Buscar

ESTUDO DIRIGIDO GESSOS COM RESPOSTAS

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Gessos odontológicos
Classifique os materiais dentários e diga em qual das classificações os gessos, ceras e materiais de moldagem estão inseridos.
São materiais usados para substituir parte dos dentes perdidos. São utilizados para manter a saúde bucal, prevenção de cáries, para confecção de restaurações de longa e curta duração... 
Podem ser de: 
 Metais 
 Cerâmica 
 Polímeros (várias partes unidas que vão formar um composto) 
 Compósitos (composição de 2 ou mais materiais diferentes. Ex: fibra de vidro incorporada no interior de um material polimérico) 
Propriedades: é definida como a intensidade de resposta a um determinado estimu lo. 
Gesso: polímeros
Cera:
Materiais de moldagem: moldeira: metais materiais de moldagem: polímeros
2) Dependendo do processo de calcinação da gipsita (di-hidrato), diferentes formas de hemi-hidrato podem ser obtidas, são elas:
- α hemi-hidrato
- α hemi-hidrato modificado
- β hemi-hidrato
Escreva as principais diferenças entre os tipos de hemi-hidrato e em qual tipo de gesso são utilizados.
Tipos de partículas: 
Beta – hemiidratado (obtido por processo rudimentar – caldeira a céu aberto) 
Gama – hemiidratado (autoclave) 
Gama – hemiidratado modificado 
 
Partículas: 
Beta hemiidratado: aquecimento em caldeira exposta ao ar 
Gama hemiidratado: aquecimento sob pressão e vapor (autoclave) 
Gama hemiidratado modificado: desidratado com succinato de sódio em autoclave 
Física: Beta cristais porosos de formato irregular – consome mais água 
 Gama cristais densos de formato mais regular – consome menos água
Classificação e tipos de gesso: 
Tipo I: gesso para moldagem (gesso Paris) 
Tipo II: gesso comum branco 
Tipo III: gesso pedra amarelado acinzentado 
Tipo IV: gesso pedra de alta resistência (gesso especial) colorido 
Tipo V: gesso pedra de alta resistência mecânica e expansão de presa modificada 
O que varia basicamente é a resistência mecânica. 
 
Indicações: 
Tipo I: moldagem (uso reduzido) 
Tipo II: modelos de estudo, preenchimento de muflas 
Tipo III: modelos finais 
Tipo IV: troqueis e modelos de precisão 
Tipo V: troqueis (ligas com alta contração de solidificação) 
 
Diferença entre os tipos de gesso: 
Tipos I e II beta hemiidratado
3) Defina:
Tempo de espatulação: é o tempo que se tem para manipular determinado material, espatular o material até se obter uma mistura homogênea. 
Tempo de trabalho: é o tempo que se tem para trabalhar com o material sem que este sofra a reação química desejada posterior deste tempo. tempo total desde o início da mistura até o momento em que a moldeira pode ser posicionada na boca do paciente sem que haja distorção. 
Tempo de presa: é o tempo decorrido do inicio da mistura do material até que o mesmo se torne rígido o bastante para resistir a deformação permanente.
4) O gesso tem 2 tempos de presa. Um tempo de presa inicial e um tempo de presa final. Dê as características do gesso em cada tempo de presa e explique porque não se deve tentar 
Manual utilizando cuba e espátula para gesso (metálica). A cuba usada para gesso deve ser exclusiva para esse fim. Tempo de espatulação manual: 1 min; Tempo de trabalho: 3 min, aquele desejável para se usar a mistura com consistência tal que permita a sua utilização; Tempo de presa: 30 min a 1h ( de acordo com o fabricante), tempo que vai do início da mis tura do pó com a água até que o material endureça.
Reação de presa: 
 
Logo após ter sido vazado a superfície do gesso apresenta-se molhada e brilhante; Após certo tempo, ocorre a perda do brilho superficial = Tempo de perda de brilho; significa o fim do período de indução, antecede o tempo de presa inicial; A reação ocorrida é exotérmica - libera calor Maior quantidade de agua será maior o tempo de presa Menor núcleos de cristalização Maior porosidade 
 Velocidade de presa: A velocidade de presa pode ser controlada quando são adicionados à mistura aceleradores como o sulfto de potássio, o cloreto de sódio e a água gessada, ou retardadores como o citrato de sódio e o bórax; A água gessada é obtida através da mistura do pó do sulfato de cálcio diidratado e água. Quando a água gessada é adicionada ao hemidrato leva a alteração do tempo de presa, agindo como um acelerador. 
 
