Buscar

Atividade 3 Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Empreendedorismo
Pergunta 1
“O mundo corporativo gira ao redor de seu cliente. E nos últimos anos é inegável que as redes sociais deram voz ativa para os clientes e consumidores, que antes apenas recorriam ao telefone ou e-mail para fazer uma solicitação, fosse ela um simples atendimento ou uma grande reclamação. Com isso, o número de empresas presentes em redes como Facebook, Twitter, dentre outras, se tornou enorme, mas muitas ainda estão em total desordem. Afinal, qual é a melhor forma de atendimento? Tudo o que vai para esses canais de comunicação chega aos ouvidos e olhos de todos os seus clientes que estão presentes na rede. Obviamente que tudo o que ali ocorrer afetará diretamente a imagem da empresa. Não é difícil imaginar que o atendimento, mesmo que virtual, é o principal alvo de uma empresa mal organizada. Temos ótimos exemplos de marketing de sucesso! No twitter, um consumidor marcou dois estabelecimentos questionando quem lhe faria a melhor oferta por um produto e ambos disputaram até o fim com bons argumentos e promoções. No Facebook, o banco Bradesco recebeu uma solicitação em forma de poesia e respondeu "na mesma moeda", algo que lhe rendeu na época mais de 2 mil curtidas em um único comentário. Outras marcas, como o Ponto Frio, integram o atendimento das duas maiores redes sociais sempre com a mesma linguagem e dinamismo — o que é extremamente importante quando se fala em um bom atendimento. O mínimo que o consumidor/cliente espera é receber a mesma orientação, sem conflito entre os canais. (...) Sendo por meio de redes sociais ou não, é essencial que o atendimento — que muitas vezes está travestido de marketing digital — necessita falar a linguagem do seu cliente, estar alinhado com todas as outras formas de comunicação com ele e, claro, resolver o problema o quanto antes, sem causar grandes transtornos. Afinal, as redes sociais tiveram utilidade para fazer as empresas ouvirem os seus consumidores, deixarem de lado o "terno e gravata" do mundo corporativo e que se assumam como empresas engajadoras de mudança na sociedade. Enfim, uma empresa que se importa com quem fala e como fala”.
Texto disponível em <https://www.administradores.com.br/noticias/marketing/redes-sociais-criatividade-e-agilidade-em-pauta/124815/> acesso em 10 de maio de 2018, às 13h00.
Como base no texto apresentado, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir:
“A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO EM MOMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”
Em seu texto aborde os seguintes aspectos:
a) O impacto da “vida” digital no cotidiano das pessoas e das empresas.
Entre os séculos XVIII e XIX, um conjunto de mudanças causaram uma revolução na sociedade com a substituição dos trabalhos manuais pelas máquinas de produção, alterando para sempre as relações de comercio que tinham como principal objetivo a produção para fins de sobrevivência.
A Europa deu início a primeira revolução industrial com a produção em grandes oficinas têxteis e a facilidade de exportação devido à localização privilegiada próximo ao mar, e pouco tempo depois uma segunda revolução trouxe a produção por máquinas movidas a energia elétrica ou petróleo. Deste ponto em diante, outras invenções revolucionaram não somente os processos de produção, mas a vida das pessoas com a invenção de motores movidos a explosão e a Vapor, entre outros.
Já se passou até a terceira revolução estimada entre os séculos XX e XXI, com a chegada dos aparelhos de fax, computadores e impressoras, internet, celulares, mas a pouco mais de 3 anos para a virada do século e já estamos vivendo a quarta revolução industrial onde o objetivo é tornar as máquinas independentes da ação do homem.
Hoje vivemos uma época em que os meios de comunicação, ferramentas de trabalho, produtos e serviços, estão totalmente gerenciados pela tecnologia, e ao longo destas revoluções, o consumidor mudou seu comportamento devido a facilidade e rapidez de acesso as informações via redes sociais, sites e grupos de interesse que possibilitam a comparação de preços, busca pelo melhor fornecedor, avaliações dos clientes e não podemos deixar de lembrar das sacadas de marketing que chamam a atenção do cliente para o consumo, mesmo que desnecessário.
Ainda que hajam alguns grupos resistentes a transformação tecnológica a grande maioria já cedeu a irresistível realidade digital, sendo em sua maioria jovens em busca de novidades, novos Apps que ajudam nos estudos, proporcionam horas de lazer, que buscam produtos ou serviços e que trazem soluções para demandas pessoais e profissionais.
É indiscutível que a inovação e a criatividade mudaram a história do mundo e embora no século XXI seja uma tema em foco, desde a primeira revolução industrial ela já vem causando mudanças e revolucionando a forma de se trabalhar, se divertir e de se viver.
b) A criatividade em redes sociais e a mudança na forma de comportamento dos consumidores.
c) A transformação digital com base em criação e inovação.
Referências:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309
https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php
http://www.openlimits.pt/pt/thinking-ahead-blog/quarta-revolucao-industrial-impacto-era-digital-sociedade-futuro/
https://transformacaodigital.com/impactos-na-vida-real-entenda-transformacao-digital-na-sociedade/

Continue navegando