Buscar

FISIO SAUDE DA MULHER bdq

Prévia do material em texto

FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 05/09/2017 17:12:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308986457)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um grupo de 6 gestantes de baixo risco, sendentárias antes de engravidar, reúne-se semanalmente para praticar atividade física desde que tinham 15 semanas de idade gestacional. Atualmente, a idade gestacional delas varia de 23 a 27 semanas. Como elas não dispõem do acompanhamento de nenhum profissional de saúde para o exercício, confira abaixo se estão praticando corretamente ou não. (1 ponto) I- Todas realizam alongamentos apenas da musculatura de quadríceps femoral e peitoral, por 4 segundos. II- Três vezes por semana realizam caminhada por 50 minutos, num ritmo em que conseguem andar e falar, sem que ocorra batimento de asa de nariz. III- Elas acreditam que podem continuar fazendo a caminhada até o final da gravidez. IV- As gestantes fazem a caminhada com tênis e roupa bem aquecida, pois acreditam que seja bom suar bastante para manter o ganho de peso adequado.
		
	 
	Apenas os itens II e III são corretos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	
	Apenas o item I é falso.
	
	Apenas o item II é correto.
	
	Apenas o itens ímpares são corretos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309010250)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308901883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a atividade física na gestação, indique a correta:
		
	 
	A prática de atividade física deve ser realizada de forma regular, com intensidade de leve a moderada, sendo uma das formas de determinação a faixa de frequência cardíaca (FC) de 60-75% da frequência cardíaca máxima (FCM).
	
	Um dos objetivos da atividade física é o controle e prevenção do diabetes gestacional, em decorrência da atividade física levar a uma diminuição da sensibilidade à insulina.
	
	O treino de equilíbrio em superfícies irregulares e o treino de apoio unipodal devem ser realizados na gestação, pelas alterações que apresentam.
	
	O centro de gravidade na gestante se desloca anteriormente e inferiormente, em virtude do aumento do útero e das mamas, sendo importante o fortalecimento muscular como técnica de tratamento.
	
	É importante a diminuição da intensidade dos exercícios durante a gravidez, em todas as gestantes, em razão das alterações decorrentes de fatores hormonais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308838454)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual é o hormônio peptídico produzido pelo corpo lúteo, sendo somente liberado na gravidez?
		
	 
	Relaxina
	
	Progesterona
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	Ocitocina
	
	Estrogênio
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309010233)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MBRV, 28 anos, G1, P0, A0, 18sIG, apresenta edema em MMII e dispnéia. Nega diabetes, HAS ou anemia. Peso pré-gestacional 55,8kg e peso atual 59,4kg. Profissão: dentista. Refere dor no MSD e pescoço. A única intercorrência na gestação foi baixa implantação da placenta no primeiro mês, ao US já está com implantação normal. Faz uso de suplemento vitamínico apenas. Sedentária antes e durante a gestação. Foi ao fisioterapeuta pois quer ter uma gravidez tranquila. Aponte a melhor alternativa sobre o que a fisioterapia pode proporcionar à gestante em questão.
		
	
	A gestante deverá optar entre submeter-se a drenagem linfática manual ou a realização de alongamentos e exercícios globais moderados, pois as duas atividades são incompatíveis.
	 
	A drenagem linfática manual só deverá ser realizada após as 30sIG, associada com exercícios respiratórios.
	
	Como a gestante era sedentária antes de engravidar, a melhor opção é que ela não inicie nenhuma atividade física ou fisioterapêutica durante o período gestacional.
	
	Uma excelente opção para a gestante é a prática de corrida 2x/semana por 30min., seguida de alongamento da musculatura da cadeia anterior.
	 
	A gestante já deve submeter-se a drenagem linfática manual pois apresenta edema. Alongamentos e exercícios globais moderados e sem impacto também devem ser praticados pois contribuem para o bem-estar da gravidez, especialmente pela atividade profissional que realiza.
		
	3
	1a Questão (Ref.: 201308907637)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a dor pélvica crônica marque verdadeiro (V) ou falso (F).
		
	 
	O tratamento farmacológico para a dor pélvica crônica consiste apenas em fármacos analgésicos.
	 
	Dentre os recursos fisioterapêuticos para o tratamento da dor pélvica crônica podemos citar o TENS convencional, TENS burst, termoterapia com compressas quentes e ondas curtas e massagem do tecido conjuntivo.
	 
	Admite-se que mais de 85% das pacientes com dor pélvica crônica apresentam disfunções do sistema musculoesquelético, incluindo hiperlordose lombar, hiperextensão de joelhos e anteriorização pélvica, assim como espasmo do músculo levantador do ânus e síndrome do piriforme.
	 
