Buscar

APOL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELISAINE LINO FERREIRA BASTOS - RU: 1352036 
Nota: 100
PROTOCOLO: 2018081213520361EBE9EC
Disciplina(s):
Comércio Internacional
Teorias Contemporâneas de Relações Internacionais
	Data de início:
	12/08/2018 10:30
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	12/08/2018 10:51
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/3 - Teorias Contemporâneas de Relações Internacionais
“Resgatando a herança kantiana, esta teoria afirma que há uma relação direta entre a paz internacional e os regimes democráticos. Desta forma, países de organização democrática tenderiam a agir mais pacificamente no sistema internacional, ao menos em relação a outros atores de semelhante organização”.
A qual tese liberal o trecho destacado se refere?
Nota: 33.3
	
	A
	Paz Democrática.
Você acertou!
Dentre as variadas propostas teóricas liberais, destacaremos três que auxiliam na compreensão das premissas desta vertente e da amplitude de sua abordagem. A primeira delas é a tese da paz democrática, formulada por Robert Doyle em 1983 e desenvolvida posteriormente por autores como Bruce Russet e Michel Doyle (SALOMON, 2016). Resgatando a herança kantiana, esta teoria afirma que há uma relação direta entre a paz internacional e os regimes democráticos. Desta forma, países de organização democrática tenderiam a agir mais pacificamente no sistema internacional, ao menos em relação a outros atores de semelhante organização. Esta teoria ganhou popularidade com o fim da Guerra Fria, sendo propagada, especialmente, como legitimadora da política externa de Clinton no período, que pregava a expansão da democracia pelo mundo como uma forma de alcançar a paz em nível mundial (NOGUEIRA; MESSARI, 2005). Apesar do grande sucesso, foi muito questionada por seu caráter ideológico e por uma alegada falta de efetividade em explicar a realidade internacional de maneira precisa.
Material para impressão da Aula 2 de Teorias das Relações Internacionais.
	
	B
	Novo Institucionalismo.
	
	C
	Paradoxo da Globalização.
	
	D
	Outro Mundo Possível.
	
	E
	Democracia na Guerra.
Questão 2/3 - Teorias Contemporâneas de Relações Internacionais
"Em sequência à edição especial do periódico International Organization sobre regimes internacionais em 1982, que uniu teóricos realistas e liberais, Robert Keohane lançou as bases da teoria institucionalista neoliberal na influente obra After Hegemony (Keohane 1984)".
(Abdalla, Igor. Novos liberalismos e a Grande Recessão: princípios para uma política externa crítica. Rev. Sociol. Polit., v. 22, n. 50, p. 107-123, jun. 2014.)
A respeito da importância do trabalho de Keohane para as Relações Internacionais, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Além de a obra After Hegemony: cooperation and discord in the world political economy, ter dado início ao programa de pesquisa sobre as instituições e possibilidades de cooperação internacional, pode também ser considerada fundadora da subárea de economia política internacional.
Você acertou!
“A obra After Hegemony: cooperation and discord in the world political economy, na qual Keohane (1984) deu início ao programa de pesquisa sobre as instituições e possibilidades de cooperação internacional, além de ser considerada fundadora da subárea de economia política internacional, conferiu duas contribuições importantes às RI. Em primeiro lugar, desenvolve a teoria dos regimes / das instituições internacionais, a que Keohane já havia dedicado um capítulo em Power and Interdependence. Em segundo lugar, o autor elabora seu posicionamento no debate com os autores realistas em relação à necessidade ou não de haver no sistema uma potência hegemônica para a criação e manutenção da ordem internacional”.
(Salomón, 2016, p. 77)
	
	B
	Na sua obra A Política entre as nações, Keohane elabora os princípios basilares da economia política internacional, assim como estabelece as bases do neorrealismo político.
	
	C
	A defesa do interesse nacional e a manutenção ou maximização dos recursos de poder são essenciais no pensamento liberal-sociológico de Keohane.
	
	D
	A interdependência complexa, conceito-chave na teoria elaborada por Keohane, o estruturalismo de bases marxistas se faz presente, completado pelo conceito de "aparelhos ideológicos de Estado".
	
	E
	Considerada a teoria política da modernidade, o trabalho de Bentham para as Relações Internacionais é considerado essencial para a compreensão do panorama institucionalista das RI.
Nota: 33.3
Questão 3/3 - Teorias Contemporâneas de Relações Internacionais
"desse modo, o realismo considera que a prudência - a avaliação das consequências decorrentes de ações políticas alternativas - representa a virtude suprema na política. A ética, em abstrato, julga uma ação segundo a conformidade da mesma com a lei moral; a ética política julga uma ação tendo em vista as suas consequências políticas".
O trecho acima está contido na obra de um importante teórico clássico das Relações Internacionais e se refere aos fundamentos base para o realismo político presente na Teoria Realista das Relações Internacionais.
Após a leitura da citação acima, assinale a alternativa que identifica corretamente qual o teórico das RI foi responsável por estabelecer os seis princípios do realismo político na década de 1940 no livro A Política entre as Nações.
Nota: 33.3
	
	A
	Kenneth Waltz.
	
	B
	Hans Morgenthau.
Você acertou!
O Realismo Clássico é a primeira expressão do Realismo na disciplina de Relações Internacionais. Emerge no período entreguerras com a obra de Edward Carr, e se consolida de maneira hegemônica com a obra de Hans Morgenthau, a quem é atribuída a estruturação do Realismo como teoria. Em sua principal obra, "A Política entre as Nações", publicada em 1948, Morgenthau estabelece seis princípios do realismo político, nos quais afirma o caráter egoísta e de autopreservação da política internacional, realça a busca por poder como fim máximo de seus atores e afirma o caráter único e autônomo das Relações internacionais, entre outras premissas consideradas fundamentais à estruturação da vertente realista. Suas constatações serviram de base para o discurso político e forneceram os fundamentos da atuação da política externa norte-americana durante anos, especialmente no contexto da Guerra Fria e seus embates.
Conforme Rota de Aprendizagem 1 de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais, Tema 2 (Realismo Clássico).
	
	C
	Norman Angell.
	
	D
	Barry Buzan.
	
	E
	Raymond Aron.

Outros materiais