Buscar

Avaliando o Aprendizado *

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709020871)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os efeitos fisiológicos da terapia manual nos mais diversos tecidos do corpo, assinale a correta:
		
	
	Nenhuma acima é correta.
	
	A terapia manual em tecidos moles pode aumentar a densificação dos mesmos, favorecendo a prevenção de processos como as artroses;
	
	Na pele, temos vários efeitos, mas a produção de colágeno pela terapia manual é praticamente nula, pois existe necessidade de aumento de temperatura para estimular essa proteína;
	 
	Nas membranas recíprocas, podemos ter efeito na melhora da circulação de líquidos que protegem o SNC;
	
	O ácido láctico, principal catabólito dos músculos, não sofre efeito das técnicas de terapia manual, sendo uma limitação para a aplicação nos esportes;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708997768)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapêutica profissional
		
	
	O toque terapêutico é só aquele pertinente às técnicas manuais utilizadas na terapia manual, não cabendo outros tipos de toque como afagos ou similares.
	 
	A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma boa conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir.
	
	Pacientes com vínculos pessoais com o terapeuta devem ser tratados mais informalmente durante o toque, para facilitar a manutenção dessa relação.
	
	A postura profissional ideal é aquela que permite o paciente identificar a hierarquia imposta pelo terapeuta que deve trata-lo sempre como alguém inferior a seus conhecimentos
	
	A ideia de que lisonjeios ou cantadas está presente no cotidiano profissional deve ser encarado como inevitável, independente da postura profissional adotada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708997779)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708961534)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
		
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709020320)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Não são considerados efeitos da mobilização neural:
		
	
	Aumento da nutrição do nervo
	
	Aumento da mobilidade neural
	
	Aumento do fluxo axoplasmático
	
	Analgesia
	 
	Diminuição da condução nervosa
	Lesões de nervos espinhais podem ocasionar sintomas bem característicos, tais como:
		
	
	Mão em garra (lesão de nervo radial)
	
	Punho caído (lesão do nervo mediano)
	
	¿Mão em bênção¿ (lesão de nervo ulnar)
	 
	Punho caído (lesão de nervo radial)
	
	Mão em garra (lesão de nervo mediano)
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709024296)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva é uma técnica de terapia manual usada para modular a dor e tratar disfunções articulares que limitam a amplitude de movimento. Sobre essa técnica assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	Os graus I e II de mobilização devem ser utilizados na fase aguda com o objetivo de promover a analgesia. Os graus III e IV são utilizados na fase sub aguda e crônica com o objetivo de aumentar a amplitude de movimento.
	
	A mobilização passiva é indicada para pacientes com fraturas não consolidadas, tumores e osteoporose.
	
	A manipulação é um movimento passivo realizado pelo terapeuta com velocidade baixa, podendo ser interrompido.
	
	A mobilização passiva é indicada para pacientes com hipermobilidade e doenças sistêmicas do tecido conectivo.
	
	A mobilização é um movimento passivo de alta velocidade e pequena amplitude de forma que o paciente não pode impedi-lo. O movimento é realizado no final do limite patológico com intençao de alterar o posicionamento e liberar aderências.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708988309)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os troncos nervosos periféricos são mecanosensíveis. Sabe-se do envolvimento do nervi nervorum na presença de sensibilidade do tronco nervoso anormal (Mecanosensibilidade) na dor neurogênica. O nervi nervorum é:
		
	
	fluxo axoplasmático
	
	Condução elétrica neural
	 
	Inervação do próprio nervo
	
	Sintoma da alteração neural
	
	Irrigação sanguínea
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708961560)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O exercício profissional da manipulação do tecido mole (incluindo a massagem) requer a consideração de vários requisitos essenciais. Podemos afirmar: I. Todo terapeuta deve conduzir-se por um alto nível de profissionalismo durante os tratamentos da massagem, realmente da mesma maneira que ele realizaria qualquer outra modalidade de tratamento. II. Observando os padrões ideais de higiene pessoal e limpeza, o terapeuta faz com que o paciente se sinta confiante para um tratamento profissional e eficaz. III. Como a massoterapia envolve a exposição da parte do corpo a ser tratada e o contato direto do paciente pelo terapeuta, não deve haver constrangimentos em deixar em exposição grande parte do corpo, inclusive as não tratadas. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	Somente a I.
	 
