Buscar

Atividade Diagnostica 4 S Positivista

Prévia do material em texto

Atividade Diagnostica 4 
1) Um dos estudos mais importantes de Durkheim, De la division du travail social [Da divisão do trabalho social] é considerado um dos clássico da Sociologia, cujo objetivo é determinar a causa do desenvolvimento da divisão do trabalho nas sociedades modernas e dos desregramentos que aparentemente advêm desse progresso. Aqui, não se trata da divisão do trabalho que tem por objetivo o aumento da produtividade. Trata-se, antes, do modo de organização geral de uma sociedade, com funções cada vez mais especializadas, e que também abarca a divisão do trabalho do ponto de vista econômico. Para Durkheim, este é um fenômeno social, que deve ter causas sociais. E o que ele faz é buscar essas causas" (Disponível em https://goo.gl/VQQcp7. Acesso em 29/05/2017).
Considere os seguintes termos:
I.    Fato social
II.   Solidariedade orgânica
III.  Solidariedade mecânica
IV.  Luta de classes
V.   Ação comunitária
VI.  Consciência coletiva
VII. Mais-valia
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os termos desenvolvidos na obra do autor indicada acima:
Alternativas:
a)I, II, III e VI, apenas.
b)I, IV e V, apenas.
c)I, III, IV e VII, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e)III, IV, V e VII, apenas.
2)Durkheim tomou para si a tarefa de consolidar a sociologia como ciência e disciplina, autônoma das demais áreas do conhecimento.  
Considere a afirmação acima, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 (   ) O fato social tem três marcas essenciais: generalidade, exterioridade e coercitividade.
(   ) Fato social é entendido como "toda maneira de fazer, fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior" (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. SP: Martins Fontes, 2007, p. 13).
(   ) O estudioso procurou identificar, classificar e explicar fatos sociais significativos, dada a influência que exerceriam na integração e organização social. Com base nesse conhecimento sobre Durkheim, mesmo quem ainda não tem muita familiaridade com suas ideias poderia supor que a divisão do trabalho, a religião, o suicídio e a educação, por exemplo, interessam ao autor.
(   ) A religião, considerada um dos fatos sociais mais significativos, é tratada pelo autor como coisa social de fundamental importância em todas as sociedades, em todos os momentos históricos.
(   ) O teórico francês se contradiz quando propõe incluir a solidariedade como objeto de estudo da sociologia, porque defende a ideia de que a neutralidade seria essencial à pesquisa sociológica e que os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Não dá para conciliar solidariedade (um gesto de bondade) com neutralidade (ausência de sentimentos).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)V - V - V - V - V.
b)V - F - V - F - V.
c)F - F - F - F - F.
d)F - F - F - V - F.
e)V - V - V - V - F.
3)Nos estudos de Durkheim, encontramos análises de diferentes fatos sociais. Ao considerar um desses fatos, especificamente, o sociólogo francês entende que ele é responsável por transformar o ser individual em ser social. 
Veja a seguinte afirmação sobre este fato social:
"(...)é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social. Tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais dela exigidos pela sociedade política em seu conjunto e o meio especial ao qual é especificamente destinada" (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Edipro, 2016, p. 25).
Considere seus conhecimentos sobre o assunto e assinale a alternativa que apresenta o fato ou a instituição social que Durkheim se refere na passagem anterior:
Alternativas:
a)Educação.
b)Religião.
c)Suicídio.
d)Crime.
e)Trabalho.
4)Michel Pêcheux (1938-1983) é um dos fundadores da Análise de Discurso, uma disciplina constituída como um gesto efetivamente antipositivista. Eni Orlandi (1942-...), pesquisadora brasileira, é uma das grandes responsáveis pela constituição da disciplina no Brasil, onde lhe conferiu direcionamento e contornos próprios: aqui, questões que tratam do político (entendido como a divisão desigual do poder) ganharam ênfase.
Diz Orlandi: "a Análise de Discurso se pratica pelo deslocamento de regiões teóricas e se faz entre terrenos firmados pela prática positivista da ciência (a linguística e as ciências sociais). Em suma, des-territorializa. E, nesse movimento, põe em estado de questão o sujeito do conhecimento e seu campo, seu objeto e seu método, face à teoria que produz. Tanto o sujeito como a escrita da análise de discurso se delineiam nesse seu modo de existir, nessa sua qualidade de ser uma disciplina de entremeio. Não positivista, mas nem por isso abandonando o território da reflexão a que se dá o nome de ciência, mais especificamente, no interior do que chamamos ciências humanas e sociais" (ORLANDI, E. A análise de discurso e seus entremeios: notas a sua história no Brasil. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas: Ed. Unicamp, 2002, nº 42, p. 22. Disponível em https://goo.gl/5ui4fS. Acesso em 27/04/2017).
Considere seus conhecimentos sobre o assunto e de acordo com essa perspectiva, a linguística e as ciências sociais ainda teriam alguma influência positivista?
Alternativas:
a)Sim. De acordo com Eni Orlandi, enquanto a linguística e as ciências sociais são firmadas pela prática positivista da ciência; a análise de discurso é uma disciplina que efetivamente se descola da base sobre a qual o positivismo é erigido.
b)Sim. O positivismo continua sendo uma base sobre a qual os estudiosos sempre assentam suas ideias, porque é, de maneira consensual, muito bem visto no meio acadêmico atualmente.
c)Sim. Desde a constituição da sociologia como disciplina acadêmica, todas as teorias desenvolvidas aderem convictamente ao positivismo.
d)Não. Certamente a linguista tem uma formação acadêmica sofrível, por isso cometeu um grave erro ao afirmar que o positivismo ainda atravessa, de algum modo, as teorias explicativas atuais.
e)Não. Uma leitura atenta dos dizeres de Eni Orlandi nos mostra claramente que o positivismo não influencia de modo algum essas disciplinas.
	1
	 
	2
	
	3
	
	4

Continue navegando