Buscar

TRABALHO ALEXANDRE ATUALIZADO 05

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS- CAMPUS POÇOS DE CALDAS 
ANÁLISE TEMPORAL DO TURISMO DE MUNICÍPIO DE CAXAMBU MINAS GERAIS E COMO INFERE NA ECONOMIA LOCAL.
JOAQUIM DOS SANTOS
JOÃO PAULO MACIEL
RENATA DE LIMA SANTOS 
REBECA DE CARVALHO SILVA
POÇOS DE CALDAS
JUN/2018
RESUMO
O presente trabalho busca como objetivo fazer uma análise temporal sobre o turismo do município de Caxambu, a cidade faz parte do grupo de cidades inseridas no circuito da Estrada Real, destacando-se turisticamente como uma das principais cidades que desenvolveu a crenoterapia uso das águas no tratamento de algumas doenças, sendo um grande atrativo que os visitantes buscavam para se curar de tais doenças, vindo pessoas de todos os lugares. O município se desenvolveu ao redor das fontes, o comércio foi ganhando espaços, dessa forma, surge a necessidade das construções de pousadas e hotéis para acolher os visitantes, a economia local se desenvolveu e a cidade prosperou. Atualmente, o turismo em Caxambu sofre uma certa estagnação pelo fato da crenoterapia ter se tornado uma atividade obsoleta em contrapartida dos avanços da medicina. Embora o município conte com uma boa localização geográfica e sua geologia seja bastante propícia para o desenvolvimento de outros segmentos turísticos, a exemplo do turismo de aventura, rural entre outros, é possível perceber uma falta de incentivo do poder público em investir em estudos e recursos financeiros para aproveitar os atrativos naturais existentes no município, possibilitando o maior desenvolvimento econômico, gerando mais trabalho e renda a toda população.
Palavras chaves: Turismo, Caxambu, Economia
INTRODUÇÃO
.
No ano de 1909 na data de 16 de setembro foi fundado o município de Caxambu, uma das entre tantas belas cidades do circuito das águas. Caxambu está localizado no Sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, A cidade integra a microrregião de São Lourenço, e faz divisa com os municípios de Baependi, Pouso Alto, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, conhecidos por suas propriedades hidrominerais. Segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, podemos compreender um aumento considerável de 35% da população de Caxambu durante a década de 1970 até o ano de 2000. Segundo o Censo do IBGE realizado em 2010, a população atual é de 21.705 habitantes, sendo que deste total, 21.253 habitantes residem na zona urbana e 452 habitantes residem na zona rural, segundo dados do IBGE.
Caxambu sendo uma cidade atribuída com vários atrativos turísticos, precisaria de lugares que pudessem atender os visitantes que passam por ali, sendo eles de curto, médio ou a longo prazo, para que o município pudesse atender a todos. Deram início as construções de hotéis e pousadas. Com o aumento do turismo, a economia elevou, melhorando o desenvolvimento da cidade e sua infraestrutura. Caxambu recebeu a princesa Isabel no ano 1868, veio até a cidade em busca de cura para uma possível infertilidade e curar também anemia, após fazer o tratamento ela conseguiu engravidar e construiu uma igreja, Santa Isabel dentre outros que visitava a cidade com o mesmo objetivo. O turismo de cura se tornou muito conhecido, após muitas pessoas se curarem e relatarem a outras, pessoas diversas lugares em busca de tratamento. Mas essa dentre tantos outros atrativos da cidade atualmente está. O turismo é a atividade que mais circula em torno da economia pois é o maior movimento de locomoção de pessoas e sendo também considerada uma atividade social, os turistas estão sempre em buscas de novas e atratividades, que atenda e a procura de lazer, para que possam ter momentos, dos quais tenham boas lembranças e também que futuramente possam repetir a viagem. E é um reflexo dos serviços que são prestados, por uma série de serviços, tem que como objetivo buscar atender as expectativas dos turistas.
