Buscar

avaliando 4 penal

Prévia do material em texto

LUIZ CLAUDIO ALVES BARCELLOS
	Matr.: 201510994343
	Disc.: CCJ0034 - DIREITO PENAL IV 
	2018.1 (G)
	
Olá,
 
Antes de começar seu SIMULADO, lembre-se que nesse exercício você pode obter até 0,5 ponto na AV3, acertando as questões. São 5 questões objetivas referentes às aulas das semanas 01 a 16.
 
Após a finalização, você terá acesso ao gabarito no mesmo local de acesso do simulado.
 
Atenção: você terá apenas UMA oportunidade para realizar o simulado em cada disciplina! Por isso, certifique-se das opções marcadas antes de finalizar!
Aluno de Exatas: para visualizar adequadamente questões com fórmula, instale o plug-in MathPlayer para o navegador Internet Explorer ou o MathJax para o Chrome.
MathPlayer para IE
https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/download.htm
MathJax para Chrome
https://chrome.google.com/webstore/detail/mathjax-forchrome/elbbpgnifnallkilnkofjcgjeallfcfa?hl=en-GB
Um bom simulado e uma ótima AV2 e AV3!
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		 (Exame OAB/CESPE -UnB. 2008.2)
De acordo com a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar ao agressor, de imediato, a seguinte medida protetiva de urgência:
	
	
	
	
	arbitramento do valor a ser prestado a título de alimentos definitivos à ofendida e aos filhos menores.
	
	
	proibição de contato direto com a ofendida, seus familiares e testemunhas, salvo indiretamente, por telefone ou carta.
	
	
	proibição de aproximar-se da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando limite mínimo de distância entre estes e o agressor.
	
	
	decretação da prisão temporária do agressor.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Ontem, 20 de agosto de 2011, às 18h, em Belo Horizonte/MG, Zé do Pó, habilitado na categoria D, na direção de um veículo automotor, ultrapassou em alta velocidade o sinal vermelho em cruzamento de vias urbanas, atropelando o ciclista José Cidadão Ecológico. Ao perceber a gravidade do acidente, deixou de prestar socorro à vítima, embora pudesse fazê-lo sem risco pessoal. Em consequência das lesões, a vítima morreu, algum tempo depois, ainda no local do fato. Dali, Zé do Pó foi até uma Delegacia de Polícia e confessou o ocorrido, dizendo que provocou o acidente porque se encontrava sob influência de cocaína, o que foi confirmado. Zé do Pó deverá ser denunciado por: (FUNDEP. 2011. MPE/MG. PROMOTOR DE JUSTIÇA)
	
	
	
	
	três crimes, dois deles previstos no Código de Trânsito Brasileiro e majorados.
	
	
	um crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, duplamente qualificado.
	
	
	dois crimes, ambos previstos no Código de Trânsito Brasileiro, um deles majorado.
	
	
	nenhum crime, pois praticou o fato sob influência de substância psicoativa que causa dependência, hipótese excludente de culpabilidade.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		 
Com relação aos delitos previstos na Lei n. 9503/1997, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	os crimes de homicídio e lesão corporal culposos na direção de veículo automotor são considerados delitos de dano, ao passo que, o delito de embriaguez ao volante, é delito de perigo.
	
	
	para que incida a lei n.9503/1997 nas condutas de homicídio e lesão corporal culposos e embriaguez ao volante basta que tenham sido praticados na condução de veículo automotor, pois é irrelevante que a conduta tenha sido praticada em via pública ou particular.
	
	
	é possível a ocorrência de concurso de crimes entre os delitos de homicídio culposo e embriaguez ao volante, pois, ambos, são delitos de dano.
	
	
	para que incida a lei n.9503/1997 nas condutas de homicídio e lesão corporal culposos e embriaguez ao volante não basta que tenham sido praticados na condução de veículo automotor, pois é imprescindível que a conduta tenha sido praticada em via pública.  
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		JOSÉ, com 16 anos de idade, sem habilitação para conduzir veículo automotor e sob a guarda e vigilância de seu pai, JOÃO, saiu com o automóvel do genitor, que sabia de sua conduta e tinha o dever de vigilância, envolvendo-se em grave acidente automobilístico a que deu causa por excesso de velocidade, motivo direto da morte da vítima VILMA. Como definir a responsabilidade de JOÃO: (178º Concurso de Ingresso na Magistratura/SP)
	
	
	
	
	JOÃO responderá por homicídio culposo (crime comissivo por omissão).
	
	
	JOÃO responderá por homicídio doloso (crime comissivo por omissão).
	
	
	JOÃO responderá por homicídio culposo (crime comissivo).
	
	
	JOÃO responderá por homicídio doloso (crime omissivo).
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Guiando o seu automóvel na contramão de direção, em outubro de 2010, Tício é perseguido por uma viatura da polícia militar. Após ser parado pelos agentes da lei, Tício realiza, espontaneamente, o exame do etilômetro e fornece aos militares sua habilitação e o documento do automóvel. No exame do etilômetro, fica constatado que Tício apresentava concentração de álcool muito superior ao patamar previsto na legislação de trânsito. Além disso, os policiais constatam que o motorista estava com a habilitação vencida desde maio de 2009. Com relação ao relatado acima, é correto afirmar que o promotor de justiça deverá denunciar Tício: ( FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 3 - Primeira Fase (Fev/2011)
	
	
	
	
	apenas pelo crime de embriaguez ao volante, uma vez que o fato de a habilitação estar vencida constitui mera infração administrativa.
	
	
	pela prática dos crimes de embriaguez ao volante e direção sem habilitação.
	
	
	apenas pelo crime de direção sem habilitação, uma vez que o perigo gerado por tal conduta faz com que o delito de embriaguez ao volante seja absorvido, em razão da aplicação do Princípio da Consunção.
	
	
	apenas pelo crime de direção sem habilitação, pois o delito de embriaguez ao volante só se configura quando ocorre acidente de trânsito com vítima.
	
	
	
	CONFERIR E ENCAMINHAR

Continue navegando