Buscar

mediação de conflitos 11

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo, corresponde às características do acordo obtido na mediação ?
		
	
	O acordo deve ter linguagem impositiva e truncada.
	 
	Deve ser explícito e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar devendo ser equilibrado responsabilizando as partes igualmente.
	
	O acordo deve ser involuntário com linguagem parcial.
	
	É vedada a inclusão de resolução de questões futuras, de um plano de ação e de acompanhamento das alterações.
	
	O acordo não deve ser assinado pelas partes, somente o mediador assina.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na mediação a etapa denominada RESUMO deve ocorrer em que momento? Você deve marcar a resposta que melhor determine a ordem dos acontecimentos na mediação:
		
	 
	Logo após as fases da abertura, escuta e investigação.
	
	Logo após as fases da abertura, investigação e escuta.
	
	Logo após as fases da abertura e escuta.
	
	Logo após as fases da abertura e criação de opções.
	
	Logo após a fase da abertura.
	
Explicação:
A alternativa correta é:
Logo após as fases da abertura, escuta e investigação.
Complementando, vale lembrar que, de acordo com o material didático da disciplina, as etapas da mediação são:
Abertura, Relato de Histórias, Resumo,Pauta de trabalho, Esclarecimento das controvérsias, Resolução de Questões, Finalização da mediação.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Enumere do primeiro para o último , os passos do processo de mediação : (SENASP/MJ,2010) ( ) escuta ativa ( ) pré-mediação ( ) procurando soluções ( ) firmando compromissos ( ) começo da mediação
		
	 
	3-1-4-5-2
	
	4-3-2-5-1
	
	2-1-4-3-5
	
	5-4-3-2-1
	
	1-2-3-4-5
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na sessão de mediação, o papel do mediador deve ser:
		
	
	O mediador deve se impor, dirigir a sessão de mediação e ditar as regras de comunicação entre as partes. Sua participação deve ser analítica, ouvindo as partes informalmente, apurando os fatos e as provas que lhe forem apresentadas, para apresentar sua análise jurídica, social e humanística, da melhor solução para por fim ao conflito existente entre os mediandos.
	 
	O mediador não impõe sentenças. Dirige a sessão de mediação e impõe regras de comunicação. Escuta atentamente as partes, procurar informações, indagar, investigar e expõe um resumo do compreendido. O mediador deve orientar mediandos como devem discutir o problema.
	
	O mediador não impõe sentenças, não dirige a sessão de mediação e não impõe regras de comunicação. Deve deixar que as partes troquem informações e resumam entre si todos os seus desentendimentos. O mediador deve permitir que os mediandos discutam o problema sem qualquer tipo de interferência ou condução, para aguardar que, ao final, eventualmente cheguem ao acordo.
	
	O mediador deve se impor e dirigir a sessão de mediação, mas não impõe as regras de comunicação entre as partes. Sua participação deve ser descritiva, ouvindo as partes informalmente, apurando os fatos e as provas que lhe forem apresentadas, para por fim ao problema, com a solução esperada pelos mediandos.
	
	O mediador impõe sentenças. Dirige a sessão de mediação e impõe as regras de comunicação. Não deve deixar que as partes falem sem interrupções e deve tomar as rédeas da sessão de mediação para não deixar que as partes apresentem manifestações contrárias, pois as opiniões distintas dificilmente permitem a solução do conflito de interesses.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Através da pergunta de investigação é possível obter:
		
	
	Informações que produzem um diálogo entre as partes e o mediador, pois trazem informações que ajudarão o mediador a tomar a sua decisão.
	
	Informações que produzem um diálogo de esclarecimento entre os participantes, sendo relevante somente para o mediador.
	
	Informações que produzem um diálogo entre a parte e o mediador, pois trazem informações relevantes somente para o mediador.
	
	Informações que produzem um diálogo entre a parte e o mediador, pois trazem informações sobre o relacionamento.
	 
	Informações que produzem um diálogo de esclarecimento entre os participantes, pois trazem novas informações sobre o relacionamento.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Considerando a afirmação a seguir, assinale a resposta correta: Para maior segurança das partes e até por uma questão de facilitação da memorização do que ficou acordado, mormente nos casos de relação continuada, deve ocorrer na última etapa do procedimento, a formalização do acordo, também chamado de termo de mediação. Considerando sua característica, o termo de mediação deve ser: I - Voluntário com linguagem imparcial, positiva e clara. II - Deve ser explícito e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar. III - Deve ser equilibrado, responsabilizando as partes igualmente. IV - É importante que considere também a resolução das questões futuras e inclua um plano de ação e de acompanhamento das alterações.
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas II e IV são falsas.
	
	As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a resposta adequada: Durante o procedimento estabelecido para a mediação, talvez sejam necessárias algumas conversas reservadas. Essas conversas são chamadas de ________ e o ________ que acompanha toda a mediação também será observado.
		
	
	caucus - resumo
	
	investigação - resumo
	
	escuta ativa - diálogo
	 
	caucus - sigilo.
	
	criação de opções - sigilo
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre a confidencialidade em todas as etapas da mediação, é correto afirmar que:
		
	
	A confiança das partes no mediador escolhido decorre da certeza da confidencialidade de todo o processo de mediação, sendo certo que o sigilo só tem cabimento em relação a terceiros quanto aos fatos revelados na sessão de mediação, pois a mesma ocorre de forma sempre conjunta, entre o mediador e as partes, e não se admite interrupção ou reunião em separado.
	 
	Todo o processo de mediação é sigiloso e o mediador tem a obrigação ética de não revelar as circunstâncias do conflito, os problemas dos mediandos, sejam pessoais, jurídicos ou de outra natureza, além de todo e qualquer fato que tenha conhecimento em razão de sua participação no processo de mediação.
	
	No processo de mediação, a confidencialidade é a premissa da imparcialidade e com nada mais se identifica. O mediador deve guardar sigilo para agir como protetor do processo de mediação, garantindo a lisura, para que não haja parcialidade.
	
	Aplica-se a confidencialidade restritivamente aos fatos que forem revelados em reunião reservada de uma das partes com o mediador, para que a outra não venha a ter conhecimento.
	
	O mediador ficará obrigado a não revelar para outras pessoas o que está sendo discutido no processo de mediação, caso tenha assinado a cláusula contratual de sigilo, no termo de mediação.

Continue navegando