Buscar

Via citosólica e endocítica do MHC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Imunologia 21.05.2018
Via citosólica e intravesicular
Esta via é ativada para a ação do MHC II. Ocorre com a ativação das organelas : lisossomos ou peroxisomos. Após a endocitose da proteína antigênica, tumoral, estas ficarão no interior das organelas onde sofrerão lise, ou seja, transformarão da proteína em peptídeos. Após ocorrer a endocitose o MHC será ativado nas paredes do RER e fica esperando a ligação com o peptídeo. O MHC permanece no interior de uma vesícula com a proteção da fenda feita com as cadeias invariáveis, clip, pelos : HLA-DM, HLA-DO, até a ligação com a outra vesícula que apresentará os peptídeos. Após a ligação intravesicular o peptídeo ligar-se se a fenda do MHC II que estão será encaminhado para a superfície da célula para diferenciação da célula TCD4. Esta irá exercer sua função no sistema imune.
Via endocítica
A via endocítica ocorre a participação do núcleo para alterar o material genético de alguns vírus e devido a proteína tumoral, pois ocorre a transcrição do material genético viral.
Após a entrada da proteína viral esta penetrará o núcleo da célula e será transcrita para a forma DNA. Após a transcrição a proteína será liberada no citoplasma e então ocorrerá a clivagem pelo proteossomo que liberará os peptídeos. Os peptídeos serão encaminhados para a ligação ao MHC I. Este é ativado na parede do RER, enquanto aguarda a ligação com o peptídeo o MHC I é protegido por : catepsina,cabreticulina,tapasina,chaperone,ERp57 e calnexina. Com a chegada do peptídeo as proteínas desnaturam e são reabsorvidas e o peptídeo liga-se a fenda, após a ligação o MHC I atravessa o citoplasma da célula e liga-se a membrana celular através da cauda transmembrânica e diferenciará as células TCD8 para exercerem sua função na resposta imunológica.

Outros materiais