Buscar

AVALIANDO DE SAUDE DA CRIANÇA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502517825)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Jéssica nasceu hoje, na trigésima primeira semana de gestação, sem maiores alterações neurológicas. Mesmo antes de ir avaliá-la, sabendo dessas informações, podemos afirmar que Jéssica:
		
	
	Como Jéssica não tem alterações neurológicas, devemos esperar que ela esteja fisiologicamente da mesma forma que uma criança termo, assim como os movimentos e posturas que realiza estarão iguais aos da criança termo.
	
	Jéssica está com hipotonia global associada a flexão fisiológica normal e global.
	
	A idade corrigida de Jéssica corresponde a um mês e meio de vida.
	
	Possui flexão fisiológica normal, que aos poucos, será reduzida.
	 
	Jéssica está com hipotonia global e ausência da flexão fisiológica normal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502555759)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns autores sugeriam que o controle motor ocorre devido a reflexos organizados hierarquicamente no sistema nervoso, mas não esclarece a dominância do comportamento reflexo que acontece em algumas situações como no exemplo da pisada em um prego que leva a uma resposta reflexa estereotipada de retirada imediata da perna. Este enfoque foi desenvolvido com base na união de duas teorias. São elas:
		
	 
	Teoria Hierárquica e Reflexa
	
	Teoria da Ação Dinâmica e Ecológica
	
	Teoria dos Sistemas e Reflexa
	
	Teoria Ecológica e Hierárquica
	
	Teoria Reflexa e Sistemas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502987258)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a resposta esperada quando é dado um estímulo com o objetivo de testar a Reação Cervical de Retificação, em um bebê saudável com 20 dias de nascido.
		
	 
	Rotação em bloco do tronco para onde a face foi virada.
	
	Flexão com abdução dos braços, seguida de retorno a postura de repouso.
	
	Extensão dos braços e das mãos em direção ao solo.
	
	Extensão da cabeça com extensão de tronco e membros.
	
	Extensão do cotovelo do lado para onde a face foi virada e flexão do cotovelo do lado oposto.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502555756)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise a seguinte afirmativa: "poderíamos caminhar com diversos tipos de velocidade de macha, mas normalmente caminhamos em um ritmo preferido que é individual e pode variar segundo exigências ambientais." Esta manutenção do ritmo da marcha diz respeito a qual das teorias do controle motor?
		
	
	Teoria dos Sistemas
	 
	Teoria Ecológica
	
	Teoria Hierárquica
	 
	Teoria da Ação Dinâmica
	
	Teoria Reflexa
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502555760)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto a teoria do controle motor da Ação Dinâmica, é correto afirmar que:
		
	
	Os reflexos são considerados a unidade básica do movimento, assim os movimentos mais complexos seriam formados por uma junção de reflexos
	 
	As variáveis denominadas parâmetros de controle regulam as alterações no comportamento de todo o sistema. Uma alteração critica destas variáveis em um dos sistemas induz a um novo movimento.
	
	Dá grande ênfase à percepção que ao contrario das demais teorias que apontavam a sensação como fator mais importante no controle motor
	
	O movimento acontece devido a programas motores que são ativados por processo central e estímulo sensorial, assim pode ocorrer na ausência de uma ação reflexa
	
	O centro superior contém toda a informação necessária para o movimento e pode ou não usar o feedback externo ou interno para regular o movimento
	
	1a Questão (Ref.:201502555765)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São considerados Fatores de Risco Biológico para bebê:
		
	
	Mielopatias
	
	Pé torto Congênito
	
	Síndrome de Down
	 
	Peso inferior a 1500g
	
	Torcicolo Muscular Congênito
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502513937)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Guilherme é uma criança com 2 anos e meio de idade que foi ao consultório fisioterapêutico para que fosse realizada uma avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor a pedido do pediatra. Ao iniciar a anamnese, a avaliação física e motora, verificou que era filho único, que o histórico gestacional era favorável, sem intercorrências no parto que fora natural e dentro do tempo previsto além de ter sido amamentado de forma normal. Ao investigar o cotidiano da criança, a mãe relatou que o menino ainda não frequentava a escola, não mostrava interesse por brincar com os brinquedos novos que ficavam guardados, mas que eram disponibilizados sempre que ele pedia. A mãe relatou também que o que ele mais gosta de fazer é assistir televisão e DVDs infantis. Os exames neurológicos estavam normais. Considerando o caso clínico acima, marque a alternativa que corresponda aos marcos do desenvolvimento psicomotor normal que o Fisioterapeuta espera na avaliação:
		
	
	Guilherme deve engatinhar, ficar ajoelhado e semi ajoelhado
	
	Guilherme deve andar sem apoio, subir em cadeiras, transferir objetos de uma mão para a outra
	 
	Guilherme deve correr, subir e descer escadas com apoio do corrimão, pular com os dois pés unidos
	
