Buscar

ENSINO FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

Introdução
O estágio supervisionado é o primeiro contato que temos com alunos do ensino fundamental. Ele é o eixo principal na formação de futuros professores, pois é através deste que temos conhecimentos dos aspectos obrigatórios para a formação de uma concepção de identidade e dos saberes que acontecem diariamente.
Este é o momento em que o estudante pode vivenciar novas experiências conhecendo a área que irá atuar de tal maneira que nossa formação torna-se gratificante produzindo discussões, possibilitando considerações críticas, e tendo um novo olhar para o ensino, pois, ensinar é um ato gratificante.
Este relatório é resultante de um trabalho que se refere a disciplina do Estágio supervisionado na Educação Fundamental, desenvolvido na cidade de Bento Gonçalves. O principal objetivo foi de observar o professor em sala de aula, nos colocando frente a todas situações vivenciadas em sala de aula, e assim resgatar conhecimentos nas práticas da educação. No decorrer desse estágio foram realizadas leituras, observações, entrevistas, na qual foi essencial para a elaboração deste relatório.
O estágio nos permite aprofundar todo o nosso conhecimento e habilidades na área da educação, é neste momento que nós acadêmicos podemos ver como é a realidade da nossa futura área profissional. É no estágio que desenvolvemos o raciocínio, o espírito crítico, nossa capacidade , e o uso de nossa criatividade. O estágio curricular exige fundamentação, intervenção e diálogo na realidade vivenciada, além de proporcionar a nós acadêmicos o estudo das ações que envolvem a docência , permitindo uma análise das políticas da educação. 
Histórico da escola
A história da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo De Almeida Neves começa em 10 de março de 1982, onde iniciou seu funcionamento na Rua Santos Dumont, nas dependências da casa do Sr Ismael Invernizzi, sob a denominação de Escola Municipal São Vendelino, anexa à Escola Municipal de 1º grau Incompleto Ernesto Dorneles.
No ano de 1984, a Escola passou a contar com a 4ª série. Em 1985, passou a funcionar com denominação própria, e em 1994 atingiu a plenitude de oferta do ensino fundamental.
Para atender melhor as necessidades da comunidade, em 1985 a escola transferiu-se para as dependências atuais e teve sua inauguração no dia 20 de julho sob a denominação de Escola Municipal Doutor Tancredo De Almeida Neves.
Identificação da escola estagiada
O Estagio supervisionado de Educação Fundamental foi realizado na Escola municipal De ensino Fundamental Doutor De Almeida Tancredo Neves, localizado na rua Santos Dumont, nº 10, no Bairro São João, situado na cidade de Bento Gonçalves – RS, Cep: 95707-354. A escola estagiada atende alunos do Ensino fundamental e Educação Infantil, nos turnos manhã e tarde. O contato com a escola foi através do telefone (54) 3452-6262. A escola estagiada atende um total de 469 alunos, sendo deste total, 13 são em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período vespertino de 27 de agosto a 05 de setembro , no horário das 13:15hs as 17:15hs, sendo observada a turma do 2º ano .
Concepção Pedagógica da instituição estagiada
Considerando o diagnóstico sociocultural no qual a escola está inserida, faz-se necessário guiar a educação para respeitar as diferenças. A diversidade que compõe o contexto que cerca o educando, deve ser um espaço dinâmico, de prazer e valorização.
Para a escola estagiada, a educação deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada educando, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. Diante do desafio de uma nova era, desse tempo de mudanças velozes, tanto tecnológicas quanto de saberes em geral, a instituição tem como meta desenvolver, permanentemente, novas habilidades para a aprendizagem. Por isso, a escola não se limita apenas a ensinar conteúdos conceituais, mas, também, conteúdos procedimentais e atitudinais.
Transformar a era da informação em uma sociedade de conhecimento, da comunicação, do diálogo, da sabedoria, é um desafio fundamental, no qual todos devem sentirem-se envolvidos. A incerteza e a realidade do mundo obrigam a escola a trocar uma pedagogia feita de respostas por uma pedagogia interrogativa.
A escola visualiza uma concepção mais universal de educação, isto é, a educação como formação humana, qual seja, formação do sujeito em suas múltiplas potencialidades na busca de um sujeito integral.
A exigência de uma solidariedade em escala mundial supõe que todos ultrapassem a tendência de fecharem-se sobre si mesmos, de modo a abrirem-se à compreensão dos outros, baseada na diversidade pelo respeito.
A escola concebe sua linha pedagógica alicerçada nas propostas de Paulo Freire, pois, entende que o conhecimento é construído a partir da interação do sujeito com o meio, através da mediação do professor.