	As mulheres que apresentam dor pélvica crônica podem desenvolver um quadro de alodinia e hiperalgesia devido a um mecanismo de adaptação do SNC e SNP ao tempo prologando de exposição a dor.
	 
	A dor pélvica crônica é uma situação bastante frequente entre a população feminina. Atualmente a prevalência dessa afecção é de 50% entre as mulheres.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308507890)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A involução do útero durante o puerpério imediato ocorre devido à constante atividade contrátil uterina. Esse fato promove a _________________ do sítio placentário e pode ser acelerado com a lactação, pois o hormônio _______________ atua ___________________ do leite e ___________________ do útero.
		
	
	hemostasia; ocitocina; na contração; na ejeção
	 
	hemostasia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; prolactina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemostasia; prolactina; na ejeção; na contração
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308845824)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A maior parte da literatura aponta aumento da lordose lombar como a principal compensação postural ao crescimento uterino" (LEMOS A., 2013). Reflita sobre estaafirmação e escolha a única opção que a justifica.
		
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e diminuição da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação posterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a retração do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital torácica e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	 
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308931647)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A população feminina brasileira totaliza mais de 98 milhões de mulheres. São as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), seja para o seu próprio atendimento ou acompanhando seus familiares, representando 50,77% da população brasileira. Por isso, a vivência do climatério pelas mulheres está cada vez mais presente, e demanda estratégias que melhorem a qualidade de vida nesse período. A atenção integral à saúde da mulher pressupõe assistência em todas as fases de sua vida. O climatério, por compreender um período relativamente longo da vida da mulher, deve merecer atenção crescente da sociedade, pois a expectativa de vida após a menopausa é atualmente equivalente ao período de vida reprodutiva (Miranda et al, 2014). Reflita sobre as afirmações abaixo e indique o item correto.
		
	
	São sintomas raros do climatério: suores noturnos, fogachos, rigidez de nuca e mãos, perda do equilíbrio e diminuição da acuidade visual.
	 
	Quando a mulher climatérica apresentar dores musculares e/ou articulares, a fisioterapia poderá atuar por meio de eletrotermofototerapia, crioterapia, massoterapia e/ou terapia manual.
	
	A fisioterapia para o assoalho pélvico tem menos sucesso quando a mulher climatérica faz terapia de reposição hormonal.
	
	O uso de ultrassom de 3MHz e drenagem linfática manual é contra-indicado em mulheres climatéricas obesas.
	
	No caso de doenças cardiovasculares o fisioterapeuta não poderá realizar exercícios cardio-respiratórios.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308848189)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que a constipação intestinal pode impactar a vida do indivíduo. Reflita sobre os fatores de risco para esse distúrbio e marque o item verdadeiro.
		
	
	Neuropatias e frequente de adoçante na dieta.
	
	Doenças articulares e câncer.
	 
	Idade mais avançada e sexo feminino.
	
	Idade mais avançada e sexo masculino.
	
	Hipertireoidismo e neuropatia.
	 
4
1a Questão (Ref.: 201308928775)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Período que se segue ao parto, no qual os órgãos e sistemas sofrem processos regenerativos na tentativa de retornarem às condições pré-gestacionais. Com base nesse período marque a alternativa CORRETA.
		
	
	O puerpério se divide em três fases: imediata, intermediária e tardia.
	
	O puerpério imediato é o período que vai do momento imediatamente após o parto até 30 dias de pós-parto.
	
	O pós-parto é classificado como: imediato, remoto e tardio. Sendo o primeiro o período que vai do momento imediatamente após o parto até o 10 dia, o pós parto remoto é o período do 11 dia ao 45 dia após o parto e o tardio é o período que segue o 46 dia, sem dia preciso para finalizar.
	 
	O período que vai do momento após o parto até o 10 dia de pós-parto é classificado como pós-parto imediato.
	
	O puerpério intermediário vai do 11 ao 45 dia de pós-parto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309005255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo urodinâmico constitui-se na parte dinâmica da avaliação de uma paciente com queixas urinárias (Moreno, 2004). Apesar de ser um exame realizado pelo médico, o mesmo fornece informações muito relevantes para o tratamento fisioterapêutico. Das opções abaixo, indique a única verdadeira:
		
	
	Este exame fornece uma avaliação baseada na CIF (Classificação Internacional da Funcionalidade) sobre os sintomas objetivos que o paciente descreve.
	
	Este exame fornece uma avaliação baseada na CIF (Classificação Internacional da Funcionalidade) sobre os sintomas subjetivos que o paciente descreve.
	
	Este exame fornece uma avaliação subjetiva sobre os sintomas que o paciente descreve.
	
	Este exame fornece uma avaliação subjetiva e objetiva sobre os sintomas que o paciente descreve.
	 
