prova administração de produção 2
7 pág.

prova administração de produção 2


DisciplinaAdministraçõa de Produção19 materiais20 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Jader Venine Teixeira (1209267)
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:423597) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	8028249
Parte superior do formulário
	1.
	Quando se fala em produtos transformados e transformadores, as organizações são obrigadas a ter um setor chamado manutenção. Esse setor, por sua vez, tem o compromisso de manter em funcionamento toda área fabril, ou seja, todos os equipamentos, o que inclui os maquinários transformadores que geram riquezas. Dessa forma, evitará perda de tempo, de faturamento e de rentabilidade. A função manutenção passou a ter um papel estratégico nas organizações. Sobre o que faz parte dos custos da manutenção, analise as afirmativas a seguir:
I- São os custos que mantêm os equipamentos em funcionamento, incluindo a mão de obra e materiais utilizados.
II- Custos decorrentes de não possuir um equipamento reserva, falta de ação da equipe de manutenção, por quebra inesperada e pela falta de manutenção preventiva ou mal realizada.
III- São custos gerenciais, envolvendo vários setores da organização, com engenharia, gestores e estudos de melhoria.
IV- Esse setor de manutenção deverá estar alinhado às atividades da organização, envolvendo o controle de custos, comparando os custos planejados com os efetuados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	Tendo em vista que a Administração da Produção é o gerenciamento das atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos e/ou serviços, está nítido que no interior destas atividades existe um processo de transformação, que é constituído por Inputs (Entradas), geralmente matéria-prima, que sofre um processo de transformação, tendo como resultado a criação de produtos e/ou serviços, que são os Outputs (Saídas). O processo de transformação é a parte onde os inputs serão alterados/transformados, ele pode ser constituído por diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônicas etc.). Nesse momento, aquilo que entrou (input/entrada) terá sua matéria desfeita para se transformar em um novo bem/produto. Assim, ao conjunto de ações que transformam a matéria-prima/insumos em produtos chamamos de processos. Existem duas classes de processos. Com relação a este assunto, analise as seguintes sentenças:
I- Processos elementares são compostos por processos complexos.
II- Processos elementares correspondem à célula de um processo composta pelas entradas, transformações e saídas de uma atividade.
III- Processos complexos são compostos por processos de insumos na produção.
IV- Processos complexos são compostos por processos elementares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida/78698/>. Acesso em: 20 out. 2015.
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a ter um enorme crescimento industrial e tecnológico. Para que isso fosse possível, utilizou-se o ciclo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Controlar e monitorar e Action = Implantar). Deming, um engenheiro americano, foi o grande estrategista e responsável pelas grandes mudanças realizadas no Japão. Com o passar dos anos, foi-se aprimorando o que chamamos hoje de Os 14 pontos de Deming. Sobre os pontos desenvolvidos por Deming, analise as afirmativas a seguir:
I- Não aceitar atrasos devido a erros, insumos e acabamentos defeituosos.
II- Criar planos de melhoria contínua.
III- Estabelecer metas para a mão de obra.
IV- Acrescentar na estratégia da organização treinamentos para os usuários.
V- Deixar claro pela gestão gerencial o compromisso com a qualidade e a produção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	d)
	As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
	4.
	Os custos de manutenção podem ser identificados como um tipo de medição do desempenho de manutenção e como medida importante em todo o planejamento da gestão de manutenção. Após fazer o levantamento dos custos é que um gestor pode afirmar qual a melhor maneira de se fazer a manutenção, quando e como fazer. Infelizmente, os custos são geralmente usados para comparar o desempenho de manutenção entre empresas ou entre plantas dentro da mesma empresa. Da mesma forma, não existe um padrão para medir esses custos. Cada empresa, cada planta e, muitas vezes, cada setor dentro de uma mesma empresa pode desenvolver sua própria definição de &quot;custo de manutenção&quot;. Entretanto, as comparações dos custos devem sempre ser acompanhadas por uma definição mais clara do que está incluído e excluído em cada planta. Caso a empresa esteja no processo de definição dos custos, deverá ter em mente o que pode ser considerado custo, para que, dessa forma, consiga gerenciar da melhor maneira como irá reduzir os gastos e aproveitar cada investimento realizado. No entanto, é importante que os custos de manutenção sejam controlados. A respeito dos indicadores de controle de custos de manutenção, analise as sentenças a seguir:
I- O histórico de custos deve ser feito mensalmente, criando, assim, um acompanhamento histórico.
II- É importante fazer o comparativo de investimentos em manutenção (benchmarking), ou seja, fazer um comparativo anual do que a própria empresa investe em manutenção.
III- O histórico de custo deve ser acompanhado de acordo com o cronograma proposto pelo setor operacional.
IV- O comparativo entre o que se planeja investir em manutenção e o que realmente foi investido nesta área é um dos indicadores de controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1798-custos-de-manutencao-como-identificar/>. Acesso em: 10 out. 2015.
	a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença II está correta.
	c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	d)
	as sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Quanto ao Controle Total da Qualidade (TQC), são necessários quatro passos para garantir a qualidade do processo. O TQC (Total Quality Control) tem como papel principal a satisfação total de ambas as partes: de um lado os fabricantes e de outro os clientes num ciclo mercadológico, em que os fatores diversos que serão abordados no trabalho influirão neste ciclo de satisfação. O uso do TQC se dá em qualquer empresa ou estabelecimento que queira a otimização do serviço, através de técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle, padronização, entre outros, que seguem no trabalho visando ao aumento do lucro. O controle de qualidade total procura empregar um padrão de excelência, seja em qual for o produto ou serviço que uma empresa, grupo ou organização esteja trabalhando ou produzindo. O sistema de gestão de controle de qualidade total pretende superar as expectativas não somente dos clientes, mas de todos os envolvidos no processo. Um dos conceitos importantes no TQC é a prioridade em oferecer um produto com ausência total de defeito, ou prestar o melhor serviço possível sem erros. Quando o serviço oferecido for um produto, o controle de qualidade total refere-se ao enquadramento desse produto às suas especificações técnicas, ou seja, precisa passar por detalhadas inspeções para constar que o produto seja confiável e ausente de defeito. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeiro passo.
II- Segundo passo.
III- Terceiro passo.
IV- Quarto passo.
( 2   )