Buscar

CASOS CONCRETO DIREITO TRABALHO

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso: Direito
Casos Concretos
Direito do Trabalho I
Letícia Trajano de Pontes
Matrícula: 201704011884
Turma: 3005
Caso concreto 1 
Resposta Discursiva: A norma coletiva em questão pode sim ser entendida como Fonte Formal do Direito do Trabalho, haja vista que se mostra como se estabelece uma nova norma jurídica. A doutrina subdivide as Fontes Formais em Autônomas e Heterônomas, sendo as Autônomas aquelas criadas pelo próprio destinatário, tais como o Acordo Coletivo, Convenção Coletiva, etc e as Heterônomas aquelas criadas pelo Estado. (Lei, Decreto Lei, etc.)
Múltipla escolha:
A
Caso concreto 2 
Resposta Discursiva: 
É cabível o reconhecimento do vinculo de emprego pelo João, pois ele é pessoa física, suas funções eram desenvolvidas com habitualidade as segundas, quartas e sextas das 09:0 às 18:00 horas com intervalo de uma hora para refeição e descanso, João estava subordinado a empesa ABC Ltda e recebia a quantia mensal de R$ 1.100,00.
Neste sentido, os requisitos para a caracterização do vínculo empregatício são: serviço prestado por pessoa física, pessoalidade, não eventualidade, subordinação e onerosidade. Caso falte qualquer um desses pressupostos, inexiste a relação desemprego.
O princípio da proteção visa o equilíbrio de interesses entre o empregador e o empregado, o bem comum e a equidade. O princípio da proteção não autoriza a contrariar o conteúdo da lei, mas justamente o contrário: interpretar sua letra à luz do espírito da lei, ou seja, de sua própria razão de ser. 
O princípio protetor visa atenuar a desigualdade entre o trabalhador e o empregador. Alguns doutrinadores regulam o princípio de proteção através de três princípios: princípio pro operário, (na dúvida a interpretação é a favor do trabalhador), princípio da norma mais favorável (quando se interpreta duas ou mais normas jurídicas trabalhistas em relação ao mesmo tema, aplica-se a que seja mais benéfica ao trabalhador), princípio da condição mais benéfica (uma condição de trabalho já conquistada não pode ser substituída por outra menos vantajosa, na mesma relação de emprego – artigo 468 CLT), mas não fogem na regra de que deve se favorecer a quem se pretende proteger.
Múltipla escolha:
D
Caso concreto 3
Resposta Discursiva: Paulo não se enquadra em nenhuma espécie de trabalhadores presentes no direito do trabalho, pois como ele é pessoa física, suas funções eram desenvolvidas com habitualidade em horário comercial de segunda a sexta feira sendo exigida sua assinatura digital e pessoal e intransferível para cada trabalho, subordinado a empresa Infohoje ltda e recebendo 20% do valor de cada atendimento ele é considerado empregado e consegue obter o vinculo empregatício. 
Múltipla escolha:
A
Caso concreto 4
Resposta Discursiva: Deverá ser abordada a responsabilidade subsidiária disposta no artigo 10-A da CLT. ART 10-A. O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas de até dois anos depois de averbada a modificação de contrato, observada a seguinte ordem de preferencia (incluído pela Lei nº 13.467, de 2017).
Múltipla escolha:
A
Caso concreto 5
Resposta Discursiva:  
A) Sim. O agente platão terá êxito na Ação judicial trabalhista, fica evidenciado no caso o preenchimento de todos os requisitos necessários para que haja a ocorrência um vínculo empregatício que são : Pessoalidade, Subordinação, Onerosidade e continuidade.
 B) Platão faz jus ao pagamento de alguma parcela em decorrência da prestação de serviços acima referida?
Sim é direito do agente platão que receba as quantias referentes a rescisão trabalhista, Fgts e também temo direito a o seguro desemprego de acordo com a CLT, são direitos positivados por lei.
Múltipla escolha:
E
Caso concreto 6
Resposta Discursiva: estando presentes as características da relação de emprego, é legítimo o reconhecimento do vínculo de emprego entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no estatuto do policial militar. 
Múltipla escolha:
C

Continue navegando