Buscar

Questionário de Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário de Av1
1-Diferencie direito tributário ciências das finalidades e direito financeiro.
O Direito Financeiro é uma disciplina jurídica que tem por objeto toda a atividade do Estado no concernente à jorna de realização da receita e despesa necessárias à execução de seus fins.
Note-se que nos referimos à forma de realização, pois são a Ciência das Finanças e a Economia que fornecem aos administradores os elementos indispensáveis à política financeira.
2- O que e despesa pública e como executa
Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos. A despesa faz parte do orçamento e corresponde às autorizações para gastos com as várias atribuições governamentais
O Manual da Despesa Nacional (disponível aqui) afirma que as etapas da despesa orçamentária são três:
Planejamento;
Execução; e 
Controle e avaliação
3- qual a diferença de receita de entrada classificação e receita e despesa de saída 
Receitas e despesas são termos de estudos da contabilidade e finanças em geral, onde é ensinado que as despesas são gastos para direta ou indiretamente gerarem receitas, seja para pessoas físicas ou jurídicas.
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços.
Dessa forma, podemos entender então que as receitas são as entradas de recursos que ocorrem na empresa, ao passo que as despesas são as saídas de recursos. Porém, nem todas as entradas podem ser consideradas receitas.
Para resumir, as entradas são todos os recursos que chegam no caixa da empresa, sejam eles receitas ou não. E saídas são todos os recursos que saem, independente de serem despesas.
4- O que e atividade financeira do estado e quais seus elementos 
 CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
A atividade financeira do Estado é representada pelas ações que o Estado desempenha objetivando à obtenção dos recursos necessários ao seu sustento e a respectiva realização de gastos voltados a execução das necessidades públicas.
5- Quais as fases de despesas publica 
Entenda as Fases das Despesas. A execução da despesa orçamentária pública transcorre em três estágios, que conforme previsto na Lei nº 4.320/1964 são: empenho, liquidação e pagamento. O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. ... Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.
Entenda as fases da despesa
A execução da despesa orçamentária pública transcorre em três estágios, que conforme previsto na Lei nº 4.320/1964 são: empenho, liquidação e pagamento.
 
6- Quais as fases da receita e a classifique
 A receita pública se divide em dois grandes grupos: as receitas orçamentárias e as extraorçamentárias.
Receita orçamentária
Receitas orçamentárias são aquelas que entram de forma definitiva no patrimônio, são recursos próprios que poderão financiar políticas públicas e os programas de governo. Podem estar previstas no orçamento público LOA ou não.O fato de estar ou não estar prevista na LOA ou em Lei de Crédito Adicional não serve de parâmetro para a diferenciação de receita orçamentária e extraorçamentária.
A Classificação da Receita: - Conforme a lei n. 4.320/64 - Art.11, § 4º foi alterada pelo decreto-lei Nº 1.939, DE 20 DE MAIO DE 1982.[3]
Receita extraorçamentária
Receitas extraorçamentárias são aquelas que não fazem parte do orçamento público.[4]
Como exemplos temos as cauções, fianças, depósitos para garantia, consignações em folha de pagamento, retenções na fonte, salários não reclamados, operações de crédito por antecipação de receita (ARO) e outras operações assemelhadas.
Sua arrecadação não depende de autorização legislativa e sua realização não se vincula à execução do orçamento.
Tais receitas também não constituem renda para o Estado, uma vez que este é apenas depositário de tais valores. Contudo tais receitas somam-se às disponibilidades financeiras do Estado, porém têm em contrapartida um passivo exigível que será resgatado quando da realização da correspondente despesa extraorçamentária.
7- o que e orçamento 
O orçamento público, o direito financeiro e a Carta de Fortaleza. ... O orçamentopúblico é um grande desconhecido. Embora sua relevância seja ressaltada pela Constituição Federal, os valores envolvidos, a forma de elaboração, aprovação e execução são quase um mistério para a maior parte da população
8- Cite e explique os princípios orçamentários 
Desde seus primórdios, a instituição orçamentária foi cercada de uma série de regras com a finalidade de aumentar-lhe a consistência no cumprimento de sua principal finalidade: auxiliar o controle parlamentar sobre os Executivos. Essa regras ou princípios receberam grande ênfase na fase que os orçamentos possuíam grande conotação jurídica, chegando alguns incorporados na corrente legislação: basicamente na Constituição, na Lei 4.320/64 e nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs). Os princípios orçamentários  são premissas a serem observadas na concepção da proposta orçamentária.
9- Quais as característica do Orçamentos 
Características:
- Vigência: 04 (quatro) anos, começa a produzir efeitos a partir do segundo exercício financeiro do mandado do chefe do executivo até o final do primeiro exercício do mandado subseqüente. Isto ocorre para evitar que haja descontinuidade dos programas governamentais.
- Orienta as demais leis orçamentárias.
Características:
- Elaborado em harmonia com o PPA e orientará a elaboração da LOA.
- Estabelece as metas e prioridades da Administração, incluindo as despesas de capital, para o exercício subseqüente.
- Disporá sobre as alterações na legislação tributária.
- Fixará as política de aplicação das agencias financeiras oficiais de fomento (políticas prioritárias para o Banco do Brasil, BNDES, CEF, etc)
- Autorizará a concessão de qualquer vantagem ou aumento da remuneração de servidores, bem como a admissão e contratação de pessoal a qualquer título na administração. Exceção: Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista não precisam desta autorização (art. 169 §1º da CF).
10- O que e ciclo orçamentário 
O ciclo orçamentário é um processo dinâmico e contínuo, com várias etapas articuladas entre si, por meio das quais sucessivos orçamentos são discutidos, elaborados, aprovados, executados, avaliados e julgados. Esse ciclo tem início com a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e se encerra com o julgamento da última prestação de contas do Poder Executivo pelo Poder Legislativo.
11-Explique as espécies de orçamentos 
12- Diferencie as leis orçamentarias 
13- Cite e explique os créditos adicionais 
14- Atitude Publica e o mesmo que despesas? Justifique 
15- O que e credito publico 
Crédito público é a capacidade de o governo cumprir obrigações financeiras com quem quer que seja, inclusive e principalmente com os próprios cidadãos. É a capacidade que tem os governos de obter recursos da esfera privada nacional ou de organizações internacionais, por meio de empréstimos.
16-Empretimo compulsório pode ser considerado publico? Justifique 
no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
Aqui, deve ser observado o princípio da anterioridade, eis que esta espécie tributária servirá como uma antecipação de receita. Explica melhor, nesta modalidade de empréstimo compulsório, antecipa-se a receita com a instituição deste tributo para cobrir os gastos do investimento público urgente e de relevante interesse nacional, mas depois deve ser restituído o valor do empréstimo ao contribuinte nos anos seguintes à arrecadação.

Continue navegando