OBJETIVO
A maior atração turística do município de Caxambu é o Parque das Águas, local este que é considerado como a maior estância hidromineral do mundo, o parque contempla 12 fontes hidrominerais que oferecem aos turistas e moradores o uso medicinal da água, no entanto o foco dos turistas não têm sido apenas o Parque das Águas, há outros atrativos turísticos na cidade, como é o caso do passeio de cavalo, das cachoeiras e a grande presença de hotéis luxuosos. O intuito do estudo é abordar as potencialidades turísticas de Caxambu e relacionar a questão econômica com o fator turístico da cidade.
METODOLOGIA
 
A Pesquisa proposta tem como objetivo analisar o turismo no município de Caxambu, Minas Gerais, Brasil. O método utilizado neste trabalho consiste na coleta e análise de artigos atrelados ao tema proposto, consulta de dados ao IBGE, consulta ao plano diretor do município, plano municipal de turismo de Caxambu, pesquisa aos sites relacionados ao turismo de Caxambu, utilização de mapas.
CAXAMBU E OS TURISMOS QUE O PERMEIAM 
Caxambu uma cidade com muitas atratividades, que atende a todos os tipos de turistas que esteja buscando, por exemplo a tranquilidade, estar mais em contanto com a natureza, fugir de toda correria do dia a dia, em Caxambu encontrar atividades que possa interessar através do turismo de recursos naturais, trilhas, atividades em meio a natureza que permita que tenha esse maior contato com o meio ambiente e entre outras atividades, sendo também um local para aqueles que procuram estar em lugares em que o turismo cultural seja mais presente, com museus, lugares que eles possam visitar e que atenda a procura desse público especifico e por último acredito que a cidade compreenda e atenda este público que procura o turismo de cura baseado nas águas hidrominerais, e suas propriedades medicinais, que a tanto tempo se ouve quão propicias a esses fins elas são dispondo de 12 fontes e cada uma possui um atrativo especifico. E com esse gama de tipos de turismos que o munícipio oferece demanda – se uma boa infraestrutura para que possa suprir o que os visitantes, buscam ao longo de sua estadia, mesmo sendo a curto prazo já estará fazendo parte do desenvolvimento da econômica deste local.
É importante compreendermos o produto que será oferecido ao setor turístico quais os atrativos que obteremos um aumento de visitantes. Este é citado por Beni (2003, p. 26), como sendo "o resultado da soma de recursos naturais e culturais e serviços produzidos por uma pluralidade de empresas, algumas das quais operam a transformação da matéria-prima em produto acabado, enquanto outras oferecem seus bens e serviços já existentes [...]". Suas características gerais estão baseadas no fator tempo, que é irrecuperável e não acumulável. Também não pode ser transportado e nem transferido, extremamente dinâmico e instável devido aos gostos, preferências, modas e opcional na escala de necessidades do consumidor (BENI, 2003, p. 170 apud. Madeira.2007.p.6).
 PARQUE DAS ÁGUAS
O Parque das Águas em Caxambu é fruto da procura de pessoas com algum tipo de enfermidade como reumatismo, lepra, cegueira e até mesmo por loucura, no início as pessoas acometidas por essas e outras doenças, usavam das águas e apresentavam melhoras na sua saúde, porém, no ano de 1841 o Juiz de Baependi determinou que essas pessoas não poderiam frequentar as nascentes de águas temendo a contaminação do lugar. Já nos anos de 1844 Feliciano Germano Mafra é incumbido de limpar o local onde havia a nascente de três olhos d'água para facilitar o consumo das águas pelas pessoas enfermas a pedido de um importante fazendeiro o Sr. Antônio de Oliveira Arruda que presenciou a cura de sua esposa com o uso das águas de Caxambu. (Site IDRASBRASIL). Com o passar do tempo o lugar onde as águas milagrosas emergiam do solo tornou um parque modesto, embora sua fama foi correndo por toda parte, algumas visitas ilustres visitaramas fontes de águas, a exemplo da Família Real, Dom Pedro II, dona Leopoldina, a princesa Izabel e seu Marido o Conde D’Eu. A família real permaneceu em Caxambu durante um mês, e logo que a princesa fez um tratamento e curou-se de uma anemia ela conseguiu engravidar, em agradecimento a este fato, para agradecer a Deus por essa graça ela pediu que fosse construída uma igreja em homenagem a Santa Izabel da Hungria. 