De acordo com Paulo Freire: Uma educação que se dá valor à ajuda mútua e não ao individualismo, que desenvolva o espírito crítico, a criatividade e não a passividade. Uma educação que se fundamenta na unidade da prática e a teoria, entre o trabalho manual e o trabalho intelectual e que, por isso, incentive os educandos a pensar certo. Uma educação que não favoreça a maneira, as idéias falsas, a indisciplina. (Freire, 1985, p.95)
A partir disso, a escola defende a criação de uma nova sociedade menos injusta, mais equilibrada, mais cidadã. Sociedade a ser construída pluralmente, segundo Freire, necessariamente, democrática.
Aprender é muito mais que memorizar conteúdos, é antes de tudo, se integrar com o que está sendo ensinado, buscar um conhecimento próprio. É uma habilidade que o professor deve instigar em seus alunos, quando existir prazer em buscar conhecimento, pois frequentar a escola passará a ser não só uma necessidade, mas algo significativo.
A construção do PPP parte dos princípios de igualdade, qualidade, gestão democrática. A escola é como um espaço social onde marca a manifestação de práticas que apontam para a luta de todos os envolvidos no trabalho pedagógico. (VEIGA, 2004, p.22).
Os docentes devem partir do conhecimento dos educandos, para então desenvolver e avançar no processo de ensino e aprendizagem, onde o conhecimento sistematizado e os valores dos indivíduos que fazem a escola. O compromisso da Escola Tancredo Neves é planejar um processo contínuo de ações que possibilite ao educando, construir o conhecimento e aplicar o conteúdo ou conceito aprendido em sua vida prática. O fundamental na educação não é o acúmulo de informações, mas o desenvolvimento de competências e habilidades que nos permitam encontra-las, lidar com elas, discernir quais são importantes para nós em determinado momento, analisá-las, criticá-las, e tirar conclusões. Ao direcionar o foco do processo de ensino aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências, devemos ressaltar que essas necessitam ser vistas, em si, como objetivos de ensino, ou seja, é preciso que a escola inclua entre as suas responsabilidades a de ensinar e comparar, classificar, analisar, discutir, descrever, opinar, julgar, fazer generalizações, analogias, diagnósticos.
Como escola inclusiva, a escola garante aos educandos o acesso e a permanência ao ambiente escolar educacional de boa qualidade para todos e com todos, procura desenvolver estratégias que possibilitem igualdade de oportunidades a todos. Esse processo de inclusão deve ser capaz de atender a todos, indistintamente, incorporando as diferenças no contexto da escola, o que exige a transformação do seu cotidiano.
Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado e sua caracterização estrutural
As aulas observadas ocorreram no turno da tarde,a sala é pequena e não comportaria mais alunos, é bastante decorada, ou seja, todos os trabalhos feitos pelos alunos são expostos, a escola possui boas condições infra-estruturais e está muito bem conservada, além de possuir uma ótima ventilação e limpeza. Na sala possui cadeira e mesa para a professora, um móvel aéreo que são guardados os livros e diversos outros materiais, um quadro branco, lixeira, rádio, TV, e um ar condicionado. Os alunos interagem bastante entre si, porém são bastante inseguros, dependendo bastante da professora, são crianças carentes, de classe média baixa. A professora mostrou-se ser bastante gentil e carinhosa com todos, preocupa-se bastante com o bem estar de cada criança, ajuda sempre que necessário, inclusive os dois alunos inclusos. A atitude dela em relação aos alunos é igualitária, utiliza o pátio somente nos dias de calor, principalmente quando todos se comportam, gosta muito da leitura, pois todos os livros tem seus valores pedagógicos, que estimula a criatividade de todos. A participação dos alunos se dá com bastante frequência nas aulas de leitura, onde a professora lê o livro, e ao mesmo tempo vai fazendo perguntas a eles.
A professora articula muito bem os saberes científicos e pedagógicos estimulando o processo de ensino aprendizagem com todos, facilitando interesse dos mesmos, além do contexto escolar.
A escola possui também um parquinho, onde todos correm para lá no momento do recreio, visto que o colorido do parquinho é bastante chamativo.
Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada
Os profissionais que atuam na escola são todos bem habilitados para trabalhar na área educacional, tendo um total de 31 professores, sendo 26 com pós-graduação, 3 com ensino supeior e 2 com mestrado, também fazem parte do quadro de funcionários 3 na direção, 2 na orientação, 1 supervisora, 2 merendeiras, 4 na limpeza e 1 guarda.
Todos os professores participam de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação, que são bem importantes para a trajetória escolar, estão sempre em busca de atualização e sempre se trocam experiências para que as aulas não se tornem cansativas.
A prática pedagógica e o papel da educação devem sempre caminhar juntos para ir em busca de uma escola cada vez melhor.
A professora que atua na sala de aula estagiada é bastante criativa, gosta muito de trabalhar com dobraduras, conhece o potencial de cada um, é bem organizada, é querida por todos, pude perceber que quando ela chega em sala todas as crianças saem correndo para abraçá-la.
Caracterização da turma estagiada
A sala estagiada foi de uma turma de 2º ano no turno da tarde. A sala comporta 21 crianças somente por ser pequena, deste total 11 são meninas e 10 são meninos, sendo que dois destes estão em processo de inclusão, tendo uma monitora que os auxilia.
Algumas crianças tem bastante interesse nas aulas, porém alguns conversam bastante que acabam atrapalhando as aulas. A professora sabe cativar os alunos, sempre trás um material diferenciado para as crianças, porém sempre com um combinado antes. Na aula do dia 31/08 ela trouxe uma caixa surpresa com um bombom dentro para quem ficasse em silêncio. Todos os alunos, tanto da sala como da escola são de classe média baixa. Pude perceber que muitos alunos não fazem uso do uniforme por causa da baixa renda familiar.
Perfil do professor observado durante o estágio supervisionado
A professora observada é pedagoga e possui pós-graduação em Ludicidade e Literatura Infantil, atua como educadora infantil a 10 anos, porém no município apenas a 6 anos, e no ensino fundamental a 5 anos.
Ela gosta muito de ouvir os alunos, suas dúvidas, e procura sempre sanar todas as suas dificuldades demostrando bastante segurança, e emprega corretamente o vocabulário. Em cada atividade entregue ela circula pela sala para ver as dificuldades que eles estão tendo. A professora trata todos ao alunos iguais, inclusive os dois inclusos, pois quando solicita alguma atividade sempre os chama ao quadro para resolver alguma questão, nas questões procura dar as mais fáceis para eles resolverem.
Descrição das aulas observadas/ministradas
Primeira aula 27/08/2018 – Segunda-feira
Fui recebida muito bem pela professora regente Jéssica Turra que iniciou sua aula me apresentando para a turma e em seguida fez a chamada e começou corrigindo os temas de forma que cada criança resolvesse uma questão, em seguida a professora chama a ajudante do dia para que fosse frente ao quadro e fizesse um agradecimento para que fosse rezado o Santo anjo. Segue a aula com a correção do caderno de caligrafia, enquanto o caderno é corrigido a professora entrega uma folha de exercício sobre o Saci Pererê ( segue em anexo) e pede para que todos terminem em casa.
Terminando a aula a professora passa no quadro o tema que são dois problemas matemáticos e 3 páginas do livro de Português.
Segunda aula 28/08/2018 – Terça-feira
A professora inicia a aula fazendo a chamada e corrigindo a folha de exercícios do Saci Pererê e em seguida entrega uma outra folha de atividades (segue em anexo) e diz para os alunos que é uma prova para que todos prestem bastante atenção nas perguntas.
Pude perceber que os alunos não leêm a pergunta na hora de colocar as respostas.
Passado a hora do intervalo a professora escreve no quadro : “Crie seu gato” e entrega uma folha para cada criança, sendo que em cada folha tem o desenho de um gato diferente, ela pede para que cada um pinte o seu e que tragam no dia seguinte sem falta.
Terceira aula 29/08/2018 – Quarta-feira
A professora inicia sua aula fazendo a chamada e em seguida entrega uma estrofe para cada um da música “Se essa rua fosse minha” e pede para eles pintarem de amarelo as palavras que rimam entre si. Parte para a próxima atividade pedindo para que cada um escreva no caderno como é a rua de sua casa, se é longa ou curta; se é arborizada; se é grande ou pequena.
Passado o intervalo as crianças vão para a aula de Educação Física no pátio e lá ficam por 30 minutos, em seguida ela entrega o jogo de xadrez para eles jogarem.
Quarta aula 30/08/2018 – Quinta-feira
No início da aula a professora retoma dezenas, centenas e unidades e o dobro dos numerais. Em seguida a professora explica sobre as rimas novamente e pede para que cada aluno crie uma história que seja feita com rimas, referente ao gato que foi entregue para ser pintado e depois coloca em um cartaz as rimas.
Sua próxima atividade “ A história engatada “ (segue em anexo) foi entregue para as crianças o exercício para que fosse pintado conforme o texto que segue, e em seguida foram passadas no quadro perguntas sobre essa atividade.
Logo após o intervalo a professora deixa o tempo livre para que cada um vá até a biblioteca retirar um livro para ler.
Quinta aula 31/08/2018 – Sexta-feira
Inicialmente a professora pede para cada um qual foi o assunto lido e qual foi a parte que mais gostaram
Logo após a professora mostrou uma caixa surpresa e falou que iria entregar a surpresa para quem ficasse em silêncio, e pediu para que fosse feito um círculo para a próxima atividade que foi distribuída da seguinte forma: e entrega a caixa para cada aluno e pede para que cada um pegue uma carta com o desenho de um objeto e ela começa uma história, cada aluno continua a história formando uma frase para o objeto formando a história.
