Buscar

Estácio de Sá Teoria e Prática da Argumentação Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estácio de Sá Teoria e Prática da Argumentação Jurídica - 4 aula
Anotação Valéria Gregório Silva Marinho
Na prova pedirá, redija um paragrafo descrevendo a situação de conflito, deverá ser feito:
Fase de planejamento da argumentação
1º Elemento do argumento – 
SITUAÇÃO DE CONFLITO – deverá obter estasperguntas
O quê esta se discutindo – Se existe ou não a responsabilidade civil da escola pela lesão sofrida pela aluna. A lesão sofrida pela aluna é responsabilidade da escola?
Quem – Os envolvidos, A criança, a escola, e dependendo do que a escola vai alegar, a empresa fabricante
Quando e onde-Em 1 de agosto de 2008, na escola Primeiros Sonhos
Em agosto de 2008, Amanda Correia, 6 anos teve lesão grave no olho esquerdo decorrente ao uso de bambolê, em atividade pedagógica promovida pela professora da escola primeiro sonhos e em virtude do evento pretende (tendência/imparcialidade)ser indenizada por danos morais ou Amanda correia, propôs ação indenizatória em fase da escola primeiros sonhos, porque em agosto de 2008,feriu-se durante atividade pedagógica.... a ordem não importa, temos que dizer o que aconteceu, quem, onde e quando.
Apenas um paragrafo e tem que ser imparcial , para reconhecer qual a situação real do 
Elementos constitutivo da demanda,deve ser imparcial no primeiro momento.
TESE diferente de PEDIDO, é um ponto de vista que defendo para ser acolhida pelo magistrado
Problema
contextualização real
TESE – será melhor quando for amparada pela norma que diferente de lei, coerência com os fatos que posse reunir e comprovar e ainda razoabilidadeque é a característica fundamental para essa tese tenha uma boa acolhida no judiciário
SITUAÇÃO DE CONFLITO
Em agosto de 2008, Amanda Correia, 6 anos foi ferida no olho esquerdo por bambolê, em atividade pedagógica promovida pela professora da escola primeiros sonhos e em virtude do evento pretende (tendência/imparcialidade) ser indenizada por danos morais.
 Amanda correia, propôs ação indenizatória em fase da escola primeiros sonhos, porque em agosto de 2008, feriu-se durante atividade pedagógica.
TESE DE ACUSAÇÃO
A escola Primeiros Sonhos, deverá se responsabilizada, pela lesão gravíssima no olho esquerdo de Amanda Correia, de 6 anos, matriculada na mesma,cursando o primeiro ano do Ensino fundamental, quando, durante atividade recreativa pedagógica promovida pela professora durante horário das aulas, onde a mesma foi atingida pelo bambolê, que foi lançado de uma certa distância, e abrindo-se feriu gravemente o olho esquerdo da vítima,tendo a perda completa da visão esquerda.
De quem é a Responsabilidade
Art. 6 inciso 6do CDC , Efetiva prevenção ou proteção de bens patrimônias
EXERCÍCIO TEORIA E PRATICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
AULA -7 CASO AMANDA DE 6 ANOS FERIDO NO OLHO.
SITUAÇÃO DE CONFLITO
Em agosto de 2008, Amanda Correia, 6 anos teve lesão grave no olho esquerdo decorrente ao uso de bambolê, em atividade pedagógica promovida pela professora da escola primeiro sonhos e em virtude do evento pretende ser indenizada por danos morais e matérias.
 TESE DE ACUSAÇÃO
A escola Primeiros Sonhos, deverá se responsabilizada, pela lesão gravíssima no olho esquerdo de Amanda Correia, de 6 anos, matriculada na mesma, cursava o primeiro ano do Ensino fundamental, quando, em atividade recreativa pedagógica promovida pela professora durante horário das aulas, onde a criança foi atingida pelo bambolê, produto de péssima qualidade que foi adquirido para recreação escolar de menor impúbere.
Hipóteses : Condicional e causal
 Se a escola Primeiros Sonhos, tivesse adquirido produto de melhor qualidade, não ocorreria a lesão gravíssima no olho esquerdo da criança.
 Caso a escola primeiros sonhos, fizesse a supervisão dos produtos usados com crianças, certamente evitaria a abertura do bambolê e a perda da visão do olho esquerdo de Amanda de 6 anos.
 Uma vez que, comprovado a negligência da escola Primeiros Sonhos, por ter adquirido produto de péssima qualidade e sem que testasse o mesmo para prevenir possíveis acidentes, deveria ser condenada a pagar indenização, por ter tirado a visão de uma criança de 6 anos, alterando sua vida que nunca mais será normal , devido o olho esquerdo perfurado e completamente inutilizado e sua face assombrosamente deformada .
 Já que a escola primeiro sonhos, alega que a culpa é do fabricante do produto, a empresa Plastimóbil Ltda, ambas deveriam ser condenadas a pagar indenização a Amanda por ter seu olho esquerdo perfurado, inutilizado e seu rosto deformado, pela negligência da escola de adquiri produto sem exigir o fornecimento e a efetiva prevenção e proteção do bem jurídico de outrem, CDC Art. 6, e a empresa por fornecer produto de péssima qualidade ou defeituoso, sendo assim responsável pela efetivação, prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; causado pelo mesmo.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Ação de indenizatória em face da empresa Escola Primeiros Sonhos 
Negligência da escola faltou dever de cuidado e proteção
Negligência da empresa fabricante do bambolê Plastimóbil Ltda.
Defesa do consumidor
Deformação da face e olho perfurado pelo prego do bambolê
Sofrimento da vítima 
PERDA COMPLETA DA VISÃO
BAMBOLÊ não era um brinquedo ideal TINHA DUAS PONTAS UNIDAS POR UM PREGO
Produto de péssima qualidade 
ARGUMENTOS: PRÓ-TESE
 AUTORIDADE
 CAUSA E EFEITO
 
A escola Primeiros Sonhos deverá ser responsabilizada pela lesão gravíssima do bem jurídico, o olho esquerdo de Amanda correia, de 6 anos, matriculada na mesma, cursava o primeiro ano do Ensino fundamental, quando, durante atividade recreativa pedagógica promovida pela professora durante horário das aulas, foi atingida pelo bambolê , e pela negligencia de ter adquirido produto de péssima qualidade, como diz no código de defesa do consumidor – Lei 8078/90 no seu Art. 6 que a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; que , por outro lado, a empresa fabricando do produto defeituoso, o bambolê que tinha as duas pontas unidas internamente por um prego, que facilmente se soltou e atigiu a vítima no olho esquerdo provocando a perda total da visão, a Plastimóbil Ltda , também deverá ser responsabilizada no que reza no inciso 6 do Art. 6 do código do consumidor efetivação, prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; no decorrente dos fatos .

Outros materiais