Buscar

ED de Sinalização Quimica da Uh

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense 
Departamento de Neurobiologia
Disciplina de Neurobiologia
Assunto: Sinalização Química III.
Defina receptor catalítico.
São proteínas possuidoras de um domínio citosólico associados a enzimas ou com ação enzimática. As proteínas são diméricas com capacidade de autofosforilação após a ativação pelo agonista.
Como estes receptores são classificados?
Os receptores catalíticos podem ser classificados em receptores tirosina cinase, receptores associados à tirosina cinase, receptores serinatreonina cinase, receptores associados à histidina cinase, receptores guanilil ciclase e as tirosinas fosfatases.
Como ocorre a sinalização nos receptores tirosina-cinase?
Quando os receptores são ativados, proteínas sinalizadoras se ligam com fosfotirosinas deste receptor, ativando domínios de interação modulares.
O que são proteínas adaptadoras?
Proteínas adaptadoras são proteínas sinalizadoras que possuem domínio SH2 e adaptam proteínas fosforiladas com outras proteínas sinalizadoras que não possuem tal domínio. Elas ainda auxiliam no acoplamento de receptores às proteínas sinalizadoras Ras (GTPase) que ativa vias de sinalização.
Qual a função do domínio SH2 presente em algumas proteínas?
O domínio SH2 permite que proteínas sinalizadoras se liguem a receptores catalíticos tirosina cinase ativados, podendo ajudar na transmissão do sinal ou promover feedback negativo.
Como podemos descrever a proteína Ras?
A proteína Ras compõe um centro de sinalização com GTPases. São comutadores moleculares que estimulam a permuta entre GTP (ativas) e GDP (inativas).
Como ocorre a ativação e a inativação da proteína Ras?
A ativação se dá através dos GEFs, que estimulam a permuta de GDP por GTP. A inativação se dá através dos GAPs, que aumentam a velocidade de hidrólise do GTP a GDP.
Que vias de sinalização são ativadas pela proteína Ras?
A proteína Ras ativa a proliferação e a diferenciação celulares. Tais vias possuem sinalização de curta duração, mas precisam ser de longa duração para chegar ao núcleo e ocorrer a transcrição gênica. Para tanto, ocorre a ativação da MAPK.
Qual o papel da enzima fosfolipase C gama na via de sinalização dos receptores tirosina cinase?
Os receptores tirosina cinase, após ativação, sofrem ligação de proteínas sinalizadoras criando domínios de interação modulares. Uma das ações destes domínios é a ativação da via de fosfolipídeo de inositol, ativada pela fosfolipase C γ.
Qual o papel da proteína PI3 cinase?
A PI3 cinase é uma enzima ligada a um receptor tirosina cinase; fosforila lipídeos de inositol, sendo um sítio de ancoragem de proteínas sinalizadoras.
Descreva a via que leva a ativação da proteína MAP cinase.
O receptor tirosina cinase fosforila resíduo de tirosina e tem como principal ação ativar as proteínas Ras. Ambos processos levam a ativação da MAPK.
O que são receptores associados a tirosina cinases?
São receptores que agem por fosforilação de tirosinas mas não possuem um domínio tirosina cinase próprio e, portanto, agem utilizando tirosinas cinases citoplasmáticas.
Descreva a ativação de um receptor associado à tirosina cinase.
Os receptores associados à tirosina cinase podem ser receptores de antígenos e interleucinas nos linfócitos, integrinas, receptores para citocinas e para hormônios. Eles se dimerizam pela interação com o ligante, usam as tirosinas cinase JAKs e ativam as proteínas reguladoras gênicas STATs.
O que são receptores serina-treonina cinase? Cite um exemplo.
São receptores que fosforilam serinas ou treoninas específicas próprias e em proteínas reguladoras gênicas latentes, com as quais se associam.
Como podemos descrever a cascata de sinalização do receptor guanilil ciclase?
Os receptores guanilil ciclase catalisam a produção de GMPc no citosol. O GMPc atua como segundo mensageiro tal qual o AMPc.
O que são receptores tirosina fosfatase?
São enzimas que podem ter funcionamento como receptores. Estão presentes na membrana plasmática e no citoplasma e atuam desfosforilando tirosinas.
Como podemos definir o mecanismo de dessensibilização?
Dessensibilização é a mudança na resposta do receptor ao estímulo, sem que a resposta cesse.
Qual a importância do processo de dessensibilização?
A dessensibilização é importante na regulação da sinalização.
Defina o fenômeno de transativação de um receptor.
A transativação ocorre quando a ativação de um receptor por seu ligante promove a ativação de outro receptor sem que este tenha contato com seu ligante.
Qual a importância do fenômeno de transativação?

Continue navegando