Buscar

APX2 - 2020 1 - Música e Educação

Prévia do material em texto

APX2 - Música e Educação
1) Na aula 9, encontramos a seguinte afirmação: 
“ (...) essa representação [a representação do discurso sonoro] não se restringe à escrita. O resultado sonoro da criação pode ser interpretado utilizando, por exemplo, desenhos, gestos expressivos, construção plástica e tridimensional, coreografia e o que mais se puder pensar!” (p.115) 
Após a leitura desse trecho, pense em uma atividade em que os seus (futuros) alunos desenvolvem uma prática de representação do discurso sonoro. O objetivo dessa atividade será: levar os alunos a expressarem suas impressões e sensações a partir da escuta de um exemplo de repertório musical. Além disso, tal atividade deve buscar levar o aluno a descobrir um sentido pessoal para o exemplo musical escutado, transformando as sensações, sentimentos, imaginações e lembranças pessoais provocadas pela música em algo concreto. (2.0 pontos) 
A atividade proposta consiste em desenvolver a prática de representação do discurso sonoro em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental através da dança. Primeiramente, eles serão convidados pelo docente a desenvolver uma escuta atenta e sensível da música “Dance of the Sugar-Plum Fairy - Tchaikovsky (O Quebra-Nozes)”, posteriormente, o docente deverá abrir um espaço para que os alunos se expressem, representando através de movimentos corpóreos o que sentem ao ouvir a música. A interpretação é subjetiva, mas é interessante que associação direta entre música e dança sejam feitas, como por exemplo: o andamento acelerado da música pode ser representado por passos e movimentos mais acelerados, sons mas suaves podem ser representados por movimentos mais sutis e tênue, entre outros. Ao decorrer da atividade o docente deve fazer perguntas que resgate sensações, sentimentos e lembranças pessoais dos alunos, fazendo com que o exercício seja prazeroso e significativo para os mesmos. 
2) Na aula 10, verificamos que as parlendas são ditos rimados populares. Elas são usadas com a finalidade de entreter, acalmar, divertir e embalar as crianças nos primeiros anos de vida. Muitas vezes, são acompanhadas por movimentos corporais ritmados. Ex.: serra-serra-serrador; bão-ba-la-lão; dedo mindinho-seu vizinho; um-doisfeijão-co’ar-roz. 
Esta afirmação está: (1.0 ponto) 
( X ) Correta 
( ) Incorreta 
 
3) Ainda na aula 10, na página 129, apresentamos alguns tipos de jogos e brincadeiras populares que você pode desenvolver com seus alunos, pois há forte presença de fala ritmada e de movimentos corporais. Busque UM exemplo de cada categoria de jogos ou brincadeiras populares a seguir. (1,0 ponto) 
· fórmula de escolha – zé-ri-nh’ou-um 
· jogo de salão – o trem maluco 
· jogo de competição - piques 
· jogo musicado – brinquedos de roda 
· jogo gráfico – amarelinha 
 
4) Agora, vamos fazer um atividade de paisagem sonora (ou ‘audição sonora”): 
perceba os sons que estão acontecendo em sua casa no momento em que você estiver elaborando esta resposta. Escreva cinco (05) sons e classifique-os entre Som Natural , Som Tecnológico ou Som Humano. Lembre-se que tal classificação é válida para identificar o tipo de som que predomina no ambiente. Assim, poderemos interferir em tal ambiente, modificando-o para chegar a uma paisagem sonora mais adequada às nossas necessidades. (1,0 ponto) 
1. O som do monitor do computador – som tecnológico; 
2. Som da televisão ligada à um canal de entretenimento – som tecnológico; 
3. Som da máquina de lavar centrifugando a roupa – som tecnológico; 
4. Som do cachorro latindo – som natural; 5. Som das vozes da minha família – som humano. 
O som predominante é o tecnológico. 
 
