Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA ONLINE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO ONLINE DISCURSSIVA Alfabetização e Letramento
Questão A
Além da leitura e a escrita serem um instrumento de acesso às demais áreas do conhecimento, constituem-se em um meio de cultura pessoal, uma capacidade indispensável para que o indivíduo se adapte e se integre ao meio social. Por exemplo, aqueles que têm dificuldades ou não dominam essas funções (analfabetos ou analfabetos funcionais, em maior ou menor grau) encontrarão problemas para pegar um ônibus ou metrô, para preencher formulários, para pedir uma refeição em um restaurante utilizando‑se do cardápio, utilizar um caixa eletrônico de um banco, entre outras atividades que o mundo moderno exige. A partir das ideias apresentadas acima, redija um texto reflexivo, entre 10 e 15 linhas, a respeito de como é prejudicial a falta de alfabetização na infância.
 
Questão B
O professor Eduardo está alfabetizando crianças do primeiro ano, na escola ‘Sonho de Ser’, no interior de Minas Gerais. Ele vem de outro Estado e está tentando aplicar as práticas que tinha na outra escola, mas os alunos não estão rendendo como deveriam. Você, como pedagoga da escola, de que maneira o auxiliaria? Elabore um texto, entre 10 e 15 linhas, expondo sua opinião, de acordo com a disciplina estudada.
RESPOSTA QUESTÃO A
A falta de alfabetização na infância é prejudicial por ser uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Nessa fase, elas recebem informações sobre a escrita, quando brincam com os sons das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos, quando manuseiam diferentes tipos de materiais escritos, como revista, livros e gibis, em momentos em que o professor lê textos para os alunos e escreve os textos produzidos oralmente. Com essa familiaridade com o mundo dos textos proporcionamos uma maior interação na sociedade letrada. Quando o professor ensina o nome para os alunos por exemplo já está ajudando o aluno a comparar e relacionar o seu nome com os dos outros colegas. O incentivo para conhecer o mundo letrado deve ser apresentado pela alfabetização na infância por meio de leituras para que, mais adiante, na sua vida escolar, as crianças sejam capazes de estabelecer relações, assumir uma posição crítica, confrontar ideias.
Enfim, o letramento e a alfabetização Infantil é muito importante, pois estimula a participação ativa no processo educacional e contribui para a futura formação leitora da criança, além de auxiliá-la na alfabetização e visão do mundo, sendo assim quando adultos não encontrarão problemas para pegar um ônibus ou metrô, dificuldades para preencher formulários, para pedir uma refeição em um restaurante ou utilizar um caixa eletrônico de um banco.
RESPOSTA QUESTÃO B
Como pedagoga da escola, auxiliaria o professor a aplicar praticas diferentes as que usava em outra escola para alfabetizar , visto que com as suas os alunos não estão rendendo levando em consideração alguns pontos importantes tais como: identificar o que cada criança da turma já sabe para assim avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno, realizar atividades com foco no sistema de escrita criando momentos para que os alunos sejam convidados a pensar sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades da língua escrita, realizar atividades com foco nas práticas de linguagem ajudando as crianças a entender como os textos se organizam e os aspectos específicos da linguagem escrita, utilizar projetos didáticos para alfabetizar,contemplando, na rotina da classe, um processo planejado com a participação dos alunos que resulte em um produto final escrito (uma carta, um livro, um seminário etc.), trabalhar com sequências didáticas, ou seja, lançar mão de série de atividades focadas num conteúdo específico, em que uma etapa está ligada à outra. Na alfabetização, as sequências podem ser usadas para focar aspectos tanto da leitura como do sistema de escrita e por final incluir atividades permanentes na rotina, prever atividades diárias para colocar os alunos em contato constante com determinados conteúdos importantes para conseguir ler e escrever de forma convencional.

Outros materiais