Buscar

SIMULADO CIVIL IV

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201608165998)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(PC/CE) Sobre o instituto da posse, é CORRETO afirmar:
		
	
	a posse não pode ser adquirida por representante, haja ou não instrumento de mandato.
	 
	é facultado ao sucessor singular unir sua posse à de seu antecessor, para os efeitos legais.
	
	o possuidor direto não tem proteção possessória contra o possuidor indireto.
	
	o detentor possui proteção possessória equivalente à do possuidor.
	
	em razão da vedação à autotutela, o possuidor esbulhado não pode adotar medidas imediatas, por sua própria força, para recuperar a posse.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608234376)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a opção correta a respeito de posse e propriedade.
		
	
	Há presunção absoluta de que a posse do imóvel abrange as coisas móveis que nele estiverem.
	
	O proprietário do solo poderá opor-se a todas as atividades que sejam realizadas tanto no espaço aéreo como no subsolo correspondente ao solo de sua propriedade.
	
	É justa a posse que não seja violenta, clandestina ou precária, incluindo-se na noção de violência o temor reverencial.
	 
	Caracteriza-se como clandestina a posse adquirida via processo de ocultamento em relação àquele contra quem é praticado o apossamento, embora possa ser ele público para os demais. Por tal razão, a clandestinidade da posse é considerada defeito relativo.
	
	Aquele que tem a propriedade necessariamente tem a posse do bem.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608275343)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TCE/PB/Auditor de Contas Públicas/Fundação Carlos Chagas/2006-Complementada) Paulo é proprietário de um sítio. Pedro é locatário desse imóvel. João é o caseiro. De acordo com o Código Civil Brasileiro, Paulo, Pedro e João são considerados, respectivamente:
		
	
	possuidor direto, detentor e possuidor indireto.
	
	proprietário direto, proprietário indireto e detentor.
	
	possuidor indireto, detentor e possuidor direto.
	
	possuidor direto, possuidor indireto e detentor.
	 
	possuidor indireto, possuidor direto e detentor.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608319952)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRF 3 2013) No que respeita à transmissão da posse, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	No momento da abertura da sucessão transmite-se a herança, desde logo, aos herdeiros e testamentários, considerando-se aí apenas o direito de propriedade;
	
	Na mesma hipótese acima descrita, para que o herdeiro venha a obter a posse a qual nunca exerceu, será imprescindível intentar ação reivindicatória buscando a imissão da posse, eis que aquele não é considerado como possuidor;
	 
	Com base no princípio da saisine, ainda que o herdeiro nunca tenha tido a posse sobre o bem do autor da herança, bastará intentar ação de reintegração de posse, após a morte deste, para reavê-la de terceiros que o ocupem indevidamente;
	
	Em se tratando de posse adquirida de forma clandestina pelo autor da herança, tal característica não mais subsistirá após seu falecimento, pelo princípio da saisine.
	
	Na mesma hipótese acima, caso o terceiro esteja ocupando indevidamente apenas 40% (quarenta por cento) do bem em questão, não caberá qualquer medida possessória, eis que não há esbulho parcial;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608234361)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A posse justa é aquela:
		
	
	Exercida pelo proprietário do bem.
	
	Em que o possuidor tem necessariamente um título que lhe conferiu esta posse.
	
	Em que o possuidor ignora a existência de vícios que a maculem.
	 
	Não inquinada pelos vícios da violência, precariedade ou clandestinidade.
	
	De boa-fé
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608166038)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(TJ/PA) No que tange ao instituto da posse, bem como a seus efeitos, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	O possuidor direto, que tem a coisa em virtude de direito pessoal ou real, não possui proteção possessória contra o possuidor indireto.
	 
	O possuidor turbado não pode utilizar a força própria para manter-se na posse, ainda que a reação seja imediata, em razão da vedação à autotutela.
	
	A existência de justo título não implica, em regra, na presunção de que a posse é de boa-fé.
	 
	O detentor não possui direitos equivalentes aos direitos do possuidor e, portanto, não possui direito à proteção possessória.
	
	Não se admite composse de coisa indivisível, de modo que a proteção possessória é atribuída a apenas uma pessoa, conforme determinar a lei.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608263099)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FAURGS - TJ-RS - Juiz de Direito Substituto - 2016) Assinale a alternativa correta a respeito da disciplina da Posse no Código Civil.
		
	
	Considera-se possuidor indireto aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
	
	É justa a posse, se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.
	
	A posse direta anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
	
	Considera-se possuidor todo aquele que tem de direito o exercício, pleno ou não, de algum dos direitos inerentes à propriedade.
	 
	Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, pode cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608165852)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/RJ) Constitui direito real:
		
	
	a herança.
	 
	o usufruto.
	
	a herança jacente.
	
	todas as respostas anteriores.
	
	a doação.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608166033)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/RS) Assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA a respeito da disciplina da posse no Código Civil.
		
	 
	O possuidor pode intentar a ação de esbulho, ou a de indenização, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era.
	
	Considera-se possuidor direto aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste
	
	O possuidor tem direito a ser restituído na posse em caso de turbação, mantido no caso de esbulho, e segurado no caso de violência iminente.
	
	Considera-se possuidor todo aquele que tem, de direito, o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.
	
	O sucessor singular continua, de direito, a posse do seu antecessor, e ao sucessor universal é facultado unir sua posse à do antecessor.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201608319943)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(2014 ¿ TJRS) Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta a respeito da disciplina da posse no Código Civil.
		
	
	Considera-se possuidor direto aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste.
	
	O sucessor singular continua, de direito, a posse do seu antecessor, e ao sucessor universal é facul- tado unir sua posse à do antecessor.
	
	Considera-se possuidor todo aquele que tem, de direito, o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.
	
	O possuidor tem direito a ser restituído na posse em caso de turbação, mantido no caso de esbulho, e segurado no caso de violência iminente.
	 
	O possuidor pode intentar a ação de esbulho, ou a de indenização, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era.

Continue navegando