Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE SINDICALISMO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Prévia do material em texto

1-As contribuições têm como objetivo custear os gastos dos sindicatos, podendo vir de diversas fontes. Dentre essas receitas, temos as contribuições sindicais, confederativas, entre outras. Sobre essas receitas, analise as sentenças a seguir:
I-A contribuição confederativa tem caráter compulsório na qual fazem parte os sindicatos, as federações e as confederações. ERRADA
II-A contribuição confederativa é exigida apenas dos associados da categoria. CORRETA
III-A contribuição sindical é compulsória, o que significa que não depende da vontade do empregado ou do empregador o seu desconto. CORRETA
IV-A contribuição sindical é paga por todos aqueles que fazem parte de uma categoria, mesmo quando não é sindicalizado. CORRETA
2-Sindicato é uma associação de trabalhadores, cujo objetivo dessa associação é defender e representar os seus interesses e direitos profissionais. Os sindicatos têm o amparo legal sobre a sua formação e desenvolvimento, sendo que a liberdade sindical é assegurada para que o Estado não possa intervir em suas ações. Nesse sentido, classifique V ou F:
( V ) A convenção de número 87 dá direito aos sindicatos para que possam desenvolver seus estatutos e regulamentos.
( F ) O direito da liberdade sindical é também assegurado em países como Venezuela, Argentina e Espanha.
( F ) Como prega a CLT, o sindicato não deve trabalhar como órgão de colaboração com o poder público.
( V ) Quando o sindicato adquire personalidade jurídica, isto lhe confere direitos, como o de representar e defender sua categoria.
3-Os sindicatos foram desenvolvidos aos poucos a partir da consolidação das ideias dos operários. Assim, o movimento sindical teve base nas discussões externas, como Inglaterra, França e Alemanha. Neste sentido, o sindicalismo é marcado por, pelo menos, três fases distintas. Sobre essas fases, podemos afirmar que:
( X ) Anarcossindicalismo é voltado para as lutas diretas contra o capitalismo e pela extinção do Estado.
( ) O anarcossindicalismo é conhecido por incentivar a cooperação entre os sindicatos e o Estado.
( ) O sindicalismo autônomo é reconhecido por dispor de pouca loiberdade de organização interna.
( ) O corporativismo sindical é conhecido como sindicalismo revolucionário, tendo como influência principal dos imigrantes italianos.
4-A formação dos sindicatos é livre. Isso significa que eles são constituídos confrome suas necessidades, porém essa formação e sua dinâmica de atuação devem estar previstas em seus estatutos. Quando falamos em Brasil, os sindicatos devem ser compostos por uma estrutura básica. Neste sentido, sobre os orgãos que compõem os sindicatos, classifique V ou F:
( V ) Uma formação miníma para os sindicatos no Brasil compõe um órgão de deliberação, um de administração e um de fiscalização.
( V ) Quanto À assembléia geral, esta é responsável por traçar as diretrizes e a forma de atuação dos sindicatos.
( F ) A assembleia é a formaização da omada de decisão, podendo ser somente geral.
( V ) O órgão administrativo, formado por um presidente e demais membros, tem a função de representar o sindicato perante os órgãos públicos e empresas.
( V ) Ao empregado que participa ativamente da atividade sindical como dirigente eleito, é assegurada a estabilidade no emprego.
5-A Conveção de 87 trouxe para os sindicatos a sua democratização, além de delinear alguns parâmetros, tendo como fundamento a luta do sindicato contra o abuso do Estado com relação aos sindicatos. Neste sentido, podemos afirmar que:
( ) A Conveção de 87 foi totalmente ratificada pelo Brasil, pois seguem os mesmos princípios.
( ) A liberdade sindical proclamada pela Convenção de 87 da Organização Internacional do Trbalho é aplicada para a criação do sindicato com interferência do Estado.
( ) Pela Constituição de 1988 é assegurada a liberdade individual de entrar ou não em um sindicato e acobrança compulsória de sócio e não sócio, já pela Convenção de 87 a cobrança comulsória para o não sócio, já pela Convenção de 87 a cobrança comulsória para o não sócio nao compatível.
