Buscar

PORTFÓLIO REPORTAGEM TELEFONE CELULAR

Prévia do material em texto

TELEFONE CELULAR
	O dispositivo tecnológico mais adotado na história da humanidade, é também uma tecnologia em contínua evolução.
Simone Ap.C.Santos Furtado – RU 1741839
Polo Guaratinguetá
Nas últimas décadas, poucos aparelhos tiveram uma evolução tão expressiva como o aparelho celular. Hoje, os modernos smartphones ocupam menos da metade de um bolso e apresentam recursos capazes de colocar muitos computadores, tablets e notebooks para escanteio. Porém, foram necessários mais de 50 anos para que pudéssemos ter esse aparelho nossas mãos 
A história do celular começa em 1888, quando o físico alemão Heinrich Hertz (que dá nome a unidade de medida de frequência, Hertz) transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar, o que possibilitou não somente o desenvolvimento dos rádio-transmissores, como também a primeira ligação telefônica intercontinental em 1914.
26 anos depois, em 1940, foi criado um sistema de comunicação à distância que possibilitava a mudança de canais de frequência, evitando, assim, que houvessem interceptações no sinal. Sete anos depois a empresa de tecnologia norte-americana Bell, que hoje faz parte da AT&T, se utilizou dessa tecnologia para desenvolver um sistema telefônico interligado por várias antenas, batizadas de "células", o que gerou o nome do aparelho. Mas ainda não existia a técnica nem a possibilidade de alargar o comércio de conversação, já que a quantidade de chamadas possíveis de realizar ao mesmo tempo era muito reduzida.
Ericsson MTA
Em 1956 a Ericsson, então, resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e finalmente criar o celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos, e o custo de produção também não facilitava sua popularização.
Em 1973, a Motorola, concorrente da Ericsson, exibiu um protótipo do primeiro telefone portátil do mundo. O aparelho, que media mais de 30 centímetros, pesava quase 1 quilo e custava cerca de 4 mil dólares, começou a ser vendido a partir de 1983. Conhecido como Motorola DynaTAC 8000X, sua bateria permitia uma hora de conversação e a memória armazenava 30 números de telefones. 
Martin Cooper e um Motorola DynaTAC 8000X 
O evento que marcou o lançamento do Mororola DynaTAC 8000X, foi a primeira chamada telefônica celular móvel, feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular. 
Em 1979, o telefone celular entrou em operação no Japão e na Suécia; em 1983, passou a ser usado também nos Estados Unidos. Levou dez anos para o Dynatac chegar ao mercado (começou a ser comercializado no Japão). 
Em 1989, existiam 4 milhões de assinantes do serviço móvel em todo o mundo.
A primeira rede de telefonia celular do Brasil foi lançada pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro em 1990, seguida da cidade de Salvador
Na edição de 27/02/2017 do jornal O GLOBO, foi anunciado que: “Mais de cinco bilhões de pessoas devem ter um telefone celular em meados de 2017, segundo um estudo realizado pela associação global de operadoras (GSMA) e divulgado, nesta segunda-feira, no Congresso Mundial do Celular em Barcelona." Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/mais-de-cinco-bilhoes-de-pessoas-terao-celular-em-2017-20988439#ixzz4jNs2PmPf 
Segundo a União Internacional de Telecomunicações, "o telefone móvel foi a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história", sendo um fenomeno mundial.
Atualmente, costuma-se classificar os celulares em 3 categorias, dependendo da quantidade de recursos: 
Dumb phones: Os dumb phones (em português "telefones burros") são os aparelhos considerados básicos, que utilizam apenas as funções de telefonia de voz e mensagens SMS, atualmente são raros de se encontrar.
Dumb Phones
Feature phones: Os features phones (telefones com recursos) seriam os celulares que, além das funções básicas, oferecem outros recursos como: tela colorida, possibilidade de músicas em MP3, rádio FM, entrada para fones de ouvido, visualização de imagens e vídeos, câmera fotográfica (geralmente apenas uma, na parte traseira),em que também pode fazer filmagens, conexões com outros aparelhos via Bluetooth além de acesso a serviços básicos de internet, principalmente por protocolos WAP e variações de teclados físico no formato alfanumérico E.161 ou QWERTY.[6]
Features Phones
Smartphones: Os smartphones (do inglês "smart", esperto, "phone", telefone) são aparelhos, cujo foco não está na telefonia, e sim em aplicações. São, na realidade, potentes microcomputadores conectados. Eles nos permitem realizar nosso trabalho ou estudo fora do escritório, nos entretêm e nos ajudar a estar em contato com dezenas ou mesmo milhares de pessoas através de redes sociais e aplicativos de comunicação. 
Smarthphone
O mundo está mudando e está totalmente centrado no virtual, por isso, novas tecnologias vêm aparecendo. A Bitcoin é uma moeda digital que surgiu na internet. O sistema é completamente descentralizado, ou seja, não existe um grande servidor responsável pelo gerenciamento dela.
A falta de regulamentação também faz com que essa criptomoeda seja completamente livre de influências políticas ou fronteiras. Hoje em dia muitos estabelecimentos já aceitam transações com Bitcoins.. Já é possível comprar serviços de internet e até mesmo carros apenas com Bitcoins.
Referências Bibliográficas:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/o-primeiro-celular-da-historia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_telefone_celular
https://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_celular
https://www.tecmundo.com.br/bitcoin

Continue navegando