Passado o intervalo a professora entra em sala de aula e solicita a agenda para verificar se as agendas foram assinadas pelos pais.
Em seguida pede para os alunos decompor os seguintes numerais: 256, 371, 425, 183, e 106 e já solicita como tema de casa no livro de Português as páginas: 94,95 e 96.
Sexta aula 03/09/2018 Segunda-feira
A professora começa a aula corrigindo temas sobre unidade, dezena e centena e sobre metades, dobros e triplos. Ela entregou um calendário para que os alunos preenchessem, e logo após um desafio (segue em anexo).
Os alunos ficaram sem o recreio pelo mau comportamento e seguepassando atividades no quadro para que eles escrevam por extenso os números: 95, 42, 593, 892, 703, 482 e 291. Passa no quadro várias contas de mais e menos e pede para que terminem em casa quem não terminar em aula.
Sétima aula 05/09/2018 Quarta-feira
A professora inicia a aula com uma oração. Logo após foi entregue as crianças o jogo de xadrez por 30 minutos . Passado os 30 minutos ela libera todos para irem ao pátio para jogar futebol e vôlei
Os alunos ficaram no pátio até a hora do recreio. Logo após o recreio todos eles vão para a sala de informática e por lá ficaram até o término da aula.
Oitava aula 06/09/2018 Quinta-feira
Comecei a aula aplicando meu plano de aula.
Estagiário: Simone Pessin
Escola: EM de Ensino Fundamental Dr Tancredo de Almeida neves
Turma: 2ª série
Conteúdo
O conteúdo a ser explicado foi sobre a Alimentação Saudável.
Objetivo
Compreender quais alimentos são saudáveis e os que não são saudáveis.
Identificar por meio de colagem todos os tipos de alimentos.
Materiais utilizados
Cola, gravuras impressas, leitura e folha de exercícios
Síntese do assunto
A aula foi baseada no Ministério da saúde. Alimentação Saudável. Brasília – DF 2009
Encaminhamento Metodológico
Primeiramente foi feito uma explanação sobre o assunto: Alimentação Saudável e não saudável, e em seguida foi solicitado para que cada criança falasse uma alimentação saudável. Após feito isso foi entregue uma folha de exercícios (segue em anexo) e em seguida corrigido.
Após o intervalo foi entregue um desenho de alimentos para cada aluno e foi solicitado para eles recortassem. Foi colado no quadro duas cartolinas, uma de alimentos saudáveis e outra de alimentos não saudáveis e solicitado que cada aluno viesse ao quadro e colasse seu desenho na sua respectiva cartolina.
Como sobrou um tempinho foi entregue outra folha de exercício (segue em anexo) e logo após corrigido.
Referências
www.minhavida.com.br
Descrição das atividades de avaliação ministradas/observadas
Foi realizada apenas uma avaliação no tempo do estágio onde foi observado como os alunos resolveram as questões, bem como as respostas das perguntas.
São consideradas também as atividades feitas em sala de aula, onde cada aluno é avaliado individualmente. Também conta pontos as participações em sala de aula e a frequência, sendo que alguns alunos faltam bastante, e isso tem o intuito de ajudar estes que faltam a frequentar a escola diariamente
.
Considerações finais
A realização do estágio foi para mim muito gratificante, além de ter sido uma ótima experiência para quem quer atuar no ensino fundamental, foi um momento único que me possibilitou um crescimento para ser uma futura professora, respeitando as diferenças de cada criança. Todo dia é um novo dia, novos desafios vão surgindo a cada minuto em sala de aula.
Em todo o momento o educar e o cuidar estão presentes, o brincar, a interação entre professor e aluno que são essenciais para a aprendizagem dos mesmos.
O estágio contribui bastante para enriquecer futuros professores, onde todos os conhecimentos que adquirimos servirão para experiência, pois será utilizada no percurso como docente, ele me proporcionou aprendizagens com um grande valor significativo de conhecimento, aproximação com a realidade, além de ter um vasto campo de conhecimento. Estabeleci uma relação muito grande com os alunos, pois demonstravam-me respeito e carinho.
Finalizo meu estágio tendo a certeza que alcancei todos os meus objetivos, pois em cada atividade executada o registro escrito foi surpreendente.
Referências :
VEIGA, Ilma P.A Perspectivas para a reflexão em torno do Projeto Político Pedagógico 3ª edição Campinas; Papirus, 2004
FREIRE, Paulo, A importância do Ato de ler, São Paulo, Cortez, 1985 
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SIMONE PESSIN , RU 2473584, TURMA 2018/04
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
 BENTO GONÇALVES
 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SIMONE PESSIN, RU 2473584, TURMA 2018/04
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental apresentado ao curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER
BENTO GONÇALVES
2018

Continue navegando