Buscar

PROVA discursiva da FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para mais informações, clique no arquivo: Avaliação Discursiva Nova Veteranos
QUESTÃO A
Segundo a argumentação de Saito (2002), a educação ambiental no Brasil, resultado de luta de anos de ambientalistas, e só passou a ser reconhecida politicamente com a Lei nº 9.795/99. No entanto, apesar do reconhecimento político, sua consolidação ainda está em andamento. Destaca-se que as lutas dos ambientalistas se deram em favor da conservação da natureza, contra a devastação pelos seres humanos. Assim, fica evidente que o foco da educação ambiental dado até então era “naturalista”.   De acordo com os conhecimentos adquiridos durante o curso, argumente, entre 10 e 15 linhas (aproximadamente 1.200 caracteres), de forma reflexiva, sobre como a educação ambiental era trabalhada dentro dessa visão “naturalista”.
A educação ambiental na visão naturalista, objetivava uma relação com a natureza, ou seja, era focada nas relações com o meio ambiente. Nesse modelo as relações eram baseadas na observação do meio natural, levando em consideração todo o seu ciclo da matéria orgânica, e não só nos recursos que o meio ambiente disponibiliza, ela vai além pois se insere no processo educativo para que tenha a construção e a transmissão de conhecimentos por meio da observação da natureza. Esse período foi de extrema importância pois foi o início dos pensamentos em educação ambiental, que antes não eram abordadas, assim por meio de práticas pedagógicas e com a observação dos fenômenos naturais foi possível construí uma educação ambiental, despertando nos seres humanos para a dimensão da natureza, das fontes que ela dispõe e também mostrou para os seres humanos que eles fazem parte dessa dimensão, assim a natureza não é apenas uma fornecedora de recursos mas o meio ao qual se está inserido e que uma aprendizagem significativa pode ser gerada dessa relação que é desenvolvida na educação naturalista.
 
QUESTÃO B
O Programa Nacional de Educação Ambiental, cujo caráter prioritário e permanente deve ser reconhecido por todos os governos, tem como eixo orientador a perspectiva da sustentabilidade ambiental na construção de um país de todos. Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a interação e a integração equilibradas das múltiplas dimensões da sustentabilidade ambiental – ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – ao desenvolvimento do país, buscando o envolvimento e a participação social na proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e de qualidade de vida. Nesse sentido, assume as seguintes diretrizes:
 
• Transversalidade e Interdisciplinaridade.
• Descentralização Espacial e Institucional.
• Sustentabilidade Socioambiental.
• Democracia e Participação Social.
• Aperfeiçoamento e Fortalecimento dos Sistemas de Ensino, Meio Ambiente e outros que tenham interface com a educação ambiental.
O eixo orientador do Programa Nacional de Educação Ambiental é a perspectiva da sustentabilidade ambiental na construção de um país de todos. Escolha duas diretrizes apontadas no programa e redija um texto argumentativo, de no mínimo 15 linhas (800 caracteres), explicando detalhadamente sobre cada uma das duas diretrizes escolhidas.
O Programa Nacional de Educação Ambiental, na sua diretriz transversalidade e Interdisciplinaridade tem como objetivo integra as ações governamentais, setor privado e sociedade, e ligando essas ações por meio das diversas áreas (emprego, escola, lazer, naturais, cultura, história, social, econômico e político) que compõe o cotidiano das pessoas, para que se possa ter uma recuperação e uma melhoria socioambiental, para que sejam atendidos seus pressupostos é preciso que a educação ambiental tenha ligado a transversalidade e a interdisciplinaridade uma abordagem sistêmica que possibilite a inclusão de políticas públicas pautadas que atendam as demandas da problemática ambiental contemporânea. A descentralização espacial e institucional também precisa ser levada em consideração para que todos os níveis e instâncias do pais tenham representatividade nas políticas, para tal é de extrema importância que os órgão públicos e privados sejam orientados sobre os objetivos e demandas sócio ambientais, para que assim possam ser solucionados as questões estruturais e que se almeje uma sustentabilidade socioambiental em que todos os participantes da sociedade se sintam incluídos e responsáveis pelo meio ambiente ao qual está inserido, esse modelo pode ser alcançado quando se faz uma articulação com os professores e técnicos ambientais em programas de formação.

Continue navegando