Buscar

PPE V Analuh

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA LUCIA ANDRADE ALVES
A FAMÍLIA E A ESCOLA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TDAH
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
2017
ANA LUCIA ANDRADE ALVES
A FAMÍLIA E A ESCOLA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TDAH
Trabalho de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Pesquisa e Prática de Educação V
Orientadora: MARCIA GONZALEZ DAS CHAGAS
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
2017 
LINHA DE PESQUISA: PRÁTICAS EDUCATIVAS
ASSUNTO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TEMA: TDAH
TÍTULO: A FAMÍLIA E A ESCOLA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TDAH
INTRODUÇÃO 
 A seguinte pesquisa visa compreender a importância de conhecer em vários os aspectos o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. A inclusão dessas crianças na escola e na sociedade, as dificuldades dos pais e professores em diagnosticar, orientar e auxiliar no tratamento precoce, que vem sendo tema de muitas discussões e estudos nos dias de hoje.
 APRESENTAÇÃO DO TEMA
 A estimativa revela que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, conhecido pela sigla TDAH, atinja até 6% da população, ocorrendo uma incidência maior entre os meninos. Os sintomas costumam ser notados no início da vida escolar, em torno de 5 ou 6 anos de idade.
 Tudo inicia dentro do núcleo familiar, principalmente a observação e o conhecimento comportamental dos filhos. Retardar o reconhecimento de algo diferente em nossas crianças é, antes de tudo, fazer com que ela de algum modo sofra no presente e no futuro. Entender e conhecer a síndrome são uma maneira de viabilizar uma gama de opções para garantir um melhor nível de convivência dessas crianças, seja qual for o momento da sua vida. 
 Geralmente, os sintomas são inúmeros, por isso a necessidade do cuidado ao diagnosticar e medicar. Dependendo do grau do TDAH, a medicação pode mudar e auxiliar muito a qualidade de vida da pessoa.
 A criança com TDAH necessita de cuidados preventivos e atenção, levando em consideração a intensidade do seu comportamento.
 No âmbito escolar, ações importantes e uma grande cooperação entre a equipe pedagógica e a família resultarão na escolha de um bom profissional se for necessário (com medicação, inclusive) indispensável para um bom diagnóstico. 
O tratamento medicamentoso é fundamental no TDAH. Desde os primeiros relatos de Charles Bradley em 1937 sobre os efeitos benéficos do sulfato de anfetamina em crianças com alterações comportamentais, mais de 500 trabalhos científicos foram publicados (a maioria nos últimos 20 anos), sobre a eficiência dos psicoestimulantes no tratamento do TDAH. Após um período de controle estável dos sintomas por seis meses a um ano a medicação pode se para reavaliação da criança ou adolescente (ARRUDA, 2006, p. 63).
 A capacitação dos profissionais em educação e dos pais deve ser obrigatória para entender o mundo da criança com TADH, contribuindo com a inclusão e o autoconhecimento. É imprescindível e necessário que se conheça os impactos sobre o portador, sua família, suas relações escolares e sociais, os pontos positivos e negativos. SILVA (2010, p.187) diz: “Afinal, só é possível optar por uma ajuda adequada através do saber advindo do conhecimento adquirido [...] nenhum tratamento eficiente pode nascer de posturas passivas”.
 Portanto , a problemática de investigação para o Trabalho de Conclusão do Curso é :Como favorecer o aprendizado e ajustar o comportamento da criança com TDAH através da escola ,família e sociedade? 
 QUESTÕES NORTEADORAS
 A presente pesquisa direcionará as seguintes questões:
As famílias e os professores estão preparados para lidar com crianças que possuem TDAH?
Quais estratégias de ação pedagógicas podem ser utilizadas?
O TDAH pode ser confundido com outra doença?
Como auxiliar no tratamento de alunos com TDAH?
LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL DA PESQUISA
ARRUDA, Marcos A. Levados da Breca: um guia sobre crianças e adolescentes com o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Ribeirão Preto: Instituto Glia, 2006.
BASTOS, Fernando L. TDAH: Determinação genética, predisposição ou influencia. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com. Acesso em: 19 set 2017.
BONADIO, RAA; MORI, NNR. Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade: diagnóstico da prática pedagógica. Maringá: Eduem, 2013.
4 – CANGURU ONLINE. Desenvolvimento escolar atípico – TDAH. Disponível em: <https://wwwcanguruonline.com.br//post/desenvolvimento-escolar-atipico---tdah>. Acesso em: 19 set 2017.
5 - SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas, TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
ÁREAS PRINCIPAIS QUE OS ITENS ESCOLHIDOS LIVRO/ARTIGO/TEXTO ABORDAM 
 As obras abordam assuntos relacionados à inclusão, comportamentos, relacionamentos entre a criança, família e a escola, características, tipos de TDAH, como identificar e tratamentos.
CONTRIBUIÇÃO DOS ITENS PARA A PESQUISA 
 Possibilitou entender melhor o desenvolvimento do transtorno pesquisado, as dificuldades, limites, características e a importância de saber identificar adequadamente. Levando a compreensão de como deve ajudar, trabalhar em sala de aula e junto com a família. Ajudou a identificar estratégias de ação pedagógica.

Continue navegando