Buscar

AULA 4 PP

Prévia do material em texto

AULA 4
	Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB até o final do decênio. Qual é o documento de Educação que o texto acima faz referência?
		
	
	A) Parâmetros Curriculares.
	
	E) Constituição Federal de 1988.
	
	D) Diretrizes Curriculares.
	 
	B) Plano Nacional de Educação.
	
	C) Referenciais Curriculares.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na legislação nacional. Neste contexto, assinale o que NÃO está previsto no artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96).
		
	
	O Poder Público viabiliza e estimula o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
	 
	Os sistemas de ensino mantêm parcialmente a gratuidade aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, assim como oportunidades educacionais apropriadas.
	 
	A educação de jovens e adultos deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma de regulamento.
	
	São consideradas as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
	
	A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
	
De acordo com a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor, qual a modalidade de ensino que pode ser realizada simultaneamente com o ensino médio?
		
	
	Ensino Superior
	 
	Ensino Profissionalizante
	
	Ensino Fundamental
	
	Educação Básica
	
	Educação Infantil
	
	De acordo com o Art. 205 : A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
	
	
	promoção física e intelectual.
	
	liberdade de aprender, ensinar e pesquisar.
	
	garantia ao direito a padrões de qualidade.
	
	formação intelectual, física e religiosa.
	 
	qualificação para o trabalho.
	
	Durante a ditadura militar no Brasil foram elaboradas duas leis que reformaram alguns aspectos da LDB vigente. Uma tratou de modificar os ensinos primário e secundário enquanto outra abordou o superior. As diretrizes básicas, estabelecidas pela lei 4024/61 (os 5 primeiros títulos), não são alteradas, demonstrando a continuidade da ordem socioeconômica mantida pelo golpe.
Essas duas leis foram as seguintes:
	
	 
	4024/61 e 9394/96
	
	9424/96 e 11494/07
	
	4.073/42 e 4244/42
	
	9.613/46 e  8.529/46
	 
	5692/71 e 5540/68
	
Acerca da lei 5692/71 são correta(s) as seguinte(s) afirmativa(s):
I - Criou a estrutura de ensino dividida em 1º e 2º graus
II - Ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos
III - O segundo grau tinha a função apenas de encaminhamento para o vestibular
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	A alternativa III está correta
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Sobre a Lei 5.692/1971 que estabeleceu o ensino de 1º e 2º graus, não é correto afirmar:
		
	
	Aglutinou os cursos primário e ginasial ampliando a obrigatoriedade de ensino para oito anos.
	 
	Foi amplamente debatida pela sociedade.
	
	Obrigou a aquisição de uma profissão pelo estudante de 2º grau, sendo a tônica deste nível de ensino a preparação para o trabalho.
	
	Incluiu Educação Moral e Cívica como matéria obrigatória do currículo escolar.
	
	Imprimiu caráter tecnicista à educação.
	Sobre a lei 5692/71, a mesma em linhas gerais criou a estrutura de ensino que se organizava em?
	
	 
	1º e 2º Graus;
	
	Básico e Fundamental;
	
	Admissão e Científico;
	 
	Primário e Ginásio;
	
	1º Grau e Admissão;
	
	A Lei 5692/71 determinou em seu texto que "Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes". Analise as informações abaixo e marque em seguida a SEQUENCIA CORRETA de V (VERDADEIRO) e F (FALSO) apresentando-as como determinações ou não da Lei 5692/71:
I. O ensino de 2º grau destina-se à formação da criança em idade de 7 a 14 anos.
II. Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes.
III. O ensino de 2º grau terá cinco anos, conforme previsto para cada habilitação, compreendendo, pelo menos, 2.200 ou 2.900 horas de trabalho escolar efetivo, respectivamente.
IV. a conclusão da 3ª série do ensino de 2º grau, ou do correspondente no regime de matrícula por disciplinas, habilitará ao prosseguimento de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.
		
	
	V V V F F
	
	F F V V V
	 
	V F V F V
	
	V F F F F
	 
	F V F V V
		A lei 5692/71 - Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de EDUCAÇÃO BÁSICA. A lei 5692 não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. A referida lei foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente:
	
	
	
	Costa e Silva
	
	
	Ernesto Geisel
	
	
	João Figueiredo
	
	
	Castelo Branco
	
	
	Emílio Garrastazu Médici
	Na lei 5692/71, esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de.
		
	 
	Educação Básica;
	
	Educação Tecnológica;
	
	Ensino Médio;
	
	Educação Superior;
	
	Ensino Fundamental;
	A lei 5692/71 foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964, e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
Essa lei estabeleceu muitas mudanças, COM EXCEÇÃO DA SEGUINTE:
		
	
	Profissionalização compulsória do Ensino Médio
	 
	Ensino de Segundo Grau voltado apenas para a formação geral
	 
	Ensino primário denominado de Primeiro Grau, com duração de 8 anos
	
	Ensino Médio denominado de Segundo Grau com duração de 3 anos
	
	Oficialização do ensino Supletivo
	A lei nº5692/71 modificou a estrutura de ensino do país, na qual o curso primário e o antigo ginásio se tornaram um só curso de 1º grau. Foi uma lei promulgada no início dos anos 70 que trouxe permanências e mudanças nas concepções de educação que vinham se desenhando no período. (QUEIRÓS, 2013)
A lei 5692/71 não pode ser entendida como uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Isso ocorre porque esta lei:
	
	
	foi elaborada no período da ditadura militar
	 
	buscava adequar a educação às necessidades sociais e econômicas do governo militar
	
	tinha como finalidade não declarada conter a demanda dos estudantes secundaristas ao ensino superior
	 
	se referia apenas a dois segmentos da educação (a chamada educação básica)
	
	estabelecia a profissionalização compulsória do 2º grau
	
A respeito da A lei 5540/68, é correto afirmar que:
		
	 
	determinou que as disciplinas nas Universidades passassem a ser agrupadas por departamentos, deixando de se organizar por cursos, reforçando o caráter da fragmentação
	
	o Poder Executivo Federal desconcentrava poderes,além de ser eleito de forma direta pelo Congresso Nacional.
	
