Buscar

Prática 7 - Extração de Compostos Orgânicos por Método Continuo ou Descontinuo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEAPARTAMENTO DE QUÍMICA / CCEN/QUÍMICA ORGÂNICA I
PRÁTICA Nº 7
TITULO: Extração de compostos orgânicos por método continuo ou descontinuo.
INTRODUÇÃO: Há muito tempo a medicina popular vem afirmando que comer cenoura é bom para os olhos. Muito embora isto provavelmente não seja verdade, no que se diz respeito a adultos saudáveis que seguem uma dieta adequada, não há dúvida de que a química das cenouras e a química da visão estão relacionadas. As cenouras são ricas em (-caroteno, um alqueno laranja-púrpura que é uma excelente fonte alimentar de vitamina A .O (-caroteno converte-se em vitamina A pela ação de enzimas no fígado, oxida-se a um aldeído denominado trans-retinal, e, em seguida, se isomeriza na ligação dupla C11-C12 a 11-cis-retinal, pigmento sensível a luz em que se baseiam os sistema visuais de todos os seres vivos.
Propriedades físicas: líquido de cor amarela, termosensível, densidade 0,7889g/cm3
Estrutura molecular do (-caroteno: 
TÉCNICA
Preparo da amostra: Ralar ou decorticar a cenoura, em seguida colocar na estufa a 60°c com aeração. Após essa operação passar a matéria-prima num moinho ou liquidificador, peneirar e por último armazenar o produto em frasco hermeticamente fechado para evitar a decomposição pela ação da luz e/ou da umidade.
Para extrair os pigmentos ((-caroteno) da matéria prima em forma de pó, obtido conforme processamento descrito acima, coloque 1,0 g da cenoura em pó num Erlenmeyer; adicione 45mL de éter de petróleo ou n-hexano. Deixe a mistura em repouso durante 30 minutos, agitande esporadicamente. Filtre através de um chumaço de algodão para dentro de um funil de separação de 125 mL de capacidade e faça uma extração líquido-líquido do extrato de éter de petróleo com 3 porções de 10 mL de metanol a 92% (9,2 mL de metanol e completar com 0,8 mL de água destilada). Reúna as frações metanólicas e destile através de uma destilação simples usando banho-maria. Ao final, se necessário, verta a água residual do balão de destilação, deixando livre os constituintes orgânicos do extrato, ricos em ( - caroteno. 
Identificação da presença do (-caroteno no extrato etéreo (ou hexânico). Em uma cápsula de porcelana coloque cerca de 0,5 mL do extrato (etéreo ou hexânico) e deixe evaporar o solvente a temperatura ambiente (usando a capela). Adicione ao resíduo final, obtido na cápsula de porcelana, algumas gotas de clorofórmio, em seguida 3 a 4 gotas de acido sulfúrico concentrado e observe atentamente o aparecimento de uma intensa coloração azul índigo. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- John Mcmurry – Química Orgânica, volume 1, 4a Ed. Editora LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro Brasil (1997),
2- Robert T. Morrison and Robert N. Boyb Química Orgânica Fundação Calouste Gulbenzian – Lisboa, 12ª Ed. (1997).
3- Vogel I. Arthur – Química Orgânica; Analise Orgânica; Editora Ao Livro Técnico S.A. (1971).
4- Araújo, Júlio M. A – Química de Alimentos: teoria e prática Editora da Universidade de UFV – Viçosa – MG, (1995).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando