Buscar

Lista de Exercícios_DT1_AV1_2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA AV1
1.Quais são as fases históricas do Direito do Trabalho? 
São elas; primitiva (escravidão, servidão e corporações de ofício), a fase das revoluções: 9francesa e industrial0, e o constitucionalismo social.
2. Segundo Américo Plá Rodrigues “Princípios são linhas diretrizes que informam normas e inspiram direta ou indiretamente uma série de soluções, pelo que podem servir para promover e embasar a aprovação de novas normas, orientar a interpretação das existentes e resolver casos não previstos.” Tomando-se por base o estudo dos princípios que informam o Direito do Trabalho, explique o princípio da inalterabilidade contratual lesiva. 
Expresso no Art. 468 da CLT; nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia. Esse princípio não impede alterações contratuais trabalhistas, que são comuns na prática, ele restringe as alterações lesivas onde o empregado é prejudicado. 
3. O princípio protetivo é entendido na doutrina majoritária como sendo o princípio cardeal do Direito do Trabalho, pois presta-se à proteção da parte hipossuficiente na relação empregatícia, projetando-se a uma busca ao equilíbrio que deve permear a relação entre empregado e empregador. Américo Plá Rodriguez considera que o princípio protetivo se manifesta em 3 (três) dimensões distintas, ou se divide em três subprincípios. Diferencie os princípios do in dubio pro misero e o da norma mais favorável.
Princípio In Dubio pro Misero – caso uma norma trabalhista comporte duas ou mais interpretações, deve-se interpretá-la da maneira pela mais favorável ao trabalhador. Vale, ainda, destacar que este é um princípio inerente ao Direito MATERIAL do Trabalho, não apresentando caráter processual. Princípio da Norma mais favorável – na hipótese de existência de DUAS OU MAIS normas trabalhistas igualmente aplicáveis ao caso concreto, deverá ser aplicada a mais benéfica ao trabalhador, independentemente de sua posição hierárquica no sistema jurídico.
4. O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condições estabelecidas em acordo coletivo de Trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva. Tal dispositivo vai de encontro a qual princípio informador da disciplina Direito do Trabalho?
O artigo 620 da CLT vai de encontro ao princípio da norma mais favorável (na hipótese de existência de DUAS OU MAIS normas trabalhistas igualmente aplicáveis ao caso concreto, deverá ser aplicada a mais benéfica ao trabalhador, independentemente de sua posição hierárquica no sistema jurídico.)
5. Entende-se por fonte o nascedouro do ordenamento jurídico, a fase preliminar. Algumas fontes são obrigatórias, no sentido de que, invariavelmente devem ser observadas para que haja a criação ou o surgimento de regras jurídicas. Sobre o tema fontes do direito do trabalho, diferencie as fontes materiais das fontes formais.
As fontes formais do direito são as formas de exteriorização do Direito, ou seja, são as leis, costumes etc. já as fontes materiais são os fatores que resultam no surgimento de normas que se baseia nos fatos e valores.
6. Ao estudarmos a jurisprudência aplicada à doutrina trabalhista, analisamos a possibilidade dessas manifestações judiciais serem consideradas fonte ou método de integração da norma trabalhista. Cite um exemplo de quando a jurisprudência pode ser considerada como fonte de direito do trabalho.
Pode ser considerada fonte do direito do trabalho quando as decisões forem de natureza especifica voltada a uma verdadeira proteção ao trabalhador permitindo a constituição de normas gerais com base na equidade.
7. Quanto à relação de emprego, aponte a alternativa correta:
a) Pessoa física que exerce o trabalho pessoalmente com subordinação, mediante salário e com habitualidade.
b) Pessoa física que exerce o trabalho pessoalmente de forma eventual, com subordinação, mediante paga remuneratória.
c) Pessoa física ou jurídica que exerce atividade com habitualidade e mediante paga remuneratória.
d) Pessoa física que exerce labor com total autonomia, mediante paga remuneratória mensal.
e) Pessoa física que exerce o trabalho com pessoalidade, subordinação, habitualidade e de forma voluntária.