Em homenagem a família real há no parque a fonte Dom Pedro, Leopoldina e Princesa Izabel e Conde D’Eu, entre as doze fontes existentes. (IDRASBRASIL). Foi somente no ano de 1875 que a situação do parque começou a mudar, a concessão de exploração das aguas fica a cargo da Companhia de Águas de Caxambu, a partir deste momento que o parque ganha uma nova infraestrutura, com a construção do Balneário, casas para alugar, captação de aguas e drenagens, e as águas passam por estudos em sua composição químicas. Em 1915 o Município de Caxambu se emancipa de Baependi e floresce, economicamente, tornando-se uma das principais cidades turísticas de Minas Gerais juntamente com as demais cidades do circuito das águas. 
O turismo é uma fonte potencial geradora de vários fatores positivos. Mas não se pode esquecer de que, se ele acontecer desordenadamente e em excesso, pode atuar negativamente para as culturas hospedeiras, envolvendo atividades ilegais, situações inaceitáveis, dentre outros fatores. A capacidade que o turismo tem de induzir mudanças numa sociedade hospedeira é uma função das características dos visitantes e dos residentes no destino, além de outras características do destino e das formas de intervenção do Estado e outros atores nesse processo (VIEIRA FILHO, 2005 Apud Madeira,2007.p 6.)
AS DOZE FONTES
(apud. Madeira, 2007.p.4) A palavra patrimônio pode ter vários significados. Mas, o mais comum, é o conjunto de bens que uma pessoa ou entidade possui. Pode ser dividido em duas classes: a natural, representada pelas riquezas que estão no solo e no subsolo; e a cultural, que pode ser material ou imaterial (BARRETTO, 2002, p. 9). As doze fontes que fazem parte dos atrativos fundamentais e cada uma tem uma representatividade que contribuiu para a história do município sendo elas. Fonte Beleza conhecida por ser uma fonte que nunca secava principalmente em períodos de estiagem, construída com base no estilo francês por Dr. Viott em 1866. Fonte D.Isabel e Conde D’Eu construída no formato neoclássico, aparentava um tempo, leva esse nome pois a princesa Isabel que se encontrava enferma, sabendo sobre as propriedades medicinais que as fontes provinham e por ser muito conhecida na região, vindo até a cidade de Caxambu para iniciar o tratamento contra os problemas de saúde que estava passando naquele período, pois assim sendo curada como marco histórico a fonte leva o nome dos mesmos. 
Fonte Dona Leopoldina construída em 1850 no estilo Greco romano, uma fonte com características peculiares possui ornamentações únicas. Fonte dom Pedro Sendo a mais antiga do parque, um dos pontos de maior visitação, está fonte é onde atualmente se envaza as águas que são comercializadas na região e também sendo utilizadas para tratar de imediato por moradores e visitantes a digestão. Fonte Duque de Saxe entre todas as fontes ela é a que possui uma maior abundancia de áreas verdes ao redor proporcionado a quem a visita uma agradável vista. Fonte Ernestina Guedes está localizada em um ponto abaixo do nível da rua, e pode se notar que o seu acesso se dá através de escadas. Fonte Mayrink 1 sua construção baseia–se na arquitetura do Arco do Triunfo em Paris. Fonte Mayrink 2 sua captação se deu na última década do séc. XIX. O pavilhão quadrado baseia–se na arquitetura do Arco do Triunfo em Paris. A água mineral desta gruta é acídulo-gasosa e radioativa e é um ótimo colírio, desafia qualquer irritação nos olhos. 