( X ) A Convenção de 87 não foi confirmada pelo Brasil, pois a Constituição de 1988 é contra a formação de mais de um sindicato da mesma categoria, o 
6-O sindicato teve seu desenvolvimento baseado em diversas leis, dentre elas a mais importante foi a Constituição de 1988, fazendo com que o modelo corporativista avançasse em favor ao seu surgimento. Sobre os avanços da organização sindical, classifique V ou F:
( V ) Houve uma mudança com relação às funções sindicais. Com a antiga Constituição de 1946, eram aquelas delegadas pelo poder público, com a Constituição de 1988, passaram a ser a defesa do interesse coletivo ada categoria.
( V ) Com a Constituição de 1988, a criação da categoria passou a ser determinada pelo sindicato e não mais pelo Estado.
( F ) O Estado, com a Constituição de 1988, passou a ter o direito de interferir nas ações dos sindicatos.
( V ) O registro sindical passou a ser de controle da Justiça do Trabalho e não mais no Ministério, ficando a cargo deste somente como uma função cadastral.
( V ) As convenções coletivas precisam ser depositadas no Mistério do Trabalho e não mais homologadas.
7-A formação dos sindicatos, além da organização, é formada por sujeitos como os indivíduos, sujeitos coletivos e o Estado Todavia, para serem assim considerados, precisam ter um mínimo de organização para ter coerência em suas reinvindicações, bem como uma identidade. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Um ponto importante da formação sindical é o vínculo jurídico dos participantes. CORRETA
III-Devido ao reconhecimento jurídico dos sindicatos, os trabalhadores têm o benefício da organização sindical. CORRETA
III-Alguns dos benefícios do reconhecimento jurídico estão na determinação do número de sindicatos que podem ser criados em uma base territorial, bem como sua base de atuação. CORRETA 
IV-A formação dos sindicatos não leva em consideração a participação do Estado em sua constituição. ERRADA
8-Cabe ao Estado, a partir da Constituição de 1988, autorizar a fundação dos sindicatos, mas não interferir em sua organização. Com isso, os sindicatos ganharam algumas garantias referentes à liberdade sindical. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Cabe ao sindicato o direito de eleger seus dirigentes de modo livre. CORRETA
II-Cabe ao sindicato a liberdade sindical, mas esta não exclui a fiscalização estatal nas eleições sindicais. ERRADA
III-Cabe ao sindicato sua organização e gestão, mas com a ingerência do Estado. ERRADA
IV-Cabe ao sindicato desenvolver seus estatutos e regulamentos. CORRETA
9-A lei italiana presume que deve existir a homogeneidade sindical, o que significa que para cada categoria profissional deveria existir um sindicato correspondente dos empregadores e dos empregados, porém, no Brasil, isso não ocorreu da mesma forma. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I-No Brasil, o enquadramento sindical ocorreu de modo que abrangesse a atividade principal da empresa. CORRETA
II-A criação dos sindicatos apenas por categorias ou classes profissionais é contra o princípio da liberdade sindical. CORRETA
III-Categoria significa que os trabalhadores desenvolvem atividades totalmente diferentes. ERRADA
IV-Diferente do Brasil, no regime italiano o sindicato representa pessoa jurídica de direito público. CORRETA
10-A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) surgiu de diversas leis que estavam em vigor na época, com o objetivo de consolidar os direitos dos trabalhadores. Sobre a CLT, podemos afirmar que:
( ) A CLT teve como base a não vinculação do sindicato ao Ministério do Trabalho, sendo que este não podia intervir nas ações dos sindicatos.
( X ) A CLT manteve o sistema sindical que estava em vigor, sendo os principais pontos associação profissional, impostos, enquadramento sindical, entre outros.