5) Descreva uma atividade em que você vai trabalhar a imaginação sonora com seus (futuros) alunos. Você pode tomar a questão 2 da sua AD2 como base / modelo para poder elaborar essa atividade, que tal? (02 pontos) 
Percebendo os sons 
O docente deverá propor aos alunos uma caminhada pelas dependências da escola, durante este trajeto, eles serão convidados à registrar todos os sons que conseguirem observar/escutar à sua volta. Posteriormente, deverão responder algumas perguntas que serão feitas pelo docente, como por exemplo: Qual é o som mais próximo que você consegue ouvir? Qual é o som mais distante? Quais são os que possuem maior duração e os que tem menor duração? Qual é o mais agudo? 
 Uma segunda etapa da atividade será realizada mediante à classificação sonora dos sons observados, em som natural; humano e tecnológico. Os alunos devem ser incentivados a registrar todas os sons e as respostas aos estímulos do docente em um caderno ou bloco de anotações, para que ao retornar à sala de aula possam compartilhar suas experiências e descobertas com seus colegas de classe e estabelecer interações em torno do tema com eles. O professor deve mediar a atividade, garantindo que os objetivos estabelecidos sejam alcançados e a construção do conhecimento seja efetiva. 
 
6) Escreva DOIS sons diferentes e imagine-os, pois eles não precisam estar acontecendo exatamente no momento em que você estiver respondendo essa questão. Depois de imaginar esses sons, escreva as suas qualidades de acordo com a seguinte tipologia: 
gosto ou desgosto (som agradável ou desagradável); distância (som distante/som próximo); 
localização (som acima/som abaixo/som aos lados/som à frente/som atrás da pessoa); intensidade (som forte/som suave); 
duração (som longo/som curto/som intermitente/ som contínuo); fonte sonora (pessoas/instrumentos/natureza); mobilidade (sons parados/sons circulares/sons se afastando ou sons se aproximando). Veja um exemplo. 
Imagino o som da neve caindo enquanto eu estou em uma floresta. Características do som a partir da minha imaginação sonora: 
gosto ou desgosto - som agradável; distância - som próximo; localização - som ao meu redor; intensidade - som suave; duração - som curto e contínuo; fonte sonora - natureza; mobilidade - sons circulares. 
Agora é a sua vez! Escreva os sons que você está imaginando e faça a caracterização desses sons imaginados. (2,0 pontos) 
1. O som das ondas do mar em uma praia deserta: 
Gosto ou desgosto: som agradável; 
Distância: som próximo; 
Localização: som à frente 
Intensidade: som forte 
Duração: som longo e contínuo 
Fonte sonora: natureza; 
Mobilidade: som circular. 
2. O som de uma metrópole movimentada: 
Gosto ou desgosto - som desagradável; 
Distância - som próximo; 
Localização - som ao meu redor; 
Intensidade - som forte; 
Duração - som longo e contínuo; 
Fonte sonora – predominantemente pessoas, mas existe som advindos de instrumentos e natureza. 
Mobilidade - sons circulares. 
 
7) Reveja a ação da professora Lidiane que apresentamos na aula 14. Vou colocar o link aqui: 
Agora, descreva, com suas palavras, a atividade que a professora desenvolveu. (1,0 ponto) 
A professora Lidiane Cristina, desenvolveu uma atividade de paisagem sonora e exploração musical com seus alunos da Educação Infantil, pois sentiu a necessidade de trabalhar a percepção sonora e a escuta ativa. A primeira etapa do projeto é a paisagem sonora, onde os alunos foram convidados a escutar os sons presentes no ambiente da escola em geral, logo após, os alunos foram em ambientes específicos realizar essa escuta. Em um segundo momento, a professora pediu para que os alunos fizessem registros através de desenhos sobre os sons percebidos nos ambientes e em seguida eles construíram um mapa sonoro, que consiste em catalogar os sons escutados em cada ambiente da escola. 
Em um terceiro momento, Lidiane, abriu um espaço para exploração dos sons com o corpo e sons feitos com objetos cotidianos. Além disso, a professora mediou uma conversa sobre a função do maestro numa orquestra, e possibilitou que as crianças experimentassem essa função, assim a turma foi divididas em grupos de acordo com os objetos escolhidos por elas e o maestro tinha a função de conduzir a mini orquestra através de gestos. Ademais, as crianças criaram uma partitura não convencional e construíram uma peça musical.

Continue navegando