Buscar

ad1 ARTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de aula temático - sensibilização musical e criação coletiva
“Da casa até a escola – percursos, encontros e sons”.
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ter sensibilidade para escutar e perceber os sons presentes ao longo do caminho de casa até a escola, sejam emitidos pela natureza ou pelo ¨homem¨.
Explorar e conhecer as propriedades do som: timbre, altura, intensidade, duração.
Identificar e nomear essas propriedades ao escutar uma música ou som.
Material utilizado
Som com amplificador, fones de ouvido estéreo, material para desenhar
Duração das atividades
De 30 à 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Desenvolvimento da capacidade de escutar e identificar diferentes sons nomeado suas fontes.
Estratégias e recursos da aula
Levar para a sala sons que imitam sons da natureza e das ruas das cidades, seus pedestres, carros, etc..., para que as crianças apreciem. É interessante que sejam sons que tenham variação de andamento (lento, rápido), de altura (trechos agudos e graves), de intensidade (para perceberem os diferentes timbres). Deve constituir-se num momento de prazer e atenção. As crianças escutam uma primeira vez e em seguida busquem semelhanças e identificar com os sons que encontram em sua trajetória e então o professor faz questionamentos acerca dos sons, dos pássaros que cantam, dos carros, das músicas, das pessoas, se o som é muito forte e ou fraco, se é grave e ou agudo. Pode repetir alguns trechos para que percebam as diferenças. Após, deve ser feito a ilustração de tudo que viram e descobriram ouvir no seu caminho até a escola, colocando ao lado a indicação do tipo de som, se é alto ou baixo, agudo ou grave, durante toda essa troca de experiências de seus cotidianos a caminho da escola, aumentando sua percepção e sensibilidade em perceber o mundo e seus sons.
Avaliação
Será avaliado a capacidade das crianças, em conhecerem as propriedades do som a partir de suas vivencias a caminho da escola. As crianças, ao escutarem músicas, o canto dos pássaros, buzinas, vozes da multidão, deverão ter noção dessas propriedades, identificando os timbres, a duração, altura e intensidade dos sons.

Outros materiais