Fonte Mayrink 3 suas águas são responsáveis pelo abastecimento das piscinas de águas minerais e além de sua água ser engarrafadas por uma indústria local, a fonte está situada atrás do prédio Mayrink 1 e 2. Fonte Venâncio construída em estilo “romântico”, bastante usado nos anos 40, seu quiosque é mais fechado que os demais, sua estrutura é semicircular e a fachada frontal apresenta escadaria de acesso à entrada em arco e cobertura em quatro águas. Fonte Viotti a antiga fonte foi construída com base em modelo de construções de origem Belga, O prédio desta fonte é um dos mais amplos, possui duas paredes revestidas com pedras e as outras com azulejos. Gêiser Floriano de Lemos - Um gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que só existe apenas em poucos locais na Terra. São fenômenos razoavelmente raros. Conforme Jafari (1981, p.15), o turismo envolve o "estudo de deslocamento humano para fora de seu hábitat usual, da indústria que responde por suas necessidades e dos impactos que ambos, ser humano e indústria, exercem nos ambientes sociocultural, econômico e físico". Entende-se, então, que o turismo envolve tanto as pessoas que o praticam quanto o destino. (apud Madeira, 2007, p.4)
IGREJAS DO MUNICIPIO
Muitas igrejas foram construídas baseando-se em curas obtidas, por meio das águas como meio de retribuição grandes fazendeiros e ilustres pessoas do Brasil passaram por Caxambu. E essas igrejas são patrimônio além, de fazer parte do histórico cultural da cidade um grande atrativo do turismo religioso atrelado com o turismo de cura. Abaixo as igrejas Santa Isabel da Hungria e Igreja Nossa Senhora dos Remédios 
HISTÓRIA DO PALACE HOTEL E O CASSINO 
A construção do hotel ocorreu no século XX, sendo que o mesmo se localiza no grandioso complexo hidromineral do planeta na região Sul de Minas Gerais. Possui uma exemplar arquitetura, com ocupação de uma área de 25 mil m², próximo ao luxuosíssimo Parque das Águas, da cidade de Caxambu - MG. Vale ressaltar que os próprios criadores que arquitetaram o Grande Hotel de Araxá, ampliaram também o belo Projeto Arquitetônico do Hotel Glória. O intuito da inauguração do hotel foi apresentar pousada de elevado luxo, além de proporcionar momentos de lazer com a implantação de jogos. No caso o que obteve maior destaque foi a fundação do Cassino Glória, o qual atendia variados públicos, tais como: empresários, políticos e outras autoridades de Minas Gerias e de todo o Brasil.
Com o passar dos anos os jogos promovidos no Cassino foram proibidos no Brasil. Sendo assim, em 1946 ocorreu o encerramento dos serviços prestados no Cassino, em que houve a adaptação para lazeres relacionados a bailes como baile de carnaval e casamentos por exemplo. Devido a todos os profissionais proporcionarem excelência no atendimento para com os clientes, além de oferecer hospedagem com suítes bem organizadas com luxo e espaçosas; obteve maior aceitação dos clientes, o que elevou o seu nível de classificação. Em meados de 2009 o Hotel Gloria passou por dificuldades econômico-financeiras, sendo que depois o próprio foi adquirido por um respeitável Grupo Engecom do segmento de engenharia e hotelaria. Tal Grupo conhece o cargo de cumprir a hierarquia, o nome, o charme e a elegância que o Hotel Glória sempre proporcionou aos seus clientes. Sendo assim, o progresso, a tecnologia, a competência são características do novo estilo do Hotel Glória.
Figura 1  http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/minas-gerais/caxambu/hotel/hotel-gloria/
Figura 2 http://jornalarte3.blogspot.com/2015/12/a-volta-do-jogo-nos-cassinos-nas.html
ANÁLISE TEMPORAL DA ECONOMIA E O TURISMO 
A economia de Caxambu está alicerçada ao turismo de recursos naturais, culturais, de cura e gastronômico, município abundante em atrativos que chama atenção de turistas de diversas idades e que buscam a cidade por muitas razões desde a curas por meio das águas hidrominerais a lazer um a fuga do cotidiano tumultuado de suas cidades. O turismo era ofator que movimenta toda a economia do município que fazia grandes investimentos, em 1922 a cidade contava com oito orquestras contratadas para animar os hospedes dos hotéis e cassinos, afim de proporcionarem uma tranquilidade e entretenimento, enquanto se beneficiavam dos resultados positivos que a água proporcionava a saúde das turística passa a ganhar um impulsionaram a receberem seus nomes. 
