Buscar

A cibercultura começou a fazer parte da vida humana a partir dos anos 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cibercultura começou a fazer parte da vida humana a partir dos anos 80, com a criação dos microcomputadores, com isso começa a comunicação virtual, cada vez mais presente no nosso dia a dia. E com cada novo sistema lançado no mundo, ela se torna ilimitada, um espaço, mesmo que virtual pode ser maior que o universo, com isso o mundo se torna cada vez mais depende da internet, seja pra conversar, buscar informação, uma transação bancária ou até mesmo jogos virtuais com resquício de realidade para as crianças jogarem e esquecerem o mundo real.
O termo cibercultura consiste em vários sentidos, mas pode entende-se pela relação da tecnologia, cultura e humana. As comunidades virtuais possibilitam uma maior aproximação entre o mundo inteiro, assim quem está no Brasil recebe informação de outros países em segundos, por exemplo, no continente Asiático com os terremotos no Japão ou alguma declaração do presidente norte-coreano. 
Pierre Lévy dizia que a cibercultura expressava o crescimento de um novo universo diferente de outras formas que vieram antes da ciber, ela se constrói sem um limite determinado, um novo dilúvio, segundo o próprio. 
Vivemos em um mundo que foi globalizado pelos internautas, o que era um processo de integração econômica, social, cultural e política, hoje atua acelerando o processo de globalização. Isso também envolve as indústrias do entretenimento e o comércio eletrônico, e que estão cada vez mais online no nosso cotidiano, em apenas alguns cliques por curiosidade sobre aquele produto, ficamos com ele em nossas abas de entretenimento até serem comprados. 
Infelizmente com a globalização, a internet também acaba se tornando um perigo, desde as pessoas mais inocentes como crianças, até os políticos mais conceituados, sendo criados jogos perigosos, como a famosa baleia azul, ou até mesmo globalizando grupos como os terroristas do Estado Islâmico. Hoje muitos acontecimentos que seriam noticiados nas emissoras televisivas, vão para internet num tuite, por exemplo, as ameaças dos radicais com montagens matando Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo, astros do futebol mundial, e que repercute durante muito tempo por conta das comunidades virtuais. Não apenas essas ameaças, mas outras declarações geram grandes debates, o que torna um problema para políticos, repórteres, e pessoas comuns.
A privacidade e a liberdade de expressão na internet ficam mais ameaçadas, pois geram muitos conflitos, independente do motivo, hoje na internet, você pode discutir por um motivo simples, como bolacha x biscoito e um motivo mais sério como a política, causando perdas de amizades e até conquistando haters (pessoas que fazem comentário de ódio criticando tudo o que você posta).
Os conflitos geraram e geram muitos casos interessantes, como os protestos, por exemplo, o que ficou famoso mundialmente, quando brasileiros se uniram contra o aumento da passagem, com apenas um evento no Facebook, conseguiram mobilizar várias pessoas. Também teve o fato, de juntaram para conseguir causar o impeachment da Presidente Dilma, o que não deu certo com o novo Presidente, Michel Temer. 
 Hoje a maior rivalidade na internet aqui no Brasil, são os defensores de coxinhas x petralhas, que fica cada vez maior a cada dia, principalmente agora chegando às eleições em 2018, fica mais evidente a rivalidade, que se torna até perigosa, pois acontecem muitas ameaças pelas duas partes. 
Com isso, muita coisa no mundo cibernético não são as mil maravilhas, a liberdade que deveríamos ter na internet, pode acabar virando um problema dependendo da sua opinião, poucas vezes os dois lados concordam com o que está escrito. Se você tem uma opinião mais forte, mesmo não caindo pra esquerda ou direita, os haters entram em ação e começam a te minar.

Outros materiais