	I e II.
	
	Somente a III.
	
	I e III.
	
	I, II e III.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708961642)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
		
	 
	Um movimento dentro daamplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	A mobilização passiva é uma técnica muito eficaz no tratamento de disfunções articulares para controle da dor e desenvolvimento dos movimentos artrocinemáticos normais. A seguir, as alternativas apresentam efeitos dessa técnica: I. Alívio da dor do paciente, visando à recuperação de ADM (tendo já resolvido os sinais e sintomas). II. Reversão da hipomobilidade articular (conquistada com alongamento intra-articular progressivo). III. Correção de falhas de posicionamento e subluxações. IV. Alívio do espasmo muscular.
		
	
	Existe apenas uma alternativa correta.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III.
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Apenas duas alternativas são corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709024304)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Mobilização neural é uma técnica de Terapia Manual que tem sido bastante estudada atualmente e diversos pesquisadores têm divulgado dados clínicos e científicos sobre sua eficácia. Visa, principalmente, liberar aderências que impeçam o movimento e o deslizamento adequados dos nervos espinais em todo seu trajeto. Sobre esse método terapêutico utilizado pelo Fisioterapeuta, assinale o item INCORRETO.
		
	
	A mobilização neural tem como objetivo recuperar a elasticidade do nervo.
	
	Pode ser utilizado em síndromes compressivas como a síndrome do túnel do carpo e a compressão do nervo ciático.
	
	A mobilização neural se aplica a todas as condições clínicas que apresentam um comprometimento mecânico do sistema nervoso periférico.
	
	Os testes de tensão neural onde se observam as respostas à provocação através do estiramento de nervos periféricos, raízes nervosas e medula devem ser utilizados na avaliação clínica do paciente para uma correta indicação da técnica.
	 
	É uma técnica indicada para aderências congênitas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708035235)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Existem dois tipos de exercícios passivos que podem ser executados por terapeutas: movimentos acessórios (artrocinemáticos) e movimentos fisiológicos (osteocinemáticos). Num movimento passivo (artrocinemático) na articulação glenoumeral, a cabeça do úmero pode ser passivamente deslizada inferiormente na cavidade glenoide. Então, pode-se afirmar que:
		
	
	O movimento passivo acessório (artrocinemático) somente poderá ser quantificado pela goniometria.
	
	O movimento passivo nessa articulação não trará ganhos na amplitude do movimento.
	
	Esses movimentos acessórios puros podem ser executados ativamente pelo próprio paciente.
	
	O movimento passivo não pode ser utilizado tanto para o tratamento quanto para a avaliação.
	 
	O movimento passivo pode ser utilizado tanto para testar a extensibilidade articular na direção caudal, quanto para tratar um contratura articular nessa mesma direção.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708883225)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As técnicas de mobilização das articulações são extremamente utilizadas na reabilitação. COm relação a essas técnicas, assinale a alternativa correta.
		
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	A mobilização ativa é realizada apenas pelo fisioterapeuta e pode ser utilizada com o objetivo de aumento da ADM e aumento da força muscular;
	 
	A mobilização passiva é realizada apenas pelo fisioterapeuta e pode ser utilizada com o objetivo de aumento da ADM e diminuição da dor;
	
	A mobilização passiva é realizada apenas pelo fisioterapeuta com o objetivo de aumento da ADM e aumento da força muscular
	
	A mobilização passiva é realizada pelo fisioterapeuta com auxílio ativo do paciente;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708961852)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As técnicas de mobilização das articulações são extremamente utilizadas na reabilitação. COm relação a essas técnicas, assinale a alternativa correta.
		
