EXERCICIOS 01 POLITICAS PUBLICAS
8 pág.

EXERCICIOS 01 POLITICAS PUBLICAS


DisciplinaPolíticas Públicas e Legislação Educacional315 materiais546 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 5
Quando nos referimos a autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado, são considerados:
: Weber, Bobbio e Poulantzas..
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
De acordo com o autor Florenzano (2007), na Europa entre os séculos XIV à XVI, foi dominante o tipo de Estado Coorporativo. Aos poucos o governo foi se inovando e desenvolvendo gradativamente instituições estatais muito diferentes do que existia no período. Dessa forma, assinale a definição correta para Estado Coorporativo.
Escolha uma:
a. Estado coorporativo é aquele governado em conjunto por varias pessoas, sendo estas representantes de diversas camadas sociais. 
b. Estado coorporativo é aquele governado pelos órgãos representativos da classe social privilegiada. 
c. É aquele no qual o povo elege um representante da alta sociedade para governar. 
d. Os reis são os únicos responsáveis por este tipo de governo tradicionalista. 
e. Compreende-se que é governado pelo rei com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino. 
Compreende-se que é governado pelo rei com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino.
Feedback
A resposta correta é: Compreende-se que é governado pelo rei com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino..
Questão 2
Texto da questão
Com a ausência de professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto (2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do que se tratava essa lei e qual seu objetivo?
Escolha uma:
a. Lei do Subsídio Literário era a taxa cobrada pelos escravos, açúcar, metais preciosos e charque, com o objetivo de suprir a educação secundária. 
b. A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário. 
De acordo com estudado no livro Políticas Públicas e Legislação Educacional, no capítulo 7, página 89, a Lei do Subsídio Literário previa a cobrança de um tributo sobre a carne e a aguardente, proveniente da cana-de-açúcar para manutenção do ensino primário.
c. A Lei do subsídio literário era a taxa cobrada apenas pelos escravos (considerados produtos na época) 
d. Lei do Subsídio Literário era uma taxa cobrada com o objetivo de controlar a comercialização dos produtos no Brasil. 
e. Essa Lei previa o pagamento de tributos sobre todos os produtos que fossem comercializados nos territórios brasileiros e seu objetivo era evitar a sonegação de impostos secundários. 
Feedback
A resposta correta é: A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário..
Questão 3
Texto da questão
Ao discorrermos sobre políticas educacionais no Brasil, pode se perceber sua ligação direta com as leis, pois estas são a expressão formal do direito emanado pelo Estado. As mesmas são resultantes dos debates políticos e textos normativos, estes corrompidos pela visão de mundo de quem os elabora. Dessa forma, torna-se essencial estudar as políticas educacionais e suas relações com os diferentes sujeitos. Marque as alternativas corretas, que estão diretamente relacionadas a isso: 
I.A educação enquanto direito subjetivo do cidadão está assegurada pelo Estado Democrático Brasileiro 
II.É no interior das instituições representativas do Estado que se constroem as matrizes de sua política educacional. 
III. As matrizes de leis são geradas em um processo de correlação de forças por diversos interesses, muitas vezes sendo até antagônicos 
IV. As matrizes de leis visam e buscam sanar apenas as principais necessidades da sociedade, da alta sociedade. 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmativas está correta. 
b. Está correta apenas a afirmativa IV. 
c. Está correta apenas a alternativa III. 
d. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III. 
A educação enquanto direito subjetivo do cidadão está assegurada pelo Estado Democrático Brasileiro É no interior das instituições representativas do Estado que se constroem as matrizes de sua política educacional. As matrizes de leis são geradas em um processo de correlação de forças por diversos interesses, muitas vezes sendo até antagônicos.
e. Estão corretas apenas as afirmativas I e IV. 
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas I, II e III..
Questão 4
Texto da questão
Segundo Silva (2005), a Gerência de Qualidade Total (QGT), na busca pela definição de um novo padrão de acumulação do capital, enfatiza os aspectos comportamentais, ressignificando a forma de alienação do trabalhador, que não se dá mais pela intensa divisão social do trabalho, mas por mecanismos \u201cmodernos\u201d, procurando a obtenção do consenso acerca dos objetivos da empresa. Em tais mecanismos \u201cmodernos\u201d, inserem-se as formas de divulgação e informação mercantis, para isso são criados slogans educacionais. Marque o objetivo desses slogans:
Escolha uma:
a. Facilitam o processo de inculcação alienada da ideologia educacional neoliberal, sendo este disseminado por meio de programas comportamentais e motivacionais que se denominam formativos. 
Facilitam o processo de inculcação alienada da ideologia educacional neoliberal, sendo este disseminado por meio de programas comportamentais e motivacionais que se denominam formativos.
b. Dificultam o processo de alienação educacional liberal, sendo este disseminado por meio de programas comportamentais e motivacionais que se denominam não formativos. 
c. Facilitam o processo educacional liberal, por meio de programas informativos que se denominam formativos e insignificativos. 
d. Dificultam o processo de inculcação alienada da ideologia educacional neoliberal, sendo este disseminado por meio de programas comportamentais e motivacionais que se denominam formativos. 
e. Dificultam o processo de inculcação alienada da ideologia educacional neoliberal, por meio de programas estruturais que se denominam informativos e tradicionalistas. 
Feedback
A resposta correta é: Facilitam o processo de inculcação alienada da ideologia educacional neoliberal, sendo este disseminado por meio de programas comportamentais e motivacionais que se denominam formativos..
Questão 5
Texto da questão
Quando nos referimos a autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado, são considerados:
Escolha uma:
a. Saviani, Frigotto e Duarte. 
b. Marx, Engels e Piaget. 
c. Durkhein, Weber e Saviani. 
d. Frigoto, Marx e Weber. 
e. Weber, Bobbio e Poulantzas. 
Os autores clássicos que se dedicam a este tema são: Weber(1979), Bobbio (1986) e Poulantzas (1979).
Feedback
A resposta correta é: Weber, Bobbio e Poulantzas..
Questão 6
Texto da questão
Após a queda do General João Baptista Figueiredo o governo federal voltou a legislar sobre a carreira docente, que resultou por meio de dois decretos federais. De acordo com o texto acima. Assinale a alternativa que corresponde a estes decretos.
Escolha uma:
a. Decreto federal nº 91779/1985. 
b. Decreto federal nº 91781/1985. 
c. Decreto federal nº 91782/1986. 
O autor expõe nas páginas citadas após a queda do último general do regime militar que vinha contra as reivindicações dos professores o governo voltou a legislar sobre a carreira docente onde resultou no decreto federal nº 91781/1985.
d. Decreto federal nº 91783/1985. 
e. Decreto federal nº 91780/1986. 
Feedback
A resposta correta é: Decreto federal nº 91781/1985..
Questão 7
Texto da questão
Afonso (2001) propõe uma análise pela perspectiva do Estado regulador/desregulamentador, que