Buscar

APLO ESTÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL DE ESTÉTICA 
1-“Sociedade de massas: O culto dos astros do cinema tem como complemento da celebridade o mecanismo social que nivela tudo o que chama a atenção. Os astros são apenas os moldes para uma indústria de confecção de dimensões mundiais e para a tesoura da justiça legal e econômica, com a qual se eliminam as últimas pontas dos fios de linha”.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte sobre a escola de Frankfurt, é correto afirmar que:
A) são filósofos que adotaram uma atitude conservadora nas suas reflexões, diante dos problemas sociais pelos quais o mundo estava passando.
B) são pensadores que se aliaram ao nazi-fascismo alemão e que, por isso, criticam a indústria cultural norte-americana.
C) são um conjunto de pensadores que, por terem vivido o horror do nazismo alemão, se negaram a falar de política ou de economia.
D) foram filósofos que se debruçaram sobre as questões de sua época se colocando politicamente contra toda forma de dominação.
E) trata-se de um grupo de pensadores alemães que se destacaram por seus estudos acerca da Grécia antiga.
2-A ideia central de Winckelman (1717-1768) “é a preeminência da arte grega, ou antes da arte antiga, sobre todas as artes, logo a necessidade de as imitar. Tudo contribuiu, segundo ele, para criar, nos Gregos, a beleza e a arte: o clima, o céu, o sol, a atmosfera, a língua grega com seu timbre musical e a sua abundância de vogais, os corpos esplêndidos enobrecidos pelos jogos atléticos, a influência do teatro dramático”.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, para Winckelman a arte antiga era:
A) um modelo de excelência em termos de produção artística.
B) um modelo que precisava ser superado pela arte moderna.
C) um modelo de arte decadente e obscuro.
D) um amontoado de histórias supersticiosas, de um tempo em que a humanidade ainda acreditava em vários deuses.
E) um exemplo de que a humanidade está sempre evoluindo historicamente, junto com a ciência e a tecnologia.
3-“Todo olhar de Adorno é voltado para a condição humana imposta após essa catástrofe que nos obriga a uma permanente crítica imanente ao existente. Para ele, Auschwitz (o mais famoso e atroz campo de concentração nazista, que ficava na Polônia) é o próprio símbolo da consciência ‘coisificada’, mas é também o símbolo da modernidade e de uma civilização afetada pela racionalidade técnico-instrumental”.
Theodor Adorno foi um dos mais importantes filósofos da Escola Frankfurt e um dos criadores da chamada Teoria Crítica. De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte sobre Adorno, é correto afirmar que ele:
A) acredita na Ciência e no progresso da humanidade.
B) defende que só a arte poderá salvar a humanidade de sua autodestruição.
C) defende o sistema capitalista como a melhor maneira de garantir as liberdades humanas contra os horrores do nazismo e do fascismo
D) alerta para o potencial opressor e alienante do capitalismo e da indústria cultural.
E) defende que só na Grécia antiga o homem foi livre, e por isso capaz de produzir arte de alto nível.
4-A História da Arte de Winckelman é a primeira história verdadeira da evolução da arte grega. As suas ideias estéticas e a sua concepção da arte são muito originais. Para ele, a arte tem qualquer coisa de orgânico”.
De acordo com o trecho acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte sobre Winckelman, é correto afirmar que:
A)foi o primeiro a pensar a história da arte grega como o desenvolvimento de um sistema de ideias.
B) acreditava que toda a arte grega representava um passado obscuro e pagão.
C) problematizou a história da arte europeia fazendo-a retornar aos egípcios.
D) acreditava que toda arte deveria estar subordinada aos ideais cristãos.
E) acreditava que todos os grandes valores deveriam vir da arte romana.
5-“Foucault nos comunica que o fazer filosófico é um exercício de leitura, sobretudo um exercício de confrontação textual que nos convida, como leitores, a defrontar-nos com os textos legados pelos filósofos ao longo da História da Filosofia, mas que requer de nós certa impostura diante deles para que possamos rir deles e rir com eles quando o riso for inesperado e necessário”.
Um dos pensadores mais influentes do século XX foi o francês Michel Foucault. Seus trabalhos influenciaram muitos psicólogos, psiquiatras, historiadores e, claro, filósofos. Quanto ao tema da estética, Foucault desenvolveu um trabalho intitulado As palavras e as coisas, no qual toca em questões importantes, mais diretamente relacionadas À experiência literária. De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, é correto afirmar que:
A) Foucault acredita que toda a filosofia é na verdade apenas teoria da literatura.
B)a filosofia nunca deveria ter se distanciado da literatura, assim como era na Grécia antiga.
C) a partir da sua análise da literatura surge uma consideração filosófica sobre a linguagem, que irá marcar toda a filosofia posterior.
D) Foucault acreditava que o campo da verdade estava restrito às ciências exatas e por isso a filosofia deveria se ocupar apenas de teoria literária.
E) tanto a literatura como a filosofia são apenas reverberações ideológicas das condições materiais e econômicas dos indivíduos.

Continue navegando