. Acesso em 01/03/2017. 
Considerando a imagem e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Cubismo e a influência das máscaras africanas no trabalho de Pablo Picasso, é correto afirmar que:
	
	A
	O artista considerou que as máscaras pareciam ser produzidas por crianças e admirava a ingenuidade destas.
	
	B
	Picasso se identificou com as ideias da desconstrução da figura humana presente nas máscaras africanas e com o fato delas enfatizarem a essência e não a aparência das pessoas. CERTO
	
	C
	Picasso apenas compartilhou de uma moda da época, que via a África como um continente repleto de temas exóticos e interessantes.
	
	D
	Por ser de origem africana o artista buscava inspiração nas memórias de sua infância, na qual a produção de máscaras era muito presente.
	
	E
	As máscaras africanas foram importantes na obra de Picasso porque ele as considerava um exemplo de representação da aparência humana.
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a seguinte imagem:
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente a imagem, ela está disponível em: GAUGUIN. Paul: Autorretrato (Perto de Gólgota) –, 1896. Óleo sobre tela, 76 cm x 64 cm, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo – Brasil. 
Considerando a imagem dada e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o artista Paul Gauguin, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O artista Paul Gauguin foi ao Taiti na tentativa de se libertar das tradições e de ver o mundo de forma diferente de um europeu. certo
	
	B
	O artista Paul Gauguin foi um representante do Barroco Protestante e se dedicava à pintura de gênero.
	
	C
	Gauguin, apesar de passar anos no Taiti, continuou a pintar de forma tradicional, revelando como é difícil se libertar das tradições.
	
	D
	A obra de Gauguin demonstra como sua pincelada é lisa e seus temas mórbidos.
	
	E
	Gauguin levou ao Taiti a tradição do Neoclássico, influenciando toda uma geração de artistas deste país.
Questão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Contra uma concepção de arte de atmosfera romântica, apoiada na imaginação e no virtuosismo individual, os neoclássicos defendem a supremacia da técnica e a necessidade do projeto - leia-se desenho - a comandar a execução da obra, seja a tela ou o edifício”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo361/neoclassicismo. Acesso em 01 de mar. 2017. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclassicismo, considere as seguintes afirmativas:
I. O Neoclassicismo está diretamente relacionado com o Iluminismo, que via a razão e o conhecimento como as únicas formas de superar preconceitos e o obscurantismo.
II. O Neoclassicismo corresponde a um estilo de arte que representa formas e linhas estilizadas buscando uma representação minimalista.
III. Correspondendo aos anseios da aristocracia, o Neoclassicismo propunha uma forma de arte que colocava o público na posição de voyeur (observador).
IV. O Neoclassicismo defendia uma arte racional e didática, em contraponto aos excessos do Barroco e do Rococó. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I e IV. CERTO
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	I e III.
0:09:37
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem:
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente esta imagem, ela está disponível em: O artista: retrato de Marcellin Desboutin – Édouard Manet, 1875. Óleo sobre tela, 195,5 cm x 131,5 cm. Museu de Arte de São Paulo, São Paulo – Brasil. 
Considerando a imagem dada e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre os precursores do modernismo, analise as afirmativas a respeito da obra O artista: retrato de Marcellin Desboutin assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( v) Esta obra foi recusada no Salão de Belas Artes de 1875.
II. ( v)  Manet fundiu o solo com o fundo, uma característica modernista.
III. (v ) Manet reforçou a expressão de indiferença do retratado reforçando a imagem do artista boêmio que vagueia pelas ruas.
IV. ( ) O cachorro bebendo no copo é uma representação do amor que Manet tinha por cães. 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – V – F certo
	
	C
	F – F – F – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – V

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.