	Este exame fornece uma avaliação objetiva sobre os sintomas subjetivos que o paciente descreve.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308393506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A lombalgia está definida como um sintoma que afeta a área entre a parte mais baixa do dorso da coluna e a prega glútea, podendo irradiar-se para os membros inferiores e é muito prevalente na gestação. Os principais fatores de risco da dor lombar na gestação são:
		
	
	O centro de gravidade desloca-se para cima e para frente devido ao alargamento do útero e das mamas.
	
	Uma lordose exagerada, fazendo com que sobrecarregue os músculos lombares e posteriores da coxa.
	
	O deslocamento do centro de gravidade, além da liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos.
	 
	Todas as questões acima estão corretas.
	
	Compensações posturais que ocorrerão para dar equilíbrio e estabilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308500295)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A paciente M.A.S. de 50 anos procurou o consultório fisioterapêutico para uma avaliação uroginecológica. Leia as afirmações abaixo e marque apenas a resposta verdadeira.
		
	 
	O exame da sensibilidade indica se há algum comprometimento do nervo pudendo, o qual inerva S2 a S4 e é responsável pela contração da musculatura do assoalho pélvico.
	
	O diário miccional deve ser indicado para que a paciente preencha em casa e entregue posteriormente ao fisioterapeuta, pois através dele o profissional poderá avaliar os hábitos de levantamento de peso, de ingestão de calorias e planejar melhor a terapia.
	
	Pode-se testar a capacidade de contrair a musculatura do assoalho pélvico com o equipamento de biofeedback, o qual pode ser de pressão, por eletromiografia ou por resistência.
	
	M.A.S. queixa-se de perda urinária quando salta e pratica atividade física. Pode-se dizer que a mesma tem incontinência urinária de urgência.
	
	A musculatura que o fisioterapeuta deverá testar manualmente é o esfíncter uretral externo, pois o mesmo é um músculo estriado, ou seja, voluntário podendo ser mensurada sua força através da escala de Oxford.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308998002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos órgãos reprodutores assinale a alternativa correta:
		
	
	Os grandes lábios fazem parte da vulva e são dobras cutâneas lisas que se estendem posteriormente a partir do clitóris.
	 
	As tubas uterinas são estruturas pares que conectam os ovários ao útero, onde normalmente se dá a fecundação.
	
	A genitália interna é formada pela vulva e pelo períneo.
	
	A genitália externa é formada peloútero, tubas uterinas, ovários, vagina e vulva.
	
	O útero relaciona-se anatomicamente anteriormente com o reto e posteriormente com a bexiga.
		
	 1a Questão (Ref.: 201308852510)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O processo de formação do câncer possui três estágios distintos, marque a opção correta em relação ao estágio de carcinogênese
		
	
	No estágio de promoção ocorre a ativação do prontooncogenese
	
	O estágio de progressão somente se inicia após a formação do tumor;
	
	No estágio de progressão obrigatoriamente deve haver a presença de sinais e sintomas
	
	O estágio de iniciação somente se inicia após a presença da célula maligna
	 
	No estágio de promoção ocorre a transformação da célula maligna
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308501389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo (INCA - Instituto Nacional de Câncer). Diante desta informação determine quais das opções abaixo são consideradas "câncer ginecológico".
		
	
	CA de ovário; CA de peritônio; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de endométrio.
	
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de duodeno; CA de endométrio.
	 
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de endométrio.
	
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de esôfago.
	
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de endométrio; CA de duodeno.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308827010)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O enfaixamento compressivo é de grande importância no tratamento do linfedema. Sobre essa técnica marque a opção INCORRETA:
		
	
	Pacientes com hipertensão arterial sistêmica grave não podem fazer uso deste procedimento.
	
	Promove a aumento da pressão tecidual.
	 
	Deve ser realizado após a drenagem linfática manual e os exercícios.
	
	Apesar de ter como efeito a profilaxia de trombose, é contraindicado na presença de trombo.
	
	É indicado para tratar linfedemas de grau dois ou mais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308423084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos fatores vesicais de Incontinência urinária é conhecida como bexiga hiperativa. Caracteriza-se por contrações involuntárias do músculo detrusor na fase de enchimento do ciclo da micção. Dentre os sintomas irritativos, que caracterizam a hiperatividade detrusora, podemos citar, EXCETO:
		
	
	Polaciúria
	
	Urgência miccional
	 
	Disúria
	
	Enurese
	
	Noctúria
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308417481)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O assoalho pélvico compreende um grupo de tecidos que cobre a abertura criada na base da pelve óssea e que tem a função de dar sustentação aos órgãos e estruturas da pelve. Assim, é correto afirmar:
		
	
	O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência fecal, não tendo atuação na continência urinária.
	 
