Buscar

esmalteria 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia do cotidiano - 2018
Registro de observação
Nome: Cristiane Marques Flores
RA: C947fc-1
Data: 28/02/2018
Horário de Início13h00 Horário de Término 15h00
Duração 02h00
Total de horas nesta data: 2hs.
Local: Esmaltaria Jd. Tremembé
	O salão está tranquilo, todos funcionários trabalham e os clientes conversam.
Chega uma cliente com sua filha adolescente, a garota aparentemente está com um cara emburrada e descontente por esta naquele ambiente, observo que mantem o celular na mão, a mãe bem espontânea entra beijando e conversa com as funcionários, em seguida vai para o lavatório pega o celular também e começa a mexer no celular. O tempo em que mãe e sua filha estiveram no salão se manterão conectada no celular, não trocaram nenhuma palavra e nem olhar. 
	A mãe e a filha aguarda sua vez de fazer as unhas, uns 15 após a mãe é chamada para começar fazer as unha. Neste momento observo uma grande irritação da filha porque a mãe é chamada primeiro a mãe não se preocupou em nenhum momento perguntar para filha se ela queria ir primeiro. 
 
 Neste momento a mãe esquece totalmente da filha e começa a conversar com a manicure sobre a vida dela os filhos demonstrando um grande interesses. A cliente percebe que a manicure está com uma cara de cansada, a manicure diz que ficou acordada até as três e meia da manhã fazendo ovos de páscoa para a uma cliente que encomendou de última hora, ela ficou bem feliz pois conseguiu um dinheiro extra, a cliente fica feliz pela manicure porque percebe o esforça da manicure para vencer na vida.
A Manicure começa a contar sua história.
 
 Eu tinha uma família normal até os seis anos, morava com a minha mãe, pai, irmã mais velha e um irmão mais novo. Até que um dia meu pai nos abandou com nosso mãe e foi embora com outro mulher Daí os problemas começaram, passamos muita fome dificuldade de todos os jeitos, não bastasse todo este sofrimento a minha mãe não resistiu e morreu, fiquei sozinha com meus irmãos.
 
 Meu irmão mais novo teve overdose e morreu. Um dia fiquei sabendo que minha irmã teve filho e apareci para visita lá, minha irmã disse que eu não tinha família e que era para ir embora. Nesse dia fiquei mais irada ainda e a chamei de vadia e fui embora. Nesse meio tempo conheci meu ex-marido que era taxista, casei e tive duas filhas, e quando a bebe estava com oito meses ele morreu. Uma vez no trabalho, eu e umas amigas fomos almoçar com o grupo dos homens e uma das minhas colegas maltratou um deles por causa da cor. Eu me senti péssima por causa da atitude dela e comecei a me aproximar dele para amenizar as coisas, não demorou muito, começamos a namorar, casamos e tive a minha terceira filha (mostra a foto para a cliente), e estamos casados até hoje. Por isso que faço tudo pelas minhas filhas, nunca quis ser como meus pais, porque se não fosse Deus na minha vida eu teria um destino pior do que do meu irmão, porque até estuprada na praça da sé eu já fui. Deus me ajuda porque não tenho preguiça.
	
 Termina de fazer a unha, a cliente dá um abraço forte nela e diz; sua história dá um livro e quem te olha assim sempre sorridente e alto-astral nunca vai imaginar que você já passou por tantas coisas, parabéns. 
Reflexão
 Nesta observação consegui ver dois mundos o contemporâneo e o antigo,
 O mundo contemporâneo e o mundo digital impede a comunicação com a família, é uma época que temos acesso ao mundo inteiro mas é a época que vivemos mais sozinhos.
 
 Já o mundo antigo observo força física e recurso mentais muito mais desenvolvido para resistir todos os problemas e superar dificuldade.

Outros materiais