	foram anos marcados por uma intensa atividade educativa que visavam a mobilização e organização dos estudantes
	
	autorizava mais vagas nas universidades públicas, com ênfase na liberdade de expressão
	
	o governo ditatorial afirmava sua proibição ao ensino livre e passava a controlar à ação da iniciativa privada
		Na lei 5540/68, a reforma do ensino superior tinha por finalidade a desmobilização?
	
	
	
	Dos Funcionários das Universidade;
	
	
	Dos Sindicatos;
	
	
	Dos Estudantes Universitários;
	
	
	Dos Professores;
	
	
	Dos Centros Acadêmicos;
	
	(ENADE 2011) Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir. I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola. É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	I e IV.
	
	II e IV.
	
	I e III.
	Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica. A lei 5692, conforme ficou conhecida, não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. Ela era específica para dois segmentos do ensino. Sobre essa Lei podemos afirmar que: I. foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici II. tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 III. O ensino profissionalizante tinha o objetivo de atender à formação de mão-de-obra IV. foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo V. Criou a estrutura de ensino que se organizou em 1º e 2º graus.
	
	
	Somente I é correta
	 
	Todas são corretas
	
	Somente V é correta
	
	Somente I, II são corretas
	
	Somente II, III, IV são corretas
Leia o texto para responder à questão: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acessado em 28.04.2012. Adaptado) O texto apresenta uma organização comum aos estatutos e leis em geral, que é a distribuição da mensagem em:
		
	
	receituários, indicando o passo a passo de com tratar as crianças e os adolescentes.
	
	estrofes, para expressar opiniões sobre como a sociedade deveria tratar os jovens.
	
	parágrafos, para dar bons conselhos às crianças e aos adolescentes brasileiros.
	
	tópicos, para narrar algumas experiências vividas por jovens e seus familiares.
	 
	artigos, para determinar quais são os direitos e deveres dos cidadãos e do Estado.
	
Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação VERDADEIRA com relação á Lei 5692/71:
	
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela liberdade democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo popular se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela abertura democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo democrático se empenhava em garantir.
	 
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Getúlio Vargas, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Estado Novo e às necessidades sociais e econômicas que o governo se empenhava em garantir
	
	Foi criado um comitê de educadores progressistas instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para instaurar práticas pedagógicas reflexivas e transformadoras de realidades sociais
	
	
A lei 5692 tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964, e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir. A referida lei foi criada por um grupo de trabalho instituído por qual Presidente?
	
	 
	Médici;
	
	Figueiredo;
	
	Costa e Silva;
	
	Geisel;
	 
	Castelo Branco;
	
		Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.(ENADE 2011).A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
	
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	 
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
A reforma do ensino superior instituiu o sistema de créditos que obrigava os alunos a realizarem a matrícula por disciplinas, o que impedia a formação de grupos nas mesmas turmas, como no tradicional curso seriado, dificultando a organização de grupos de pressão. Sua finalidade era:
		
	
	Desmobilização dos pais dos alunos
	
	Desmobilização dos alunos do ensino básico
	
	Desmobilização dos operários
	 
	Desmobilização dos estudantes universitários
	
	Desmobilização dos metalúrgicos
	A Reforma Universitária de 1968 (Lei 5.540/1968) trouxe uma série de alterações para o ensino superior brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas alterações:
		
	 
	Vestibular unificado, sistema de créditos, extinção das cátedras.
	
	Extinção da pós-graduação, estabelecimento do vestibular, sistema de créditos.
	
	Sistema de créditos, extinção dos departamentos,estabelecimento das cátedras.
	
	Estabelecimento da pós-graduação, extinção do vestibular, extinção das cátedras.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	As políticas públicas são as ações desencadeadas pelo Estado que visam ao bem coletivo, ou seja, o bem de todas as pessoas e da sociedade em geral. Assim considere as afirmativas a seguir: I- Projetos sociais de distribuição de renda para suprir as necessidades básicas das camadas mais pobres da população; II- Ampliação do acesso ao ensino superior através de bolsas de estudo, financiamentos estudantis e cotas raciais; III- Aumento dos salários dos deputados como forma de incentivo para que realizem seu trabalho cada vez melhor. Assinale a alternativa abaixo que indica a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) política(s) pública(s) que de fato visa(m) ao bem comum.
	
	
	
	Afirmativas I e II.
	
	
	Afirmativa I.
	
	
	Afirmativa II.
	
	
	Afirmativas II e III.
	
	
	Afirmativas I, II e III.
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 9.º, define as incumbências da União e nos artigos subsequentes - 10 e 11 - as relativas aos estados e municípios. Fica claro que os municípios devem "organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos estados". Portanto, de acordo com a lei, a elaboração da política nacional de educação e das competências e diretrizes para a Educação Básica são competência:
		
	
	do Distrito Federal.
	
	dos Municípios.
	
	dos Estados.
	 
	da União.
	
	da Prefeitura

Continue navegando

Outros materiais