Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

2
TÍTULO DO TRABALHO/ARTIGO
Nome do acadêmico (obedecer a ordem alfabética) [1: Dados do aluno ]
Nome do orientador (obedecer a ordem alfabética) [2: Dados do orientador ][3: ]
Resumo 
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método e os resultados da pesquisa – recomenda-se o uso de parágrafo único, com no máximo 150 palavras.
Obs. O artigo deverá ter entre 13 e 17 páginas.
Palavras-chave: ao final do resumo, indicar de três a cinco palavras-chave, que sejam essencialmente relevantes e deem significado ao artigo, especialmente quando pesquisado na internet.
ABSTRACT
Este item é idêntico ao texto do RESUMO, porém no idioma inglês ou espanhol .
Keywords: Este item é idêntico ao texto das Palavras-chave, porém no idioma inglês ou espanhol.
iNTRODUÇÃO
A introdução é um apanhado geral do conteúdo do artigo científico sem entrar em detalhes.
Apenas poucos parágrafos são o suficiente. Deve descrever brevemente a importância da área de estudo e especificada a relevância da publicação do artigo, ou seja, explicar como o trabalho contribui para ampliar o conhecimento em uma determinada área da ciência, ou se ele apresenta novos métodos para resolver um problema. Apresenta-se uma revisão da literatura recente (publicada nos últimos 5 anos), especificando sobre o tópico abordado, ou forneça um histórico do problema.
Na introdução espera-se que o autor traga a pergunta de pesquisa, ou seja, o problema que será pesquisado. Pode explicitar-se em forma de pergunta.
2. Desenvolvimento do artigo
É a parte mais importante do artigo e, portanto, a mais extensa. É o momento que o autor expõe o assunto e demonstra as principais ideias tanto de outros autores, quanto suas. É a fundamentação teórica que se discutem conceitos e metodologias, articulando o tema proposto com pensamentos de outros autores que falam a respeito e, às vezes também, emitindo sua própria opinião.
3. DISCUSSÃO/ANÁLISES DOS RESULTADOS
Descrição panorâmica dos dados levantados para propiciar ao leitor a percepção adequada e completa dos resultados obtidos de forma clara e precisa, sem interpretações pessoais. Se possível, utilize figuras, gráficos e outras representações diagramáticas atrativas para ilustrar claramente os dados. Gráficos e tabelas devem sempre ter legendas, dizendo exatamente o que representam.
Obs: Este item só existirá caso o aluno faça pesquisa de campo com coleta e análise de dados. Um artigo científico pode ser apenas uma revisão bibliográfica do tema escolhido e não necessariamente depende de pesquisa de campo.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Resumir, apontar e reforçar as idéias principais e as contribuições proporcionadas pelo trabalho faz parte da discussão/conclusão. A finalização do artigo pode dizer o que foi aprendido através do seu estudo. A conclusão deve ser analítica, interpretativa, e incluir argumentos explicativos. Deve ser capaz de fornecer evidências da solução de seu problema através dos resultados obtidos através do trabalho. Cada objetivo deve ser analisado e confrontado com os achados da pesquisa.
Obs: Resultados só serão apontados caso a pesquisa tenha tido pesquisa de campo com coleta e análise de dados, caso contrário não é necesário a exposição de solução de problemas.
5. Referências (exemplos)
SOBRENOME, N. S.; mkkjhh, N. S. Quisque et mhjjhji felis: Nullam non mollis quam, volutpat ornare lectus. São Paulo: Editora; São Paulo: Editora, 19XX. 968 p. 123.
SOBRENOME, N. S. Sed fermentum egestas justo vel commodo: In in orci vel risus consequat feugiat pulvinar vel nisi. 19XX. 102 f. Proin in ipsum id ligula sollicitudin, São Paulo, 19XX.
PAÍS. Lei nº 1.234-5, de XX de mês de 19XX. Etiam et ante, Mattis Viverra, Cidade, ESTADO, XX dez. 19XX. Seção 1, p. 1234.
SOBRENOME, N. S.; SOBRENOME, N. S. Nullam fringilla mi ac neque malesuada. In: DONEC FERMENTUM TEMPUS NUNC UT MAXIMUS, X., 19XX, Estado. Nomedarevista... Estado: UNIVERSIDADE, 19XX. p. 12-34.
SOBRENOME, N. Título do artigo. X. ed. Cidade: Editora, 19XX. 123 p.
SOBRENOME, N. Título. Publicador, Estado, XX set. 19XX. Disponível em: <http://www.enderecodosite.com>. Acesso em: XX set. 19XX.
SOBRENOME, N. et al. Título do artigo. Cidade, SIGLAESTADO: Editora, 1994.

Mais conteúdos dessa disciplina