( ) A CLT foi além de reunir as leis existentes e impôs muitas mudanças no que estava em funcionamento.11-A empresa que tem acima de 200 empregados lhe é assegurado o direito de representação para que este representante fique a frente das negociações para garantir o direito dos empregados frente aos empregadores. Podemos afirmar que este modelo é de: 
( ) Relações coletivas sindicais.
( ) Relações individuais não sindicais. 
( ) Relações individuais sindicais.
( X ) Relações coletivas não sindicais.
12-Os interesses coletivos ou individuais podem resultar em leis que regulam a ação das pessoas em uma sociedade. Através dessas normas busca-se o equilíbrio para a sociedade. Podemos destacar a negociação coletiva como a principal fonte do direito positivo trabalhista não estatal. Sobre o direito positivo, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Normas que não impedem que seja desenvolvida a desordem social.
( X ) Normas que regulam a ação das pessoas e que seguimos hoje para promover o equilíbrio social. 
( ) Normas que as pessoas entendem somente como positivas para a sociedade e cumprem somente se assim julgar conveniente.
( ) Normas produzidas para desenvolver o desequilíbrio social em situações de guerra.
13-Os acordos coletivos ocorrem através de um meio para alcançar um determinado objetivo. Nesse sentido, de acordo com a realidade jurídico-social e os sujeitos que estão envolvidos na negociação, estes objetivos e os meios utilizados na negociação podem mudar. Dentro desse contexto, podemos afirmar que: 
( ) Quanto ao meio, quando é pelo acordo entre empregador e empregados, mesmo assim a greve se faz presente, sendo que a greve sempre é formal.
( ) Quanto ao objetivo, quando este é econômico, refere-se à busca pelo bem-estar social dos empregados. 
( X ) Quando o objetivo é legal ou ilegal, significa que este está próximo ou não dos parâmetros que são classificados pelo sistema legal.
( ) Quando o objetivo é social, visa a melhores salários para uma categoria específica.
14-De acordo com o site da OIT, "A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade". Muitas mudanças já aconteceram desde a criação da OIT com relação às condições de trabalho e ao respeito ao trabalhador, mas questões como a igualdade entre homens e mulheres no trabalho ainda necessitam de atenção. Com relação aos principais motivos que justificaram a criação da Organização Internacional do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 
I- Realização da justiça social entre os povos. CORRETA
II- Condição básica para a manutenção da paz internacional. CORRETA
III- Promoção e harmonização das normas trabalhistas internacionais. CORRETA
IV- Controle de taxas de natalidade e mortalidade. ERRADA
FONTE: Disponível em:<http://www.oit.org.br/content/apresenta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 1 nov. 2016. 
15-Nascimento (2010) define as relações coletivas de trabalho como relações jurídicas que têm como sujeitos os sindicatos de trabalhadores e os sindicatos de empregadores ou grupos e como causa a defesa dos interesses coletivos dos membros desses grupos. De acordo com as definições e as características das relações coletivas de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   V ) Nas relações coletivas de trabalho, temos como sujeitos os grupos de trabalhadores e os de empregadores, que normalmente são representados pelos sindicatos profissionais e patronais. 
(  V  ) Nas relações coletivas, os interesses são grupais e comuns a todos os seus membros. 
(   V ) Possuem finalidade compositiva de conflitos coletivos, onde nasce o conflito, mas na maioria das vezes também surge a solução deste conflito. 
(   F) A causa é a defesa dos interesses grupais ou individuais, que resultará em normas genéricas que são as convenções coletivas de trabalho.
FONTE: NASCIMENTO, A. M. Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 
16-As relações coletivas de trabalho surgem a partir dos interesses coletivos. Os interesses surgem a partir de uma necessidade do indivíduo em satisfazer determinada necessidade. Neste sentido, quando falamos em relações coletivas de trabalho, podemos afirmar que: 
( ) As relações de trabalho coletiva podem ser classificadas em pelos menos três tipos, sendo sindicais, não sindicais e de classe.
( ) As relações coletivas não sindicais são subdivididas em bilaterais. 
( X ) As relações coletivas sindicais são caracterizadas pela presença de uma entidade patronal e profissional.
