Buscar

Direito Administrativo 23 de agosto de 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Administrativo
23/08/2018
Aula: Regime Jurídico – Administrativo. 	Comment by joao vitor Pandolfo: Renato Alessi Livro AdmKant norma.Celso Antônio Bandeira de melo Robs homem e o lobo do próprio homem e Russou Filósofos 
O sistema de Direito administrativo se constrói e se concretiza alicerçado em 2 grandes princípios.
Supremacia do interesse público sobre o privado;	Comment by joao vitor Pandolfo: Base do Direito Administrativo, a partir dessa base se reflete o Direito Administrativo.
Indisponibilidade da administração do interesse público.
(Nome – RJA).
Pedras angulares;
Função aglutinadora;
Função explicativa
Natureza logica do RJA.	Comment by joao vitor Pandolfo: Nem tudo está regulamentado, é necessário usar a lógica do sistema.
Interesse público:	Comment by joao vitor Pandolfo: Sempre que entrarem em conflito o direito do indivíduo e o interesse da comunidade, há deprevalecer este, uma vez que o objetivo primacial da Administração é o bem comum.	Comment by joao vitor Pandolfo: Reflete o inverso do Direito privado, onde repousa sobre a igualdade das partes na relação jurídica, o Direito público assenta em princípio da supremacia do Poder público sobre os cidadãos, que tem por si só a prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais. 
Faceta dos interesses individuais.
Conjunto de interesses que os indivíduos pessoalmente possuem na qualidade de membros da sociedade (Faceta coletiva).
Supremacia do interesse público:	Comment by joao vitor Pandolfo: As leis administrativas visam, geralmente, a assegurar essa supremacia do Poder Público sobre os indivíduos, enquanto necessária à consecução dos fins da Administração. Ao aplicador da lei compete interpretá-la de modo a estabelecer o equilíbrio entre os privilégios estatais e os direitos individuais, sem perder de vista aquela supremacia.
Proclama a superioridade do interesse coletivo.
Pressuposto de uma ordem social estável.
Indisponibilidade da administração do interesse público:	Comment by joao vitor Pandolfo: Administração pública não pode dispor desse interesse geral, da coletividade, nem renunciar a poderes que a lei lhe deu. 
Os bens e interesses não se acham à disposição da vontade do gestor.
Princípios gerais do D.A:	Comment by joao vitor Pandolfo: Os poderes e deveres do administrador público são os expressos e lei, os impostos pela moral administrativa e os exigidos pelo interesse da coletividade. Só essas normas poderão catalogar, para cada entidade, órgão, função, serviço ou atividade pública, ow poderes e deveres de quem os exerce.
Auxiliam na interpretação, por ser impossível conhecer todas as regras de Direito administrativo.
Não necessitam de previsão expressa.
Princípios lógicos informadores.
Princípio da supremacia:
Princípio lógico do convívio social;	Comment by joao vitor Pandolfo: Atender os interesses sociais e coletivos
Administração é titular deste princípio;	Comment by joao vitor Pandolfo: A supremacia do interesse público, é o motivo da desigualdade jurídica entre a Administração e os Administrados, mas essa desigualdade advém da lei, que, assim, define os limites da própria supremacia.
Deriva a autotutela.
Maneja os deveres – poderes da Administração pública.	Comment by joao vitor Pandolfo: Os poderes e deveres do administrador são os expressos em lei, os impostos pela moral administrativa e os exigidos pelo interesse da coletividade. Fora dessa generalidade não poderá indicar o que é poder e o que é dever do gestor público.	Comment by joao vitor Pandolfo: Poder de agir: Um direito público onde o agente, é atribuído à autoridade, expresso em leis, imposta pela moral ou interesse público.Dever de agir: E uma faculdade ao agente no Direito público, onde se tem o dever de agir ao interesse público. Podendo responder por omissão lesivas.
Princípio da Indisponibilidade: Incumbe aos órgãos públicos curar, manter e zelar pelo interesse público.	Comment by joao vitor Pandolfo: 
Princípios constitucionais e infraconstitucionais da RJA.
Princípio da Dignidade da pessoa humana: razão de ser de todo o sistema de Direito – pessoa humana. 
Direito à vida, forma o núcleo essencial dos direitos humanos.
Confere unidade, também aos Direitos individuais, políticos, sociais e econômicos. 
Princípio da legalidade:	Comment by joao vitor Pandolfo: O princípio da legalidade impõe que o agente público observe, fielmente todos os requisitos expressos na lei como da essência do ato vinculado.
Art. 5°, II e 37 CF. 
Subordinação da atividade administrativa à lei. Não há vontade pessoal que move a máquina pública.	Comment by joao vitor Pandolfo: Sendo assim se a atividade não for subordinada a lei, o ato é inválido e assim pode ser reconhecido pela própria Administração ou pelo Judiciário.
Estado de Direito.

Outros materiais