De acordo com Beni vê-se então a necessidade de um bom planejamento abrangendo de forma conjunta todos os setores da atividade (Apud. Madeira, 2007.p.), para um melhor desenvolvimento integrado do turismo, procurando a possibilidade de uma convivência harmoniosa entre turismo e cultura, estimulando as diversas expressões da identidade das populações receptoras. 
Anos passados essa região teve como atração principal o termalismo em especial a utilização das águas com a finalidade de usos medicinais, atraindo turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, mas por não terem uma organização e planejamento estratégico que permitiu de forma desorganizada a urbanização e junto a essa desorganização a exploração em massa das águas minerais, assim acabando com grande parte da área de proteção em torno das nascentes causando um declínio desta região. 
O setor de águas minerais no Brasil constitui hoje precioso caso para a reflexão sobre os efeitos da globalização nas nações em desenvolvimento e, sobretudo, da necessidade de criação de políticas mais sutis e diversificadas de inserção na nova ordem mundial”.( Nunes et all, 1999 apud. Bortoni .2012.). 
Atualmente ocorreram muitas mudanças o fluxo de turistas estagnou, a economia foi ampliando para outras áreas das quais o município seria o maior beneficiado economicamente e assim posteriormente seus habitantes, com a exploração das fontes hidrominerais, essa se tornou uma das principais atividades econômicas atrelando com o turismo, mesmo que atualmente em baixa por diversos fatores. Dando assim espaço a um novo setor econômico, se tornando os principais setores econômicos prestação de serviços e a indústria. 
Segundo dados do IBGE, o IDH do município é considerado alto sendo de 0,743, devido aos principais setores que movimentam a economia do local e incluído o setor turístico que mesmo em baixa, é um setor que possui influência no IDH. A economia e o turismo estão lado a lado, ambos os setores possui suas importâncias para o município e os habitantes, com o turismo aumentou o número de hotéis, pousadas buscando sempre melhorar as infraestruturas, os atrativos para que possa sempre ter a circulação dos turistas, assim por diversos motivos, a procura pela boa recepção, atividades para todas as idades de todos os gostos atrai diversos recursos para o município, manifestando também o turismo de cultura com os artigos de artesãs da localidade e região, a gastronomia também é um fator proporciona com que haja um crescimento, da economia a partir de bons restaurantes , ambientes receptivos que possam fazer sua alimentação. 
Fatores assim fazem com que a economia local cresça, mas também o setor de serviços precisa estar preparado para atender as demandas, qualificar as profissões de todas as áreas, a segurança é um quesito muito importante pois é primordial que um lugar turístico possua ao menos equipes, ou guardas para que possa ser feita a segurança deste local, dessa forma estará preservando o local e aos que visitam. O setor industrial favorece completamente o município que está crescendo nesse viés, atrai pessoas e investimentos para que possa se investir em mais infraestruturas, talvez a demanda principal atualmente de Caxambu esteja voltada ao setor de indústria e serviços mais não se estagnou por completo o turismo, desde que há boas divulgações, eventos com atrativos que consiga captar todos os públicos, também um local propício a se morar com ofertas de empregos nos setores com maior atuação. 
 RECORTE TEMPORAL DAS 12 FONTES DO MUNICIPIO DE CAXAMBU MG 
As fontes são pontos turísticos históricos da cidade de Caxambu, que atrai muitas pessoas por suas águas hidrominerais e propriedades medicinais que possuem, um recorte temporal retratando como era a estrutura anteriormente e como estão atualmente, algumas passaram por reformas e reparos para que pudessem melhor atender seus visitantes abaixo estão as doze fontes sendo elas: Fonte Viotti, Fonte Beleza, Fonte Mayrink 1º, Fonte Mayrink,2º, Fonte Mayrink 3º, Fonte Venâncio, Fonte Nova, Fonte Conde D’Eu e Dona Isabel, Fonte D’ Pedro, Fonte Leopoldina, Fonte Duque de Saxe, Fonte Ernestina Guedes.