( ) No Brasil as entidades sindicais são formadas de modo piramidal, sendo que na base estão os sindicatos das categorias, como bancários, por exemplo. No meio, os sindicatos das confederações, e no topo as federações.
17-Direito do trabalho é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores. Quando nos referimos às relações entre empregador e empregado, esta pode ocorrer a partir de duas formas, sendo a individual e a coletiva. Esses dois tipos de relações diferem-se pelos sujeitos e pelos interesses envolvidos, porém, tanto no direito das relações individuais, quanto no direito das relações coletivas de trabalho, o propósito é o mesmo, resguardo da dignidade do trabalhador. Sobre essas relações, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) As relações coletivas se caracterizam pela relação do indivíduo, caracterizado como empregado e empregador.
( ) Quando a relação é coletiva o que é considerado é o interesse individual. 
( X ) As relações coletivas são formadas por grupos, os quais são formados por pessoas abstratamente consideradas, levando-se em conta o interesse do grupo e não o do indivíduo.
( ) As relações individuais ocorrem a partir da relação coletiva entre grupos com interesses em comum.
18-Os interesses coletivos ou individuais podem resultar em leis que regulam a ação das pessoas em uma sociedade. Através dessas normas, busca-se o equilíbrio para a sociedade. Podemos destacar a negociação coletiva como a principal fonte do direito positivo trabalhista não estatal. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (Convenção nº 98) (apud NASCIMENTO, 2003, p. 253) "o sindicato, ao normatizar, pela negociação coletiva, a solução dos seus conflitos, age como uma fonte de produção de direito positivo, complementando as lacunas da lei [...]". Sobre o direito positivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Normas que regulam a ação das pessoas e que seguimos hoje para promover o equilíbrio social.
(  F  ) Normas produzidas para desenvolver o desequilíbrio social em situações de guerra.
( V   ) Normas que impedem que seja desenvolvida a desordem social.
(   F ) Normas que as pessoas entendem somente como positivas para a sociedade e cumprem somente se assim julgar conveniente.
FONTE: NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Compêndio de Direito Sindical. 3. ed. São Paulo: Ltr, 2003. 
19-Quando nos referimos às relações entre empregador e empregado, esta pode ocorrer a partir de duas formas, sendo a individual e a coletiva. Esses dois tipos de relações diferem-se pelos sujeitos e pelos interesses envolvidos, porém, tanto no direito das relações individuais, quanto no direito das relações coletivas de trabalho, o propósito é o mesmo, resguardo da dignidade do trabalhador. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- As relações coletivas são formadas por grupos, os quais são formados por pessoas abstratamente consideradas, levando-se em conta o interesse do grupo e não o do indivíduo. CORRETA
II- As relações coletivas se caracterizam pela relação do indivíduo, caracterizado como empregado e empregador. ERRADA
III- Quando a relação é coletiva, considera-se o interesse coletivo. CORRETA
IV- As relações individuais ocorrem a partir da relação coletivaentre grupos com interesses em comum. ERRADA
20-A Organização Internacional do Trabalho tem como principal função desenvolver convenções e, a partir destas, são direcionadas as ações que orientam a prática laboral nos países. Assim, algumas convenções desenvolvidas pela OIT são vistas como mais importantes. Sobre essas convenções e seus objetivos, analise as sentenças a seguir:
I- A convenção coletiva número 11 se refere ao direito de associação na agricultura. CORRETA
II- A convenção coletiva número 87 rege sobre o direito da liberdade sindical e o direito à sindicalização. CORRETA
III- A convenção coletiva número 91 se refere ao direito à negociação coletiva. CORRETA
IV- A convenção coletiva número 98 diz respeito ao direito de conciliação e arbitragem. ERRADA
21-As convenções são impostas para determinar regras gerais e obrigatórias a todos os estados que as ratifiquem. Elas surgem da decisão da Conferência da Organização Internacional do Trabalho e que foram aprovadas em plenário internacional. Dentre as diversas convenções, a nº 87 é considerada a mais importante, pois trata sobre a liberdade sindical e direito de sindicalização. Sobre a convenção nº 87, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Trata da proteção aos representantes dos empregados nas empresas.
