Buscar

herança jacente

Prévia do material em texto

herança jacente / vacante
o que é herança jacente? Uma herança que jas sem dono
A lei não define o que é herança jacente, limitando-se a especificar os casos em que ocorre. A jacência é uma fase temporária/ transitória de expectativa de surgimento de interessados na herança: fase entre a abertura da sucessão e a declaração de vacância. A vacância é a consequência da jacência.. 
Para herança é necessário que tenha sucessão + patrimônio + herdeiros. No caso, há herança jacente quando tem-se aberto a sucessão e patrimônio mas não se tem herdeiros. 
quando ocorre a herança jacente?
Pode ocorrer tanto na sucessão legitima ou testamentaria
Ocorre quando na sucessão legitima não se apresentar cônjuge nem herdeiros descendestes ascendentes ou colaterais ate o 4 grau ( art. 1.819) - Herdeiros não conhecido.
Quando na sucessão legitima, todos os herdeiros renunciaram ( art. 1. 823)
Quando o único herdeiro é nascituro - Ele tem expectativa de direito.
Há jacência, também, embora o no CC não tenha contemplado expressamente tal situação, nos casos de haver testamento e não se conhecer o herdeiro testamentário ou se este renunciar. 
Ou ainda quando á herdeiro testamentário sob condição. 
o que se faz com os bens de herança jacente?
É feito processo de arrecadação de bens com a nomeação de curador ( para administrar o patrimônio e divulgar os editais de chamamento de herdeiros e arrecadação de bens). A iniciativa do processo de arrecadação é de qualquer pessoa:
Credor 
Fazenda publica – que tem interesse de receber os tributos
Ministério público 
Ou o juiz de oficio. 
quem pode se habilitar à herança jacente?
Herdeiros ( legítimos ou testamentário) – nesse caso ocorrera mediante prova da condição de herdeiro – julgado procedente a habilitação do herdeiro, a arrecadação de bens se convertera em inventario. 
Credores podem se habilitar através de ação de cobrança
Fazenda Pública
o que ocorre se ninguém se habilitar a herança jacente?
Esgotadas todas as diligencias, após decorridos 1 no da primeira publicação de edital de arrecadação de bens e chamamento de herdeiros, sem que apareça quem se habilite à herança esta é declarada vacante pelo juízo. 
Se todos os herdeiros renunciarem – a declaração da vacância será imediata. 
A jacência é transitória que ocorre após aberta a sucessão e decorrido 1 ano do 1 edital declarada a vacância. 
declarada vacante a herança, o que é feito dos bens?
A propriedade dos bens é transferida provisoriamente ao Poder Público ( Municipios ( regra), DF, ou União – se o patrimônio estiver sobre circunscrição federal ). Esta propriedade é resolúvel enquanto não decorridos 5 anos da abertura da sucessão ( art. 1. 822 e ss) - 
Durante esses 5 anos os herdeiros podem reivindicar o patrimônio por ação judicial própria ( Petição de herança ). Transcorrido os 5 anos, o patrimônio é transferido definitivamente ao respectivo poder público. 
Na transferência de patrimônio por doação ou herança, recai ITCMD – nesse caso o poder publico tem imunidade por força do art. 150, VI, “a” ( entes públicos não podem exigir impostos um dos outros”. 
o que se objetiva numa ação de petição de herança? quem pode propor-la?
Ação que Objetiva-se o reconhecimento da condição de herdeiro e o direito de participar da partilha – art. 1824 CC
Em duas situações 
Quando a herança está em posse de terceiro que não seja herdeiro ( exemplo contra o município) 
Ou contra herdeiro que recebeu uma cota parte maior ( quando foi passado para um único herdeiro quando na realidade existia dois herdeiros). 
quais as hipoteses de presunção de morte?
Ausência – quando o ausente deixou patrimônio e não deixou informações de paradeiro, e não deixou ninguém para cuidar do seu patrimônio. Depende de sentença judicial – que dependera de edital para chamar esse ausente e nomeação de um curador para administrar o patrimônio. Decorrido 1 ano do edital o juiz por sentença ira declarar a presunção de morte. (para efeito sucessório ele é presumidamente morto)
Diante disso faz -se a sucessão em caráter provisório. 
o que ocorre com o patrimonio de quem é declarado ausente?
É feito sucessão provisória, sendo realizado o inventario e o patrimônio é partilhado entre os herdeiros de forma resolúvel, pois não podem dispor ate dessa propriedade. Atendidas os requisitos d o art. XXX, o sucessão é declarada definitiva e cada um poderá dispor do patrimônio da forma que melhor lhe convir. 
alem dos efeitos sucessórios, que consequencia / efeitos gera a ausência de alguém ( declarada judicialmente) ? 
Sendo a ausência presunção de morte:
Dissolve o vinculo conjugal ( art. 1571 CC)
Possibilita buscar o pensionamento do INSS

Continue navegando