Agentes Químicos (Aceleradores e Retardadores) Já são adicionados pelos fabricantes Aceleradores -quando o agente químico adicionado diminui o tempo de presa. Ex: cloreto de sódio 2 e sulfato de potássio 2 a 3%; Retardador: quando o agente químico adicionado aumenta o tempo de presa. Ex: citratos, acetatos e boratos 
Temperatura da água Quanto maior a temperatura da água menor o tempo de presa (até 50°C). Se a temperatura for maior que 50°C, o tempo de presa aumentará.
5) Na teoria existem 3 mecanismos que podem possibilitar o controle do tempo de presa do gesso. Explique cada um deles.
Vazamento do gesso: 
 
O uso de um vibrador é muito útil para evitar a formação de bolhas as quais diminuem a resistência e produzem superfícies sem precisão 
1- Deposita-se uma pequena quantidade de gesso em um dos bordos da moldagem fazendo-se escoar para o interior do molde através de uma mudança gradativa da posição da moldeira sobre o vibrador. 
2- Após o total preenchimento das superfícies das coroas (dentados torais e parciais) proporções maiores de gesso poderão ser adicionadas 
3- Aguardar a presa conforme o tipo de gesso utilizado 
6) Na prática, existem mecanismos que podem diminuir o tempo de presa (acelerar a reação) e mecanismos que podem aumentar o tempo de presa (retardar a reação). Explique em termos de “tempo de presa” e “resistência do gesso” o que ocorre quando há:
Aumento da relação água/pó (A/P): Se aumenta a quantidade de agua, aumenta o tempo de presa porque o gesso fica mole. Se vc aumentar a água vai aumentar o tempo de presa Porém vai ficar Mole e vc conseguir dominar ele na espátula não é fácil Automaticamente vc vai derrubar tudo é vai ter q manipular de novo com a quantidade certa Agora se vc aumentar a água e o pó na mesma proporção não vai aumentar o tempo de presa.
Aumento do tempo de espatulação: EndureceVai espatular demais vai dar o tempo da presa vai endurecer e vc vai perder a manipulação Do material
Adição de cloreto de sódio ou sulfato de potássio ou sulfato de sódio em baixas concentrações
Adição de bórax em concentrações maiores que 0,08 g/L: 
Utilização de “água gessada” na manipulação do gesso: Quando a água gessada é adicionada ao hemidrato leva a alteração do tempo de presa, agindo como um acelerador.
7) Por que ocorre uma expansão do gesso durante a reação de presa? Qual o método mais efetivo para controle da expansão de presa?
A expansão da presa ocorre quando o A/P é menor, logo maior é a expansão da presa, pode também ser observado em subdivisão:
Expansão de endurecimento higroscópica: Ocorre durante a reação de presa, devido a uma quantidade adicional de água que proporciona uma maior expansão.
Expansão de presa: ocorre durante a reação de presa e está ligada à formação de cristais que durante o seu crescimento se afastam. A maioria dos gessos odontológicos contêm em sua composição substâncias retardadoras e aceleradoras da reação de presa. Isto faz com que o tempo de trabalho e o de presa sejam compatíveis para o uso, embora sirvam também para controlar a expansão de presa.
O método para controle dessa expansão é equilibrar o A/P para sucesso no resultado final da presa. 
EXPANSÃO DE PRESA :Resultante do choque entre os cristais de gesso
EXPANSÃO NORMAL DE PRES A DE 0,2 A 0,4%
8) Qual é o nome da expansão que ocorre durante a presa do gesso sob a água? Porque esta expansão é maior do que a expansão normal de presa?
Expansão de endurecimento higroscópica: Ocorre durante a reação de presa, devido a uma quantidade adicional de água que proporciona uma maior expansão.
EXPANSÃO HIGROSCÓPICA
Fenômeno observado quando o gesso entra em contato com a água antes da sua presa inicial (perdade brilho)
Valores atingem o dobro da expansão normal de presa, é mportante em revestimentos para fundição
Expansão de endurecimento higroscópica é o nome que se dá ao processo que ocorre durante a presa do gesso sob a água. Ela se dá durante a reação de presa, devido a uma quantidade adicional de água que proporciona uma maior expansão. 
9) Monte uma tabela com os 5 tipos de gesso e suas características. Qual a especificação da ADA que classifica os gessos?
	 
Tipo
	Faixa de expansão de presa ( % )
	Resistência à compressão (MPa)
	Reprodução dos detalhes (um)
	Gesso comum
	0 – 0,30
	9,0
	75 +/- 8
	Gesso pedra
	0 – 0,20
	20,0
	50 +/- 8
	Gesso pedra de alta resistência / baixa expansão
	0 – 0,15
	35,0
	50 +/- 8
	Gesso pedra de alta resistência / alta expansão
	0,16 – 0,30
	35,0
	50 +/- 8

Continue navegando