( V ) Afirma a autonomia dos sindicatos perante o Estado e afirma a liberdade sindical. 
( F ) Essa convenção foi ratificada por mais de 100 países, inclusive pelo Brasil.
( V ) Uma de suas finalidades é estabelecer normas para o relacionamento entre o sindicato e o Estado.
 
22-As relações coletivas laborais podem classificar-se em mais de um tipo, uma vez que apresentam características específicas e diferenciadoras. Nascimento (2010, p. 258-259) diz "que há relações coletivas de trabalho sindicais e não sindicais". Com base nas relações coletivas de trabalho não sindicais, analise as sentenças a seguir:
I-As relações não sindicais subdividem-se em bilaterais, em que todas as partes envolvidas estão vinculadas a uma entidade sindical; e unilaterais quando somente um dos sujeitos envolvidos é entidade sindical. ERRADA
II-Nas relações não sindicais, a representação do sujeito não é feita por meio do sindicato. Neste caso, os trabalhadores devem se organizar em grupos. CORRETA
III-A representação não sindical obrigatoriamente deve ser independente de qualquer sindicato, pois sua representação será somente através de comissões de representação dos trabalhadores. ERRADA
IV-No Brasil, existe o direito de representação nas empresas que possuem mais de 200 funcionários, através de eleição, conforme determinação do artigo 11 da Constituição Federal. CORRETA
FONTE: NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
23-O Sindicalismo surgiu na Inglaterra em 1720, com a primeira associação de trabalhadores, que buscava melhores condições de trabalho. Contudo, desde seu surgimento até ser reconhecido como direito fundamental, o sindicalismo passou por um longo trajeto, tendo influências político-ideológicas. Com relação à evolução do sindicalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Uma das fases do sindicalismo foi marcada pelas leis proibitivas da formação de associações de trabalhadores e empregadores, sendo, inclusive, considerada como delito, que teve início na França com a Lei Chapelier (1791) e se difundiu por todo o mundo.
( F ) Países como a França (1864), a Alemanha (1864), a Holanda (1872), a Itália (1890) etc. não admitiam o direito de sindicalização e não toleram a existência de sindicatos.
( V ) No século XIX, teve início a fase de reconhecimento do direito de constituição de associações profissionais nos ordenamentos jurídicos, surgindo várias tendências de caráter teórico ou organizativo do movimento.
( V ) A Primeira Internacional (1864); o Primeiro Congresso Internacional Operário (1866); a Segunda Internacional Socialista (1889); a Terceira Leninista (1914); Confederação Internacional dos Sindicatos Cristãos (1920) etc. são considerados movimentos e entidades sindicais.
 
24-Em alguns países, é permitido que apenas um sindicato represente um mesmo grupo. Este sistema é denominado como Unicidade Sindical. Já em outros países, mais de um sindicato pode representar um mesmo grupo. Neste caso, denomina-se como Pluralismo Sindical ou Pluralidade. Sobre a Unicidade Sindical e Pluralidade, analise as sentenças a seguir:
I-A estrutura e a organização interna dos sindicatos é decidida e estabelecida pelos próprios sindicatos quando se trata de sistema do pluralismo. CORRETA
II-Com a pluralidade, é possível que haja uma divisão dos interesses coletivos e, com isso, o poder de reivindicação para os direitos e melhores condições fica abalado e perde a força. CORRETA
 III-O sindicato único promove uma maior união no grupo e, com isso, suas reivindicações têm mais chances de acontecer. CORRETA
IV-No Brasil, preconiza-se o sistema de pluralidade, enquanto na França o sistema vigente é o de unicidade. ERRADA
25-As relações coletivas de trabalho podem ser de composição, quando o acordo tem o objetivo alcançado por meio das negociações coletivas e, com isso, a situação fica favorável para ambos os lados, pois é um acordo que ambas as partes cedem, ou podem ser de conflito que resulta na greve. Estas podem ser formais, apresentadas por meio de um instrumento jurídico, e não formais. Quanto ao objeto da greve, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Quando objetivam a discussão de melhorias de salários e buscam novas normas e melhores condições de trabalho, refere-se ao objeto econômico.