As imagens abaixo são fotos atuais das fontes algumas foram feitas restaurações e melhoramento do entorno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A cidade de Caxambu tem 109 anos até o ano atual 2018, sendo que é considerada uma cidade turística devido a seus atrativos como a paisagem da região, a disponibilidade de recursos como as águas termais destinadas para tratamentos de enfermidades como foi o caso da princesa Isabel que foi a Cidade de Caxambu para visitar e fazer uso da água para cura de infertilidade e anemia. Tal tratamento foi benéfico, sendo que a princesa resolveu fundar uma igreja de Santa Isabel em Homenagem a cidade que possibilitou que a mesma obtivesse maior credibilidade dos turistas e a tornou muito famosa após a sua vinda.
O Município de Caxambu obteve a sua independência em meados de 1915. Sendo assim, teve como meio atrativo os jogos de cassino. Atualmente é considerada como cidade tranquila, o seu Parque das Águas, situado na área central da cidade, tem doze fontes de propriedades químicas distintas, algumas delas é a Fonte Dom Pedro, a Dona Isabel e a Dona Leopoldina. 
A maioria dos habitantes que residem a cidade são pessoas da terceira idade que esperam viver em um local mais tranquilo, harmonioso e de boa aparência. No entanto devido ao número de visitantes ter aumentado por ser conhecida por todo o Brasil, a cidade passou por mudanças em sua estrutura física com a construção de mais hotéis e pontos de comercio voltado ao turismo. Apesar de tais recursos tornarem a cidade mais agitada, a população que habita a mesma se concentram em áreas distantes da área central.
REFÊRENCIAS
AT ESCOLA DE AVIAÇAO. MAPA RODOVIARIO DE CAXAMBU MINAS GERAIS. Disponível em: <http://www.atpescoladeaviacao.com.br/site/conteudo.asp?id=162&conteudo=2117>. Acesso em: 15 jun. 2018.
BORGES, Gilze Chaves; , Roberto Alves De Almeida1; BORTONI, Edson Da Costa. MONITORAMENTO DE AQÜÍFEROS DE ÁGUAS MINERAIS – UM FATOR DE SOBREVIVÊNCIA DAS ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS. O CASO DE SÃO. [S.L.: s.n.], 2008.
DESCUBRA CAXAMBU. Disponível em: <http20/06/2018://www.descubracaxambu.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2018. 
IBGE. Biblioteca. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/caxambu.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2018.
Hotel Glória Caxambu - A-Brasil.com - Central de Reservas de Hotéis. Disponível em<http://www.a-brasil.com/hotelgloriacaxambu/index.htm>
Acesso em: 25 jun.2018/.
MADEIRA2, Pollylian Assis. Manifestações culturais como recurso turístico: um estudo em Barão do Monte Alto – MG. [S.L.: s.n.], 2007.
MACIEL, Yash Rocha. Caxambu, turismo além das Águas Minerais.Potencialidades e Entraves. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/econegocios/caxambu-turismo-alm-das-guas-potencialidades-e-entraves>.Acesso em: 08 jun. 2018.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Turismo. Orientações para o planejamento e gestão municipal do turismo em Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014-b.Disponível em: Acesso em: 05/05/2018
PLANO DIRETOR DE CAXAMBU MINAS GERAIS . Camara municipal de caxambu. Disponível em: <http://legislador.diretriznet.com.br:8080/legisladorweb.asp?wci=leiconsulta>. Acesso em: 15 mai. 2018.
PLANO MUNICIPAL DE TURISMO DE CAXAMBU MINAS GERAIS. Camara municipal de Caxambu Minas Gerais. Disponívelem: <http://legislador.diretriznet.com.br:8080/legisladorweb.asp?WCI=Estatuto&ID=61&tpEstatuto=3>. Acesso em: 20 jun. 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXAMBU MINAS GERAIS. Dados Gerais. Disponível em: <http://www.caxambu.mg.gov.br/v2/dados-gerais/>. Acesso em: 20 jun. 2018.
Distância
Belo Horizonte - 370 KM
Rio de Janeiro - 300 KM
São Paulo - 328KM
Mapa rodoviário da cidade de Caxambu - MG 
Fonte: Escola de Aviação Civil 
Fonte: site descubra caxambu
Fonte: site descubra caxambu

Continue navegando