De acordo com o Art. 3º da CLT- Considera-se empregada toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
8. No que se refere à relação de trabalho e à relação de emprego, assinale a opção CORRETA.
I. A relação de emprego é espécie da relação de trabalho, gênero que engloba a prestação de serviços do funcionário público, do empregado, do avulso, do autônomo, do eventual, do empresário.
II. Nos termos da CLT, considera-se empregada toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante pagamento de valor mensal.
III. Independente do poder de controle e fiscalização do empregador, não pode ele realizar revista íntima em suas empregadas.
IV. O contrato de trabalho será válido ainda que não realizado de forma expressa e por escrito.
V. A alteridade, a pessoalidade, a subordinação, a imprevisão e a exclusividade são requisitos do contrato de trabalho.
a. Apenas as alternativas I, III, e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c. Apenas as alternativas I, e III, V estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
I - ESTÁ CORRETA - BEZERRA LEITE informa que a relação de trabalho é o gênero, e a relação de emprego a espécie. Assim, todas as atividades humanas de prestação de trabalho é uma relação de trabalho, já a de emprego é caracterizada pela pessoalidade, continuidade, subordinação e onerosidade, sem olvidar da ajenidad e intencionalidade.
III - ESTÁ CORRETA - Afronta os direitos da personalidade e causa dano moral, passível de justa causa, nos termos do art. 482, alínea "j" e art. 483, alínea "e", inserido na CLT pela Lei de nº 9.799/1999 - Art. 373-A. Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado: VI - proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias.
IV - ESTÁ CORRETA - O art. 442 assim dispõe: "Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego". Já no Art. 443, a CLT assim destaca: "O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente".
Justificativas: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-trabalho/relacao-de-trabalho-e-de-emprego/questoesvas retiradas de: 
9. Francisca trabalha na residência de Olivia três vezes na semana como passadeira. Normalmente, o combinado é comparecer ao trabalho às terças, quintas e sextas, mas, quando é necessário, mediante prévia comunicação, comparece em outro dia da semana, desde que não sejam sábados, domingos ou feriados, nem datas comemorativas. Sua remuneração é feita e calculada por dia de trabalho e sua CTPS não foi assinada. Quando Francisca não comparece, não recebe o pagamento e não sofre nenhum tipo de sanção; entretanto, Olivia sempre solicita que a ausência seja previamente comunicada. Como deve ser classificada a relação de trabalho de Francisca? Justifique sua resposta.
Francisca é empregada doméstica de acordo com o Art. 1º; Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei. Quantoa sua carteira de trabalho, ela deverá ser obrigatoriamente apresentada (Art. 9 A Carteira de Trabalho e Previdência Social será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo empregado ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para nela anotar, especificamente, a data de admissão, a remuneração e, quando for o caso, os contratos previstos nos incisos I e II do art. 4. )
10. A condição de empregado pressupõe
a) a prestação de serviços com pessoalidade, de forma não eventual e sob dependência econômica do empregador.
b) a não eventualidade na prestação dos serviços e a subordinação jurídica ao empregador.
c) a prestação de serviços nas dependências do empregador e sob dependência econômica.X
d) o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social e a subordinação jurídica ao empregador.
e) o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social, o controle da jornada de trabalho e a dependência econômica ao empregador.
Obs: art 3 da clt, Jus Brasil. Art. 3º CLT - Considera-se empregada toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
11. Pedro é policial militar da ativa no Estado de São Paulo e nos dias de folga trabalha como vigilante na Joias Ouro Ltda, três dias por semana, em jornada de 8 horas diárias, recebe salário mensal e não pode ser substituído por qualquer preposto. Pedro recebe ordens diretas de João Carlos, gerente da loja. Pedro não teve a CTPS anotada pela loja.