( V ) Quando a busca é por benefícios ligados ao atendimento hospitalar, educacional ou serviços de natureza médica, entre outros, diz respeito ao objeto social.
( V ) Quando ocorre a observância ou o afastamento das diretrizes determinadas pelo sistema legal. Exemplo disto seria a proibição ou a participação de exercer as atividades econômicas pelo sindicato. 
( F ) Quando a preocupação está diretamente ligada às condições sobre o meio ambiente e envolve diretamente a empresa e os empregados, esse objeto refere-se ao meio ambiente.
26-Quando se trata de defesa dos direitos e interesses coletivos, o sindicato faz a intermediação, sua principal função é atuar neste quesito direta ou indiretamente quando se trata de relações de trabalho, no que se refere aos interesses transindividuais de todos os trabalhadores, incluindo os interesses da coletividade. A garantia dos interesses é determinada pelo dissídio coletivo, em que algumas características se destacam. A respeito do dissídio coletivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O dissídio coletivo é assegurado para defender os interesses coletivos. 
( V ) É uma ação protocolada na Justiça do Trabalho.
( V ) O objetivo é o de determinar normas e condições de trabalho.
( V ) Resolver possíveis conflitos e, quando necessário, decidir sobre os reflexos do movimento grevista.
27-Atualmente, os interesses dos assalariados estão relacionados com questões que buscam diminuir as desigualdades sociais. Além disso, com os avanços da tecnologia surgiram novas profissões, novas formas de renumeração etc. A globalização influencia as relações de trabalho, ocasionando mudanças nos movimentos sindicais. De acordo com as mudanças provocadas pela globalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A mudança está relacionada à contração do movimento, que passa a buscar por reivindicações com vantagens sociais.
( F ) Com a globalização, os sindicatos organizaram-se em um sistema organizacional de pluralidade sindical.
( F ) Houve a necessidade de criar uma nova convenção, que trata sobre a proteção dos representantes dos trabalhadores nas empresas.
( V ) A mudança está relacionadacom a evolução ou a expansão sindical. Devido à expansão das empresas transnacionais, surgiram novas formas de representar os interesses dos trabalhadores.
28-De acordo com a Constituição de 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como objetivos a paz universal, a justiça social e melhores condições de trabalho. Esta organização busca estabelecer normas internacionais trabalhistas e padrões mínimos de respeito ao trabalhador. A Organização Internacional do Trabalho e suas estruturas formam um sistema de normas internacionais e é dirigida por um conselho de administração. Com base na estrutura da OIT, analise as sentenças a seguir:
I-Em Genebra (Suíça), acontece a reunião do Conselho de Administração. Essa reunião ocorre três vezes ao ano. O Conselho de Administração é um órgão executivo, e uma de suas responsabilidades é elaborar e conferir o cumprimento das políticas e programas. CORRETA
II-No Secretariado ou Repartição Internacional do Trabalho são discutidos temas como adotar e revisar normas internacionais do trabalho e aprovar as políticas gerais. ERRADA
III-A execução e a administração dos projetos e de outras atividades são sustentadas por escritórios regionais, correspondentes nacionais e equipes técnicas. CORRETA
IV-A Conferência Internacional do Trabalho acontece uma vez por ano, em junho, na qual se realizam pesquisas e demais atividades administrativas. ERRADA
29-As relações de trabalho são, de modo geral, divididas em dois tipos fundamentais de relações jurídicas, que são as individuais e as coletivas. Elas são diferenciadas pelo sujeito envolvido, pelos interesses almejados e funções que cumprem no ordenamento jurídico. Com relação às relações de trabalho coletivas, analise as sentenças a seguir:
I-Nas relações coletivas, o interesse visa à defesa de todos os membros do grupo. CORRETA
II-Nas relações de trabalho coletivas, o sujeito não é determinado de forma individual, mas, sim, um grupo, como, por exemplo, empregados bancários. CORRETA
III-Nas relações de trabalho coletivas, buscam-se melhorias entre o vínculo de trabalho entre o empregado e o empregador. ERRADA
IV-As relações coletivas com o Estado tornam-se importantes fontes formais do direito. Através de suas ações em defesa dos interesses coletivos, surgem novas normas jurídicas. CORRETA
30-A Organização Internacional do Trabalho é um órgão especializado na busca pela justiça social e direitos humanos e laborais. Um dos pontos principais é que a partir dessa organização são desenvolvidas as convenções, que têm como objetivo melhores condições de trabalho. A função normativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) acontece por meio de recomendações e convenções. Com relação a convenções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A convenção quando ratificada, o país torna-se obrigado a cumpri-la e apresentar relatórios regulares. 
