METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
6 pág.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA


DisciplinaEducação7.406 materiais21.129 seguidores
Pré-visualização3 páginas
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
1-) A compreensão sobre o que é Ciência, conhecimento científico e produção do conhecimento é importante, para subsidiar os estudos sobre pesquisa. Não é possível fazer pesquisa sem conhecer mesmo em linhas gerais tais elementos que constituem o processo de pesquisar, do aprender a pensar em pesquisa. No entanto na visão de alguns autores os conceitos mais comuns sobre ciência, são considerados incompletos, pois é preciso considerar o contexto histórico e as condições para definir ciência. Com base nesse pressuposto analise as afirmações abaixo: I) As descobertas feitas e comprovadas pelo homem caracterizam a ciência como um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. II) As experiências científicas são um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação. É uma forma sistematicamente organizada de pensamento objetivo. III) A ciência é um conhecimento objetivo e organizado provado cientificamente, pelos estudiosos ao longo da história. Tais conhecimentos consistem em percepções, experiências, fatos certos e seguros. O homem seria um ser natural como todos os demais, submisso às mesmas leis de regularidade, acessível, portanto aos procedimentos de observação, experimentação e mensuração IV) As descobertas científicas são produto da genialidade humana, verificada após anos de experiências repassadas de geração a geração. São saberes populares construídos através da intuição e contemplação de estudiosos. V) Com o sucesso do conhecimento científico para explicação dos fenômenos naturais (astrônomos, físicos, biológicos) e em decorrência dos seus pressupostos filosóficos, a ciência passou a encarar também o homem como objeto de seu conhecimento, a ser abordado da mesma forma que os outros fenômenos naturais.
I, II e III
II, III e IV
II, III, IV e V
I, II, III e V
Todas as respostas estão incorretas
2-) No trecho \u201cO Presente estudo tem por finalidade trazer discussões a respeito do grafismo infantil, de maneira a ampliar a compreensão e a visão dos educadores que atuam na área da Educação Infantil. Pretende-se mostrar o ato de desenhar como uma das maneiras que a criança utiliza para se expressar, comunicar e compreender o mundo em que está inserida\u201d fica evidente uma das partes que compõem um trabalho científico que é a introdução. Assim, ao considerar outros elementos importantes neste tipo de trabalho, analise as afirmações abaixo: I) A formulação do problema é um passo importante em um projeto de pesquisa. Depois de definido o tema, procura-se levantar uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. II) A justificativa, são argumentações que irão convencer de que o trabalho de pesquisa deve ser efetivado. Embasado no tema escolhido pelo pesquisador e na hipótese levantada enfatiza-se a necessidade de comprovação do tema a ser trabalhado. III) O objetivo pressupõe o resultado total final que o projeto visa diretamente produzir. Ele deve, portanto, abranger os resultados e a situação esperada ao final da execução do projeto. Deve ser apresentada na pesquisa com precisão, clareza e sem ambigüidades. IV) Na apresentação formal de um trabalho científico, os anexos são parte importante e obrigatória, pois inclui documentos necessários à compreensão do leitor, além de informar dados indispensáveis sobre a pesquisa. V) As referências (ou listagem) dos documentos consultados para a elaboração do projeto não é um item obrigatório na apresentação de um trabalho científico. Os documentos e demais fontes de informação consultada no levantamento de literatura podem ser listados por meio de nota de rodapé ou no corpo do texto.
I, II e III
I, III e IV
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
3-) Ainda tomando como exemplo o seguinte trabalho científico: \u201cSabendo-se da importância do desenho como ferramenta indispensável no processo ensino-aprendizagem da criança, e de como ele privilegia momentos lúdicos e de desenvolvimento da expressividade infantil, e que foi possível à realização do presente estudo. Desse modo, os objetivos deste estudo, delineiam-se, a partir de reflexões em torno das contribuições do desenho no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, quais sejam: \u2022 Compreender as contribuições do desenho para a expressividade infantil. \u2022 Analisar a importância do desenho nas salas de Educação Infantil. \u2022 Caracterizar as várias etapas do grafismo infantil (etapa da garatuja, etapa pré- esquemática, etapa esquemática). \u2022 Evidenciar o papel do professor na organização de um planejamento e de uma sala de aula que privilegie o desenvolvimento do desenho infantil assim como a expressividade das crianças. O exemplo deixa claro os objetivos de uma pesquisa. Analise criteriosamente as afirmações abaixo: I) O objetivo é a diretriz, o elemento que dá a direção ao trabalho. O objetivo do projeto deve refletir sua finalidade, ou seja, o que se pretende alcançar com sua realização. Os objetivos podem ser gerais ou específicos, sua elaboração depende do tipo de pesquisa e devem ser delineados tendo em vista o problema que se quer resolver. II) O enunciado do objetivo geralmente começa com um verbo expresso na terceira pessoa que indique uma ação passível de mensuração ou observação. O objetivo geralmente está relacionado ao que se pretende buscar na pesquisa, portanto é necessária cautela ao defini-los considerando que a falta de clareza pode comprometer toda a pesquisa. III) Pode ser descrito em tempos quantitativos e qualitativos. É dimensionado e expresso em forma de metas explícitas, precisas e verificáveis. Deve estar coerente com todos os elementos do projeto. O objetivo significa o direcionamento que se quer dar na pesquisa tendo em vista o problema que se quer resolver. IV) O objetivo define onde o pesquisador \u201cquer chegar\u201d com seu trabalho de pesquisa. Podem ser objetivos gerais e objetivos específicos. Utiliza-se geralmente o verbo no infinitivo, que caracteriza a meta desejada e que se pretende cumprir para alcançar os resultados. V) O objetivo é o mesmo que meta, pois pode ser considerado como etapa necessária á obtenção de resultados, as quais, em sua somatória, levarão à execução da pesquisa. Pode-se delinear a meta utilizando também o verbo no infinitivo.
I, II e III
I, III e IV
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
4-) \u201cTeixeira et al. (2007) define o lúdico como uma palavra procedente do latim ludus, que significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. Por sua vez, Lima (2004, p. 02) define que a palavra lúdico é o mesmo que ludique, proveniente de ludere que significa ilusão. É um adjetivo que classifica jogos, brincadeiras e afins\u201d. Este trecho evidencia um tipo de pesquisa. Nesse sentido analise as questões abaixo: I) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois a pesquisa bibliográfica cobre uma imensa gama de fenômenos imensa, o que oferece grande vantagem ao pesquisador, que é fundamental no caso de uma grande demanda de dados ou da complexidade do tema, para solucionar o seu problema de pesquisa. II) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, já que foi feito um levantamentos de dados publicados em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Cuja finalidade foi colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação e mensuração de suas informações. III) Trata-se