	
	A mobilização passiva é realizada apenas pelo fisioterapeuta com o objetivo de aumento da ADM e aumento da força muscular
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	A mobilização passiva é realizada pelo fisioterapeuta com auxílio ativo do paciente;
	
	A mobilização ativa é realizada apenas pelo fisioterapeuta e pode ser utilizada com o objetivo de aumento da ADM e aumento da força muscular;
	 
	A mobilização passiva é realizada apenas pelo fisioterapeuta e pode ser utilizada com o objetivo de aumento da ADM e diminuição da dor;
	Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade
		
	 
	Todas são verdadeiras
	
	2 e 3 são verdadeiras
	
	1 e 3 são verdadeiras
	
	Somente 4 é verdadeira
	
	Somente 1 é verdadeira
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708997779)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709020960)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As manobras de NAGs, SNAgs e MWm são caracteristicos da técnica de :
		
	
	POLD
	 
	Mulligan
	
	Maitland
	
	Osteopatia
	
	Quiropraxia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708655162)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva é um a das ferramentas mais utilizadas na prática cisioterapêutica, entendendo que as mãos são os instrumentos mais acessíveis a essa aplicação. De acordo com a afirmação, marque a alternativa que demonstra princípios da mobilização passiva na prática profissional.
		
	
	A mobilização passiva é indicada quando o paciente consegue realizar o movimento e necessita de auxílio para terminá-lo.
	
	O fisioterapeuta tende a realizar mobilização passiva quando deseja inserir carga à proposta de tratamento.
	
	O movimento fisiológico é priorizado na mobilização passiva, enquanto o acessórioé estimulado na mobilização ativa.
	
	Na prática profissional, a mobilização passiva deve ser estimulada em situações de fratura ou bloqueios articulares intensos.
	 
	A mobilização torna-se passiva quando o paciente não realiza qualquer movimento, cabendo-o ao fisioterapeuta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708961551)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A terapia manual busca, através dos tempos, recursos que facilitem a interferência fisioterapêutica de forma a direcionar cada vez mais a condição terapêutica da visão global do paciente e de suas necessidades, para se alcançar um objetivo comum - a sua reabilitação. Dessa forma, várias são as possibilidades encontradas no mercado, cada uma buscando um foco principal de atuação, devendo ao fisioterapeuta o discernimento correto acerca desses objetivos, deixando claro o seu papel enquanto multiplicador, e não divisor. Devemos encontrar maneiras de aplicar nossos conhecimentos não presos a um único recurso, mas no global. Com base nessa assertiva, marque a alternativa que justifica essa condição, considerando algumas técnicas manuais abordadas.
		
	 
	A osteocinemática e a artrocinemática preconizadas na mobilização passiva incorporam diversas técnicas em que se preconizam a mobilidade muscular e articular, respectivamente, conforme a necessidade observada na avaliação.
	
	A osteopatia e a quiropraxia são técnicas manipulativas que enfatizam o realinhamento e/ou reposicionamento articular, entendendo que basta isso para retomar o padrão de normalidade almejado no processo de reabilitação.
	
	A mobilização neural compreende uma condição de preocupação global, entendendo que, com a imobilidade, todo o corpo sofre, inclusive o tecido neural, contudo, enquanto técnica, só estimula o sistema nervoso periférico, não exercendo qualquer interferência sobre outras partes corporais.
	
	A massoterapia tem, em suas manobras fundamentais, uma gama de técnicas que dão fundamentos a outros métodos, mas que estimulam sempre o relaxamento muscular e as condições analgésicas, evidenciadas somente nas consequências das lesões.
	
	A tração vertebral é baseada na ideia de facilitação de ganhos intervertebrais, seja na coluna cervical e/ou lombar, compreendendo ser a postura o maior ponto de preocupação funcional, sendo as demais queixas compensatórias e descartáveis de cuidados.

Continue navegando