Buscar

Alérgenos: Definição, Propriedades e Fontes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alérgenos
Definição: São antígenos que induzem a uma resposta imune específica e também a uma reação alérgica. Na maioria das vezes são proteínas e glicoproteínas.
Propriedades: 
Capacidade de atravessar barreiras da pele e mucosas (efeito enzimático). Ex: o alérgeno maior do ácaro da poeira doméstica é uma cisteína-protease.
Baixo peso molecular e boa solubilidade. Ex: proteínas do pólen com liberação rápida e leve.
Estabilidade. Ex: alérgeno de gatos podem durar anos em residências, após a retirada do animal.
Exposição natural em pequenas quantidades. Ex: pólen.
Fontes de Alérgenos
Por inalação: pólen, bolores, componentes da pele, da saliva, das fezes e urina de animais, bem como penas, componentes de ácaros e partes de insetos (baratas).
Por ingestão: medicamentos VO e alimentos como leite, ovo, trigo, amendoim, nozes, frutos do mar e outros.
Por injeção: medicamentos e venenos de insetos.
Parentesco de Alérgenos: Muitos alérgenos proteicos assemelham-se em formação e estrutura. Os anticorpos IgE dirigidos para um alérgeno semelhante podem, por isso, reconhecer os epitopos comuns nos mesmos “parentes”, é a chamada Reação Cruzada.
Alergias Sazonais: É caracterizada pela exposição, temporalmente limitada, do organismo ao alérgeno, ou seja, o contato ocorre durante uma estação do ano. Ex: Rinite Alérgica Sazonal (SAR), asma alérgica ou conjuntivite alérgica.
Grupos de alérgenos: A alergia mais significativa é a causada por pólen (polinose). Os fungos, especialmente os bolores, também podem provocar alergia sazonal.
Incidência de pólen e esporos: A anamnese dos pacientes acometidos fornece indicações decisivas sobre uma alergia sazonal, pois muitas vezes informa os meses típicos da manifestação da doença Relação temporal e geográfica.
Aeroalergenos: Os grãos de pólen estão implicados nas doenças alérgicas, principalmente em países onde as estações climáticas são bem definidas. No Brasil, há maior prevalência na região Sul, onde a estação polínica é mais bem definida (meses set., out., nov. e dez.).
Alergias Perenes: Estão caracterizadas por uma exposição a alérgenos durante todo o ano. Os picos máximos podem ter variações diárias e anuais.
Ácaros: apresentam distribuição mundial (12.000 espécies) e vivem como parasitas (ácaro da sarna) ou como saprófitos (ácaros do pó doméstico e de alimentos armazenados).Ex: Dermatophagoides (D. peteronyssinus, D. farinae) B. tropicalis, A. Sirus (ácaros de estocagem).
Bolores: são encontrados em condicionadores de ar, forrações de paredes úmidas e alimentos. Seu significado alergológico é moderado até alto.
Ex: Aspergillus spp., Penicillium spp., Mucor spp. Cladosporium herbarium, Chaetomium globosum.
Alérgenos de animais: 
Gatos: é a alergia de mamíferos mais frequente na Europa. É muito estável e fortemente aderente. (No Brasil é menos comum)
Cães: aproximadamente 25% do alérgicos estão sensibilizados. O risco é dependente da raça do cão. O alérgeno maior Can d I podem ser comprovados na pele, excrementos e saliva.
Roedores: os porquinhos-da-índia (Hamsters) são os mais potentes causadores de alergia. Mais recentemente os ratos vêm tendo importância como fontes de alérgenos ambientais (em Itajubá, percentagem de 38% de sensibilização, cf. trabalho do nosso grupo em 2004.).
Aves: são significantes os periquitos, papagaios e pombas. As fontes são os excrementos e penas.

Outros materiais