	O canal vaginal mantém-se tenso à custa da contração dos músculos pubococcígeo, levantador do ânus.
	
	Alterações no funcionamento deste grupo de tecidos pouco interferem no controle da micção.
	
	Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho.
	
	O músculo detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
	 1a Questão (Ref.: 201308928775)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Período que se segue ao parto, no qual os órgãos e sistemas sofrem processos regenerativos na tentativa de retornarem às condições pré-gestacionais. Com base nesse período marque a alternativa CORRETA.
		
	
	O puerpério se divide em três fases: imediata, intermediária e tardia.
	
	O puerpério imediato é o período que vai do momento imediatamente após o parto até 30 dias de pós-parto.
	
	O pós-parto é classificado como: imediato, remoto e tardio. Sendo o primeiro o período que vai do momento imediatamente após o parto até o 10 dia, o pós parto remoto é o período do 11 dia ao 45 dia após o parto e o tardio é o período que segue o 46 dia, sem dia preciso para finalizar.
	 
	O período que vai do momento após o parto até o 10 dia de pós-parto é classificado como pós-parto imediato.
	
	O puerpério intermediário vai do 11 ao 45 dia de pós-parto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309005255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo urodinâmico constitui-se na parte dinâmica da avaliação de uma paciente com queixas urinárias (Moreno, 2004). Apesar de ser um exame realizado pelo médico, o mesmo fornece informações muito relevantes para o tratamento fisioterapêutico. Das opções abaixo, indique a única verdadeira:
		
	
	Este exame fornece uma avaliação baseada na CIF (Classificação Internacional da Funcionalidade) sobre os sintomas objetivos que o paciente descreve.
	
	Este exame fornece uma avaliação baseada na CIF (Classificação Internacional da Funcionalidade) sobre os sintomas subjetivos que o paciente descreve.
	
	Este exame fornece uma avaliação subjetiva sobre os sintomas que o paciente descreve.
	
	Este exame fornece uma avaliação subjetiva e objetiva sobre os sintomas que o paciente descreve.
	 
	Este exame fornece uma avaliação objetiva sobre os sintomas subjetivos que o paciente descreve.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308393506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A lombalgia está definida como um sintoma que afeta a área entre a parte mais baixa do dorso da coluna e a prega glútea, podendo irradiar-se para os membros inferiores e é muito prevalente na gestação. Os principais fatores de risco da dor lombar na gestação são:
		
	
	O centro de gravidade desloca-se para cima e para frente devido ao alargamento do útero e das mamas.
	
	Uma lordose exagerada, fazendo com que sobrecarregue os músculos lombares e posteriores da coxa.
	
	O deslocamento do centro de gravidade, além da liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos.
	 
	Todas as questões acima estão corretas.
	
	Compensações posturais que ocorrerão para dar equilíbrio e estabilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308500295)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A paciente M.A.S. de 50 anos procurou o consultório fisioterapêutico para uma avaliação uroginecológica. Leia as afirmações abaixo e marque apenas a resposta verdadeira.
		
	 
	O exame da sensibilidade indica se há algum comprometimento do nervo pudendo, o qual inerva S2 a S4 e é responsável pela contração da musculatura do assoalho pélvico.
	
	O diário miccional deve ser indicado para que a paciente preencha em casa e entregue posteriormente ao fisioterapeuta, pois através dele o profissional poderá avaliar os hábitos de levantamento de peso, de ingestão de calorias e planejar melhor a terapia.
	
	Pode-se testar a capacidade de contrair a musculatura do assoalho pélvico com o equipamento de biofeedback, o qual pode ser de pressão, por eletromiografia ou por resistência.
	
	M.A.S. queixa-se de perda urinária quando salta e pratica atividade física. Pode-se dizer que a mesma tem incontinência urinária de urgência.
	
	A musculatura que o fisioterapeuta deverá testar manualmente é o esfíncter uretral externo, pois o mesmo é um músculo estriado, ou seja, voluntário podendo ser mensurada sua força através da escala de Oxford.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308998002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos órgãos reprodutores assinale a alternativa correta:
		
	
	Os grandes lábios fazem parte da vulva e são dobras cutâneas lisas que se estendem posteriormentea partir do clitóris.
	 
	As tubas uterinas são estruturas pares que conectam os ovários ao útero, onde normalmente se dá a fecundação.
	
	A genitália interna é formada pela vulva e pelo períneo.
	
	A genitália externa é formada pelo útero, tubas uterinas, ovários, vagina e vulva.
	
	O útero relaciona-se anatomicamente anteriormente com o reto e posteriormente com a bexiga.

Continue navegando