	Guilherme deve vestir-se sozinho, pular de um pé só, subir escadas sem apoio
	
	Guilherme deve bater palmas, apontar com o indicador, andar com apoio
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503171554)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A idade corrigida, também designada idade pós-concepção, traduz o ajuste da idade cronológica em função do grau de prematuridade. Embora não esteja totalmente esclarecido até quando devemos corrigir a idade do prematuro, a maioria dos autores recomenda utilizar a idade corrigida na avaliação do crescimento e do desenvolvimento até os 2 anos de idade, a fim de obter a expectativa real para cada criança, sem subestimar o prematuro ao confrontá-lo com os padrões de referência. Um bebê, atualmente com 6 meses de idade cronológica, nasceu com 30 semanas de idade gestacional. Assinale abaixo a idade corrigida para está criança aos 6 meses.
		
	
	4 meses e 20 dias
	
	2 meses e 10 dias
	
	5 meses
	 
	5 meses e 10 dias
	 
	3 meses e 20 dias
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502517801)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o recém-nato pré-termo que vai para a UTIN:
		
	 
	Existe grande mudança ambiental repentina, uma vez que o útero é totalmente adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, elimina a gravidade, facilita movimentos aleatórios, favorece estímulos proprioceptivos e vestibulares e auxilia a termorregulação. Por outro lado, a UTIN possui luminosidade intensa, barulho desagradável constante, expõe e recém-nato a constantes intervenções e não auxilia na termorregulação.
	
	Mesmo não sendo ambientes parecidos, a criança não sente grandes mudanças, pois ambos os ambientes são adaptados e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
	
	Não existe nenhum tipo de mudança que possa ser considerada como incomoda para a criança.
	
	Não existe grande mudança ambiental, pois apesar do parto em si ser traumatizante, uma vez que a criança vai para a UTIN, ela retorna a condições extremamente semelhantes ao útero, exceto pela segurança e termorregulação, que na UTIN são melhores que no útero.
	
	Existe pequena mudança ambiental, já que o útero é adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, facilita movimentos aleatórios e favorece estímulos vestibulares. Por outro lado, a UTIN é adaptada para a criança, favorece estímulos proprioceptivos e auxilia a termorregulação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502517694)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A identificação de desenvolvimento atípico o mais precoce possível facilita na recuperação do atraso motor. Qual desses achados clínicos faz parte do desenvolvimento atípico?
		
	
	permanência em pé e andar com apoio das mãos até os 12 meses.
	
	presença dos reflexos de moro, RTCA até os 4 meses de vida.presença dos reflexos primitivos, não fixados, no primeiro trimestre.
	
	controle da região cervical aos 4 meses de vida na posição de decúbito ventral.
	 
	alterações no tônus muscular e reações de proteção e equilíbrio ausente.
	
	1a Questão (Ref.:201502517820)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente A.F.S., 3 anos. Chegou em seu consultório de fisioterapia acompanhado pela mãe, que relata ter esquecido o encaminhamento médico em sua casa e não sabe dizer o nome da doença de seu filho. Em sua avaliação, você percebe que o paciente apresenta paralisia de membros inferiores com perda da sensibilidade cutânea, ausência de controle urinário e fecal, deformidades músculo-esqueléticas e cicatriz extensa em região de coluna lombar alta. Ao questionar a mãe sobre a cicatriz, ela afirma que a criança necessitou de cirurgia devido à lesão com exposição de tecido nervoso não recoberto por pele que a criança apresentava desde o nascimento. O provável diagnóstico desde paciente é:
		
	 
	Mielomeningocele
	
	Medula presa
	
	Paralisia braquial obstétrica
	
	Lipomielomeningocele
	
	Síndrome de West
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503057653)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As vias aéreas da criança apresentam algumas diferenças em relação à dos adultos, o que acaba favorecendo o surgimento de Comorbidades Respiratórias. Marque abaixo a única alternativa que não se refere às particularidades das vias respiratórias da criança.
		
	 
	Ao contrário do adulto, a musculatura torácica da criança é imatura e não garantem um bom suporte estrutural e nem ventilatório.
	 
	Durante a deglutição a laringe provê uma conexão direta com a nasofaringe. Isto cria duas passagens praticamente separadas, permitindo a criança que respire e alimente-se ao mesmo tempo.
	 
