Buscar

redação comunicação e linguagem

Prévia do material em texto

Prova: 7514346
QUESTÃO:
1. Existem duas modalidades básicas de linguagem, ou seja, a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A primeira é desenvolvida pela linguagem escrita ou oral, enquanto a outra pode ocorrer por meio de gestos, desenhos, fotografias, entre outros. Escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM ÀS DIFERENTES SITUAÇÕES COMUNICATIVAS.
RESPOSTA ESPERADA:
A linguagem pode e deve adaptar-se às diferentes situações comunicativas, pois os canais de comunicação são vastos, com inúmeras possibilidades e é o ser humano que necessita adequá-los para que as mensagens sejam compreendidas pelos seus receptores, dependendo do contexto que eles se encontram. 
Por exemplo, se sou um jornalista, necessito adequar minha linguagem conforme o canal de comunicação utilizado. Se for um texto para um blog na internet, por exemplo, utilizarei uma linguagem mais descolada, abreviada e cheia de gírias, o que é completamente diferente da linguagem usual e formal de um texto jornalístico impresso. Portanto, o conteúdo formulado para um jornal impresso não pode ser o mesmo pleiteado para um texto que será lançado na web, já que o que atrai o seu leitor é justamente a adaptação da linguagem para a realidade em que ele vive.

Continue navegando