( F ) As convenções valem como sugestão, indicação de diretrizes para a política nacional. 
( V ) As convenções são decisões da Conferência da Organização Internacional do Trabalho com aprovação de um plenário internacional. 
(V ) As convenções tem como objetivo determinar regras gerais obrigatórias para os estados que as ratifiquem.
31-São ações propostas à Justiça do Trabalho por pessoas jurídicas (Sindicatos, Federações ou Confederações de trabalhadores ou de empregadores) para solucionar questões que não puderam ser solucionadas pela negociação direta entre trabalhadores e empregadores. A que se refere a descrição apresentada?
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2016. 
( X ) Dissídio coletivo. 
( ) Convenção coletiva de trabalho. 
( ) Liberdade sindical. 
( ) Acordo coletivo de trabalho.
32-A criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) teve como objetivo a manutenção das relações internacionais, bem como a evolução do tema em áreas como política social e direitos humanos. Sobre a OIT, analise as sentenças a seguir:
I- Tem como objetivo a manutenção da paz e das normas trabalhistas. CORRETA
II- A OIT surgiu a partir da criação do Tratado de Versalhes. CORRETA
III- A OIT é o primeiro e único órgão especializado das Nações Unidas que busca a justiça social e os direitos humanos e laborais. ERRADA
IV- É a partir da OIT que são geradas as normas trabalhistas. CORRETA
33-Dentre as funções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), editar convenção é uma função essencial, pois as convenções têm como objetivo determinar regras gerais obrigatórias para os estados que as ratificarem, passando a integrar o seu ordenamento jurídico interno. Sobre a ratificação das convenções, analise as sentenças a seguir:
I- A ratificação das convenções estabelecidas pela OIT é obrigatória para os países e deve-se apresentar relatórios regulares sobre as medidas adotadas para a sua aplicação. ERRADA
II- Ao fim do prazo de vigência de uma convenção, é possível que o Estado comunique a OIT quanto à sua decisão de não dar continuidade às determinações da convenção. CORRETA
III- A Assembleia Geral é responsável por aprovar as convenções. Após esta aprovação, os países são informados e determina-se um prazo para a ratificação ou não da convenção. CORRETA
IV- A ratificação de uma convenção não é obrigatória por parte dos estados, assim como também não se incorporam de imediato ao conjunto de leis de cada país. CORRETA
34-As convenções determinam regras que passam a ser obrigatórias a partir da sua ratificação. Dentre as diversas convenções, uma delas é considerada a mais importante, pois reforça o princípio da liberdade sindical. Esta convenção é a de nº 87, de 1948. Além disso, determina a não interferência do Estado no sindicato. Sobre a Convenção nº 87, analise as sentenças a seguir:
I- No Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, podemos encontrar os princípios da Convenção nº 87, tanto sobre a liberdade sindical quanto sobre sua autonomia. CORRETA
II- O princípio de liberdade social, determinado pela Convenção nº 87, garante o direito de fundar, administrar, atuar nos sindicatos, além do direito de filiação ou não a estes sindicatos. CORRETA
III- O pluralismo sindical é uma das determinações impostas pela Convenção nº 87. Diante disso, obrigatoriamente existem mais de um sindicato da mesma categoria em uma mesma base territorial. ERRADA
IV- A Convenção nº 87 foi ratificada por mais de 100 países, inclusive pelo Brasil. ERRADA
35-Na busca pelo regramento jurídico, os grupos buscam atender e defender os interesses de uma determinada classe. Os grupos, através de reivindicações, buscam a defesa dos seus interesses, a fim de que tornem-se normas jurídicas, melhorando assim as condições de trabalho e garantindo os direitos dos envolvidos. Sobre a importância das reivindicações em grupo, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Os grupos são formados por pessoas de diferentes classes, por exemplo: bancários e metalúrgicos formam um grupo de interesse comum em reivindicações. 