	As costelas da criança são horizontalizadas, desta forma, o diâmetro A-P do tórax modifica-se bastante durante a inspiração, isto favorece o trabalho de descida do diafragma
	 
	As vias aéreas de condução na criança são menores e mais estreitas do que as do adulto;
	 
	A epiglote infantil é mais longa, menos flexível e mais horizontal;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502982557)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando seus conhecimentos sobre a encefalopatia crônica da infância marque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas
		
	 
	A encefalopatia crônica da infância pode ser adquirida antes, durante ou após o nascimento;
	 
	O termo Paralisia cerebral é adequado, tendo em vista que há ausência total das atividades físicas e mentais;
	 
	É um distúrbio crônico e progressivo do cérebro em desenvolvimento;
	 
	A encefalopatia crônica da infância pode trazer prejuízos motores que variam conforme a área cerebral lesada;
	 
	Também conhecida como Paralisia cerebral (PC) é caracterizada por alteração do movimento e ou postura, secundária a uma lesão não progressiva do cérebro em desenvolvimento;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503065568)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria sofreu anoxia cerebral durante o seu parto, resultando num quadro de quadriplegia espástica. Atualmente ela tem 4 anos de idade e iniciou tratamento fisioterapêutico em um novo setor de fisioterapia. Durante a avaliação fisioterapêutica foi detectada espasticidade grave. Quando a mãe de Maria foi questionada sobre os medicamentos dos quais Maria faz uso, ela relatou apenas anticonvulsivante. A última consulta com o neuropediatra aconteceu há 1ano. A mãe de Maria é empregada doméstica e não tem contato com o pai da paciente. Ela mudou de cidade, pois seu ex-marido a ameaçou de morte, já que ela o denunciou por agressão física. Segundo sua mãe o auxilio do governo não dá para pagar a consulta médica e a última vez que foi ao posto não tinha neuropediatra. Do ponto de vista de conduta do profissional e do código de ética da profissão de fisioterapia, como deve agir o fisioterapeuta?
		
	 
	Deve orientar a mãe de Maria a procurar a secretaria de saúde do município, junto com o encaminhamento para neuropediatra e/ou para assistente social para que a mesma viabilize a consulta junto ao neuropediatra. E realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	Sabendo que a espasticidade grave é o principal limitador do desenvolvimento motor desta paciente, ele deve indicar o uso de um medicamento para diminuir o grau de tal espasticidade.
	
	Apenas traçar os objetivos de tratamento fisioterapêutico e realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	Encaminhar a mãe de Maria para a farmácia social do município com a solicitação do medicamento para diminuir a espasticidade, já que ela não tem condição financeira para comprar.
	
	Comentar o quadro de Maria com um neuropediatra e solicitar um medicamento adequado para Maria e dá-lo a sua mãe no próximo atendimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503015209)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Atrofia muscular espinhal e uma doença caracterizada pela degeneração das células do corno anterior da medula, causando prejuízos a vários grupos musculares dentre os quais podemos destacar fraqueza em:
		
	 
	grupos musculares do tronco e músculo diafragma.
	 
	grupos musculares proximais dos membros e tronco.
	
	nenhuma das respostas acima.
	
	musculo esternotireoideo e músculo diafragma.
	
	grupos musculares proximais membros e esternotireoideo.
	1a Questão (Ref.:201502517809)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Condição patológica do trato gastrointestinal que frequentemente ocorre durante as seis primeiras semanas de vida em prematuros com menos de 2000g.
		
	
	Infecção viral do feto e do neonato
	
	Retinopatia da prematuridade
	
	Síndrome alcoólica fetal
	
	Acidose metabólica
	 
	Enterocolite necrosante
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503074935)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a alternativa que corresponda a patologia neurológica que se desenvolve na criança com sinais e sintomas que se manifestam principalmente em meninos com espasmos musculares em flexão, involução do desenvolvimento neuro psico sensório motor, hipotonia e aumento da produção da secreção brônquica.
		
	 
	Síndrome de West
	 
	Distrofia de Duchenne
	
	Síndrome de Down
	
	Síndrome de Rett
	
	Encefalopatia Crônica da Infância
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502555766)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São considerados Fatores de Risco Ambiental para o bebê:
		
	
	Necessidade de ventilação mecânica por 36 horas ou mais
	
	Mielopatias
	
	Infecção
	 
	Abuso materno de drogas e álcool
	
	Idade gestacional menor ou igual a 32 semanas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503001045)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São características do 1º mês de vida:
		
	 
	Ao ser puxado para sentar apresenta atraso total da cabeça.
	
	Reflexos e reações estão ausentes, mas são fáceis de serem estimulados
	
	Presença da astasia e abasia
	
	O nível de força de extensão do tronco está em região lombar
	
	Padrão extensor e postura simétrica
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502517686)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	G.K.F., sexo masculino, com idade cronológica de três anos e motora de seis meses, com paralisia cerebral do tipo espástica, recebe tratamento fisioterápico. O fisioterapeuta inicia o posicionamento na postura bípede. Qual o objetivo principal deste exercício?
		
	
	Aumentar o tônus muscular.
	 
	Treinar a deambulação.
	
	Realizar a integração sensorial.
	 
	Prevenir a luxação da articulação coxofemoral.
	
	Alongar o músculo quadríceps.

Continue navegando