Com relação ao reconhecimento de vínculo empregatício, nesta situação hipotética, existe uma relação de emprego? Justifique sua resposta.
 Sim a parrir do momento que ele recebe ordens diretas do gerente da loja, possui rotina efetuada com frequencia e recebe mensalmente por isso pode ser considerado vinculo empregaticio caso um dos lados queira forma legalizar a situacao.
12. A respeito dos requisitos caracterizadores da relação de emprego constantes na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), informe se é verdadeiro (V) ou falso(F) justificando sua resposta.
a) ( V) Pessoalidade: empregado é um trabalhador que presta pessoalmente os serviços ao empregador. O contrato de trabalho é ajustado em função de determinada pessoa, razão porque é considerado intuitu personae. Assim, o empregador tem o direito de contar com a execução dos serviços por determinada e específica pessoa e não por outra qualquer.
b) (F ) Subordinação: é requisito facultativo da relação de emprego, já que os trabalhadores autônomos são empregados e não se submetem à subordinação.
c) (V ) Habitualidade: empregado é um trabalhador não eventual, que presta continuamente seus serviços. Deve haver habitualidade na prestação laboral, já que o contrato de trabalho é de prestação sucessiva, que não se exaure em uma única prestação.
d) (V ) Onerosidade: empregado é um trabalhador assalariado, portanto, alguém que, pelo serviço que presta, recebe uma retribuição.
A subordinação é um requisito obrigatório para configurar a relação de emprego, sendo assim o item B é falso.
13. Rosa, uma jovem senhora, conheceu Laura em um chá da tarde, uma mulher mais velha, viúva e que morava sozinha. Com o tempo, ambas ficaram muito amigas e Laura, detentora de muitos bens e de boa condição financeira, convidou Rosa para morar consigo. Rosa acompanhava Laura em todas suas viagens e passeios, todos suportados financeiramente por Laura que também pagava todas as despesas da casa. Rosa, por sua vez, cuidava dos afazeres domésticos e da saúde de Laura pela amizade que existia entre elas. Laura faleceu e seus herdeiros exigiram que Rosa saísse do imóvel. Sem ter como se sustentar sozinha, Rosa ajuizou reclamatória trabalhista, requerendo o reconhecimento de vínculo empregatício como trabalhadora doméstica, bem como o pagamento de todas as verbas inerentes, pelas atividades que desenvolvia. Existe uma relação de emprego? Justifique sua resposta.
Não existe uma relação de emprego pelo fato de não preenchimento dos requisitos da subordinação jurídica e onerosidade, ou seja, não se configurou o shopp.
14. Com o intuito de contribuir para o aprendizado dos alunos de uma escola da rede pública municipal, Sherazade oferece, gratuitamente, seus serviços como “contadora de histórias para crianças”. A Diretora da escola aceita a proposta, especificando os dias da semana em que o trabalho deverá ser desenvolvido, bem como algumas diretrizes a serem observadas pela ofertante.
Depois de cinco anos atuando como “contadora de histórias” na escola municipal, Sherazade propõe reclamação trabalhista em face do Município, solicitando o reconhecimento de vínculo empregatício. Essa relação pode ser configurada como uma relação de emprego? Ela atende aos requisitos da relação de emprego? Justifique sua resposta.
Não pode ser configurada como uma relação de emprego pela ausência do principio da onerosidade e subordinação. Não atende ao requisitos. 
15. Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, súmulas e outros enunciados de jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho
a) não poderão criar obrigações que não estejam previstas em lei.
b) poderão criar obrigações que não estejam previstas em lei.
c) poderão criar obrigações desde que não haja violação das normas de ordem pública.
d) poderão restringir direitos legalmente previstos, desde que haja contrapartida em favor do trabalhador.
e) poderão criar obrigações que não estejam previstas em lei, desde que fiquem excepcionadas as empresas em recuperação judicial.
Resposta de acordo com o Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público.

Outros materiais