( X ) Os grupos são importantes para o desenvolvimento do ordenamento jurídico, uma vez que a partir da defesa do interesse comum do grupo, são geradas as relações coletivas de trabalho. 
( ) As relações coletivas não são importantes para gerar normas jurídicas, pois buscam interesses individuais e não coletivos. 
( ) Os grupos são constituídos por pessoas que não têm interesses em comum.
36-Os empregados e empregadores possuem o direito de constituir livremente seus sindicatos, sem que o Estado possa intervir nessa formação, sendo o foco principal a defesa dos direitos coletivos e individuais. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V) Os sindicatos, além de suas atribuições relacionadas, por exemplo, as condições de trabalho e reajustes salariais, podem oferecer assistência médica e odontológica aos seus associados. 
( V ) Ter o direito sindical significa, dentre outras coisas, ter o direito à greve. 
( V ) Na convenção,estão definidos parâmetros como o direito do trabalhador em se filiar e desfiliar-se do sindicato. 
( F ) A liberdade sindical é caracterizada por apenas duas garantias básicas, sendo elas o direito de fundar o sindicato e de administrá-lo.
37-Quando falamos em relações individuais ou coletivas, duas questões devem ser pensadas. A primeira é com relação ao interesse que envolve as reivindicações, e a segunda é a norma que é gerada. Com relação a esses dois conceitos, podemos afirmar que:
( ) O interesse está relacionado a pessoas que estão em determinada classe em uma posição social heterogênea.
( ) Os grupos de interesse dos trabalhadores são também conhecidos como associação comercial.
( X ) A relação coletiva gera interesse de natureza transindividual e inclui os individuais homogêneos, coletivo no sentido estrito e o difuso.
( ) Para se ter o interesse não é necessário que este surja a partir de uma necessidade do indivíduo ou grupo.
38-A Organização Internacional do Trabalho – OIT – foi criada em 1919, como parte do Tratado de Versalhes. A OIT é o organismo responsável pelo controle e emissão de normas referentes ao trabalho no âmbito internacional, com o objetivo de regulamentar as relações de trabalho por meio das convenções, recomendações e resoluções, visando proteger as relações de trabalho por meio das convenções, recomendações e resoluções, visando proteger as relações entre empregados e empregadores no âmbito internacional. Com relação aos órgãos que formam a estrutura da OIT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Conselho de administração.
II-Conferência Internacional do Trabalho.
III-Secretariado ou Repartição Internacional do Trabalho.
( I ) É responsável pela elaboração e controle de execução de políticas e programas da organização internacional do trabalho.
( III ) Com função operadora, concentra atividades de administração, de pesquisa, de produção de estudos/publicações e de controle das reuniões.
( II ) Reúne-se anualmente em junho para discutir temas diversos, adotar e revisar normas internacionais do trabalho, aprovar as políticas gerias.
( I ) Reúne-se três vezes ao ano na sede, em Genebra, e é responsável pela eleição do diretor geral.
FONTE: Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/oit.htm. Acesso em: 1 nov. 2016.

Continue navegando