ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM
5 pág.

ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM

Disciplina:Administracao de Enfermagem29 materiais54 seguidores
Pré-visualização1 página
ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM 
SDE0040_A1_
	
		Lupa
	 
	Calc.

	
	
	 
	 

	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 

	
	

	Disciplina: SDE0040 - ADM.GER.ENFERM. 
	Período Acad.: 2018.2 (G) / EX

		Prezado (a) Aluno(a),

Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.

	

	
		

	

		1.

		A Administração vista como um processo distinto que consiste na departamentalização e racionalização do trabalho, seguindo uma estrutura linear e funcional refere-se a:

	

	
	
	linha Contingencial.

	
	
	linha de Sistemas.

	
	
	linha Funcional.

	
	
	linha de Tomada de Decisão.

	
	
	linha das Relações Humanas.

	

Explicação:
A linha funcional da administração contempla a aabordagem clássica da administração: administração científica (com ênfase na ciência, na racionalização e na divisão do trabalaho) e na teoria clássica (com ênfase na estrutura e departamentalização do trabalho).

	

	

	

	
		

	

		2.

		Qual das atividades abaixo é uma influência das organizações militares na história da administração?

	

	
	
	Gerenciamento da qualidade

	
	
	Administração de materiais

	
	
	Coordenação funcional

	
	
	Hierarquia

	
	
	Benchmarking

	

Explicação:
A noção de hierarquia é uma das principais contribuições das organizações militares na administração.
A “hierarquia” é o modelo de organização administrativa vertical, constituído por dois ou mais órgãos e agentes com atribuições comuns, ligados por um vínculo jurídico que confere ao superior o poder de direção e impõe ao subalterno o dever de obediência. 

 

	
	Gabarito Coment.
	

	

	

	
		

	

		3.

		A gestão científica do trabalho está centrada na resolução de três problemas principais segundo Taylor. A vadiagem, o desconhecimento das rotinas e a falta de uniformidade das técnicas. Com isso, houve uma mudança de mentalidade n a gestão do trabalho que passou a se fundamentar principalmente na (o):

	

	
	
	Análise do processo de trabalho

	
	
	Elaboração de novas tecnologias

	
	
	Aumento na carga de trabalho

	
	
	Formulação de rotinas

	

Explicação:
Taylor buscou estudar todo o processo de trabalho para posteriormente padroniza-lo em busca de maior eficiência.

	
	Gabarito Coment.
	

	

	

	
		

	

		4.

		Muitos são os pensadores que, em sua época e contexto, pensaram a Administração e fundamentaram as bases de tudo que conhecemos hoje. Quem pensou o Princípio da Especialização e o estabeleceu na divisão do trabalho, foi?

	

	
	
	Herbert Simon.

	
	
	Henri Fayol.

	
	
	Frederick Taylor.

	
	
	Adam Smith.

	
	
	Henry Ford.

	

Explicação:
O pensamento de ADAM SMITH  baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	

	

	

	
		

	

		5.

		"Pensou o Princípio da Especialização e o estabeleceu na divisão do trabalho". Este testo se refere a:

	

	
	
	Henry Ford

	
	
	Henry Fayol

	
	
	Adam Smith

	
	
	Herbert Simon

	
	
	F. Taylor

	

Explicação:
Adam Smith (1723 - 1790) filósofo e economista escocês, considerado como criador da Escola Clássica da Economia, em 1776 publica a sua obra "Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações", mais conhecido como A Riqueza das Nações, já abordava o princípio da especialização dos operários e o princípio da divisão do trabalho em uma manufatura de agulhas para destacar a necessidade da racionalização da produção. Conforme Chiavenato (1983, p.30), para Adam Smith, a origem da riqueza das nações reside na divisão do trabalho e na especialização das tarefas, preconizando o estudo dos tempos e movimentos, pensamento que, mais tarde, Frederick Winslow Taylor e o casal Frank e Lilian Gilbreth viriam a desenvolver, fundamentando a Administração Científica. 

	

	

	

	
		

	

		6.

		Para Fayol a administração se desenvolve para o alcance de objetivos e estabeleceu dois critérios fundamentais para se alcança-los. Um deles se baseia na própria definição de administração (I) e outro critério se baseia na concepção de que só se alcança os objetivos limitando ação das pessoas e dividindo o trabalho (II). A partir destas afirmações quais estão corretas?

	

	
	
	Apenas a II

	
	
	Ambas estão incorretas

	
	
	Apenas a I

	
	
	I e II

	

Explicação:
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. 
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, entre eles: 
Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
 

	
	Gabarito Coment.
	

	

	

	
		

	

		7.

		"Observa a empresa como um conjunto de partes complementares formadoras de uma unidade". Essa definição de administração corresponde a:

	

	
	
	Linha contingencial

	
	
	Linha funcional

	
	
	Linha dos sistemas

	
	
	Linha da tomada das decisões

	
	
	Linha das relações humanas

	

Explicação:
A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feedback que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo.
Teoria dos sistemas começou a ser aplicada na Administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (Científicas e Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental oriundas das Ciências Sociais) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.

	

	

	

	
		

	

		8.

		Na maioria das instituições de saúde, a enfermagem geralmente está organizada em uma estrutura rigidamente hierarquizada mediante subordinação integral de um indivíduo a outro. Nesses casos, as relações interpessoais e as pessoas não são devidamente consideradas e as propostas de trabalho resultam em atividades rotineiras com avaliações exclusivamente quantitativas. Essas características da organização resultam na aplicação de um modelo gerencial apoiado na:

	

	
	
	Teoria estruturalista

	
	
	Teoria comportamental

	
	
	Teoria científica

	
	
	Teoria dos sistemas

	
	
	Teoria clássica

	

Explicação:
A teoria clássica têm ênfase na estrutura e preconiza a divisão do trabalho. Sua avaliações são exclusivamente quantitativas.